5 atitudes que grandes líderes tomam em empresas

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A forma como um gestor se comporta inevitavelmente afeta o desempenho geral de sua equipe. Por isso, as atitudes de grandes líderes de sucesso tendem a ser copiadas em vários outros contextos.

De fato, saber como se portar e qual exemplo passar para o seu time pode fazer toda a diferença. Há uma série de atitudes que podem te auxiliar como líder, beneficiando sua equipe. Não será necessariamente fácil incorporá-las, mas, com um pequeno esforço, é possível mudar, aos poucos, a atitude de todos.

Para ilustrar melhor o que estamos falando, trouxemos 5 atitudes de grandes líderes. Acompanhe:

1. Exercitar a empatia

Ser empático significa ser capaz de ver uma situação do ponto de vista de outra pessoa. Analisar um problema sob vários ângulos não te dá compreensão apenas sobre o desafio em si, mas também sobre a pessoa que o enfrenta.

Uma postura empática por parte de um líder ajuda a construir uma relação de confiança dentro da equipe. Não significa que você deve ser complacente com todos os erros, mas sim que você deve encontrar soluções contextualizadas, não arbitrárias.

2. Ser sincero e honesto

Uma das maiores atitudes de grandes líderes é ser transparente e franco com seus colegas. Ser sincero sem ser grosso é uma das melhores posturas que você pode assumir. Da mesma forma que a empatia, a honestidade produz mais confiança.

Apontar todos os pontos positivos e negativos de uma questão, por exemplo, é uma forma de transmitir sinceridade sem deixar de lado necessidades práticas. Um feedback autêntico é muito mais útil do que um elogio vazio.

3. Oferecer o auxílio necessário

Qualquer gestor pode delegar tarefas para sua equipe e esperar os resultados. Mas a atitude de grandes líderes seria dar suporte para que essas metas sejam cumpridas.

É responsabilidade da gestão garantir que todos os colaboradores tenham condições de trabalho adequadas, ferramentas e outros recursos para cumprir seus deveres. Investir em treinamentos, por exemplo, é uma maneira de assegurar que todos os membros terão capacidade técnica para cumprir suas funções.

4. Ter os pés no chão

Mesmo que a criatividade e empatia sejam altamente valorizadas e úteis dentro de uma empresa, um líder não pode se esquecer dos assuntos práticos. Colaboradores ainda precisam ter um rendimento mínimo, não podem desperdiçar recursos e devem saber como cumprir suas metas.

Não é necessário desvincular o lado humano da gestão. Mas é importante encontrar um equilíbrio. Afinal, se um dos membros está custando mais do que consegue produzir, a equipe inteira será afetada. Uma conversa honesta pode solucionar essa situação facilmente.

5. Não tentar ser perfeito

Mesmo com todas as atitudes de grandes líderes em mente, você vai errar. Isso é inevitável e faz parte do processo de gestão. O problema é tentar passar uma imagem de perfeição e depois ter medo de quebrá-la.

Pense em como isso entra em conflito com vários pontos já citados. Tentar ser perfeito te custaria muito. Além disso, assumir seus erros pode te render ainda mais respeito do que não cometê-los.

Agora que você já conhece algumas atitudes de grandes líderes, que tal colocá-las em prática? Acha que outras pessoas poderiam ganhar algo essas dicas? Então compartilhe nosso post em suas redes sociais e mostre como é possível ser um excelente gestor!

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