Blog Conexos
duplicatas descontadas

Duplicatas descontadas: vantagens dessa modal

Duplicatas descontadas: o uso desta modal pode impactar bastante a sua empresa. E com expertise da Conexos, que superou todas as suas expectativas num ano tão difícil como 2020 e tem seguido firme e forte a 2022, sugerimos a leitura deste conteúdo preparado para te ajudar.

Acompanhe!

Em 2020 o mundo parou por conta da pandemia de Covid e o impacto foi intenso para todos os setores.

De fato, uns foram mais afetados que outros, porém, é inegável que a boa condução das empresas e dos negócios é o que realmente representa a diferença entre negócios que tiveram êxito financeiro em 2021 e negócios que não conseguiram superar a crise.

Portanto, com a autoridade de uma empresa que superou todas as suas expectativas num ano tão difícil como 2021, sugerimos a leitura deste conteúdo sobre Duplicatas Descontadas,!

Duplicatas Descontadas são documentos emitidos junto à nota fiscal por uma determinada organização que presta um serviço ou vende uma mercadoria.

É uma prova do contrato de compra e venda entre as partes, na qual devem constar o valor total a ser pago e o vencimento do título.

Assim, a promessa de recebimento de contratos configura as duplicatas descontadas.

Sendo assim, podemos afirmar que ela passa a funcionar como um título de crédito.

A empresa que fez a venda do produto ou serviço tem o documento em mãos ainda, então ele representa o compromisso do comprador em pagar o vendedor.

Dado o conceito, podemos afirmar que duplicatas descontadas são as promessas de recebimento a partir dos contratos assinados por uma empresa como garantia da obtenção do crédito bancário, já que os bancos oferecem linhas especiais de crédito para duplicatas descontas de companhias.

duplicatas descontadas
duplicatas descontadas

Considere o seguinte cenário:

A compra de matéria prima da empresa já foi realizada e o espaço para armazenar os produtos foi organizado, mas os débitos operacionais chegaram (aluguel, contas de eletricidade, água, internet etc) e o caixa ficou quase vazio.

Para agravar a situação, os fornecedores da mercadoria em questão pressionam para receber o mais rápido possível.

Duplicatas descontadas: Antecipam os recebíveis

Diante de um panorama desses, é muito comum que a maioria dos empresários acreditem que a solução mais viável seja recorrer a um empréstimo bancário, não é verdade?

Porém, há a possibilidade da empresa não se adaptar às altas taxas de juros e acabar se endividando ainda mais.

Sendo assim, podemos afirmar que uma das maiores vantagens das duplicatas descontadas é o fato delas proporcionarem a antecipação dos recebíveis, que consiste, basicamente, em antecipar o valor que o empreendimento receberia por suas vendas a prazo.

Hoje em dia, existem empresas que prestam serviços de fomento mercantil, também conhecidos pelo termo factoring.

De forma simplificada, elas assumem a responsabilidade pelo pagamento da dívida e pelo adiantamento dos recursos para o negócio.

Duplicatas descontadas: Facilitam o acesso ao capital de giro

Mediante a antecipação dos recebíveis — a partir dos descontos de duplicatas — é possível facilitar o acesso ao capital de giro, o que pode ser altamente benéfico para que a empresa arque com despesas como:

  • salários de funcionários;
  • pagamento de contas atrasadas;
  • compra de insumos para manter a operação funcionando.

Além de muitas outras prioridades que podem surgir no meio do caminho.

Duplicatas descontadas: As duplicatas descontadas melhoram o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta de grande relevância para o controle da movimentação financeira da empresa, pois é por meio dele que as despesas e receitas ficam registradas.

Dependendo de como sua gestão é realizada, o fluxo de caixa é capaz de melhorar a saúde das finanças do negócio.

Isto porque otimiza a tomada de decisões, apresentando fatores de risco que precisam ser melhorados a tempo de prevenir maiores danos financeiros.

Se o fluxo de caixa não fechar no final do mês, por exemplo, por algum problema em sua organização, as duplicatas descontadas podem salvá-lo, devolvendo o controle sobre ele e reequilibrando o controle das finanças da empresa.

Duplicatas descontadas: Oferecem taxas de juros mais baixas

Por fim, podemos afirmar que as taxas de juros praticadas em uma sociedade de fomento mercantil são significativamente mais baixas que as que os bancos costumam cobrar (cerca de 8% a 9% ao mês) ao concederem empréstimos ou realizarem financiamentos.

Os percentuais com os quais as empresas de factoring trabalham giram em torno de 4,5% ao mês, justamente para que micro e pequenos empresários que não têm condições financeiras estáveis possam se habituar ao vasto universo do empreendedorismo.

Duplicatas Descontadas: podem salvar a empresa em momentos difíceis!

Como você pôde conferir neste conteúdo, as duplicatas descontadas podem não apenas salvar a empresa em momentos de aperto, como também podem ser utilizadas estrategicamente para driblar os altos juros bancários em ações expansivas, como a aquisição de novos equipamentos ou a compra de um imóvel para o negócio.

Tipos de desconto

Confira as possibilidades para negociação de desconto de duplicadas com a instituição financeira:

Cobrança simples
Cobrança simples
Endosso de duplicata

Duplicatas Descontadas: por quê o aceite é tão importante?

O aceite é importante nesse processo pois a instituição financeira anaslisará o título quanto à sua liquidez e, estando o aceite claro, é provavel que signifique uma duplicada com pagamento provavel!

Caso contrario, significa uma duplicata cujo pagamento não é tão provável

Aceite de duplicata

O ideal e indicado é que o sacado assine a concordância na duplicada mesmo, dando mais segurança ao sacador.

Porém, está não é a única maneira: há outras formas de aceite. Acompanhe:

Aceite ordinário

O representante da empresa sacada deve assinar na duplicata o aceite das compras tal qual descrito nos termos, e então devolver o título à credora.

Aceite presumido

Quando não há assinatura direta no título ou o mesmo não é devolvido e, em contrapartida, a empresa recebe as mercadorias em questão e, sem qualquer ressalva, assina o recibo. Portanto, é de se presumir que a compra foi feita de acordo e o débito foi aceito.

Aceite por comunicação

O comprador não assina na duplicada que concorda com o débito e comunica à empresa sacadora por escrito que está de acordo.

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário