Blog Conexos
eventos de comex

Conheça e visite os 5 maiores eventos de COMEX do Brasil

Os eventos de COMEX representam uma excelente oportunidade para empresas exporem produtos e serviços e formarem novas relações comerciais, e para profissionais desenvolverem e aprimorarem o networking — tudo isso sem considerar a oportunidade de aprender mais sobre diversos temas.

No artigo de hoje, vamos apresentar 5 dos principais eventos que ocorrem no Brasil, qual é o foco de cada um deles e como eles podem contribuir. Continue acompanhando a leitura para saber quais são eles!

1. ENAEX

O Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX) é promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e oferece workshops, discussões, reuniões, painéis, exposições e, até mesmo, despachos executivos.

Nesse sentido, pode-se dizer que o evento permite abordar as dificuldades do setor e apresentar sugestões que podem ajudar a desenvolver o segmento — que é tão relevante para a economia do país.

Neste ano, ele ocorreu em agosto, no Rio de Janeiro, com o tema “Reduzir Custos para Exportar, Reindustrializar e Crescer” e contou com a presença do Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira.

Ainda não há uma data prevista para a próxima edição.

2. Seminário de Operações de Comércio Exterior

O Seminário de Operações de Comércio Exterior é promovido pelo Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) — que faz parte da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços — em conjunto com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

O evento visa a criar um ambiente em que exportações e importadores possam se aproximar dos técnicos da SECEX, possibilitando aprimorar os conhecimentos voltados para os métodos e processos de operações de COMEX.

Nele, é possível contar com palestras e despachos executivos, voltados para assuntos como licenças de importação, Drawback e controle administrativo.

Ainda não há uma data prevista para a próxima edição.

3. LATAM Retail Show

O LATAM Retail Show é um evento que tem origem a partir de dois outros eventos:

  1. Fórum de Varejo da América Latina;
  2. Fórum Internacional de Franquia.

A ideia foi criar um único evento — de grande porte — a partir de dois acontecimentos que já eram consolidados no mercado. 

Ele é considerado o mais completo no que diz respeito ao varejo, às franquias, aos e-commerces e aos shoppings da América Latina. Aborda temas relevantes para a estratégia desses setores e também permite que fornecedores exponham produtos, serviços e soluções. 

A próxima edição ocorrerá nos dias 29 e 30 de agosto de 2018, em São Paulo.

4. Label Latino América

Esse evento reúne visitantes e expositores de toda a América Latina e abrange diversas áreas, que vão desde etiquetadoras, até a tecnologia de RFID. Neste ano, ofereceu palestras com temas voltados para tecnologia de gravação, governança corporativa, melhorias de processos, formação de preços de etiquetas e rótulos, entre outros.

A próxima edição ocorrerá entre os dias 15 a 17 de julho de 2019, em São Paulo.

5. Intermodal

É a Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior. Ela permite que empresas e profissionais ampliem os contatos e, até mesmo, desenvolvam boas relações comerciais. É considerado um dos principais eventos de COMEX.

Reúne muitos expositores de diversas áreas — desde agente de cargas, até equipamentos e embalagens para transporte. Em 3 dias de evento, reúne organizações nacionais e internacionais, o que ajuda a promover novos negócios e parcerias, funcionando como uma plataforma para lançamento de produtos e serviços, networking e reforço da marca, por exemplo.

A próxima edição ocorrerá entre os dias 13 e 15 de março de 2018, em São Paulo.

Como podemos ver, existem diversas opções de eventos de COMEX, voltadas para diversos públicos, que ajudam a aprimorar o aprendizado sobre várias áreas, ao mesmo tempo em que contribuem para a geração de oportunidade de novos negócios.

Gostou do post de hoje? Então compartilhe o conteúdo nas redes sociais e divulgue essas opções para outros profissionais!

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário