6 razões para começar a usar Software de Comércio Exterior

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Uma empresa atuante no Comércio Exterior, executa diversos processos que necessitam de um sistema específico para auxiliar nas atividades operacionais e de gestão para questões internas como departamento pessoal, financeiro e etc. Um solução ideal para atender essas empresas, é um i-ERP que possua todas as funcionalidades de Comércio Exterior, integrada de forma nativa de um único fornecedor. 

Independente do número operações e da possibilidade de trabalhar diversas ações direto no Portal Siscomex, é necessário colocar na ponto do lápis alguns fatores como a necessidade de controle, o nível de exigência do seu cliente em receber informações (velocidade, precisão, qualidade, etc) e principalmente a complexidade do seu processo. Analisando tudo isso, de fato um i-ERP completo é necessário.

O ideal é pensar no seu negócio de forma escalável, associado às características do mercado, com isso o número de operações pouco importa quando se tem o total controle de relatórios e follow-up’s. Um i-ERP completo proporciona organização para uma empresa expandir e entender que existem diversas perspectivas sobre o que significa crescer.

Por isso é importante refletir sobre diferentes aspectos como aumentar a receita, reduzir custos, aumentar margem de lucro, fazer mais com menos e entre outros, são aspectos que se enquadram no que significa crescer. Em todos esses, um bom software irá te ajudar.

Tecnologia para o Comércio Exterior

Um sistema que atenda uma empresa do setor de Comércio Exterior, deve ir além de fazer DI, LI, solicitação de numerário e gestão de processos, ele deve fazer a gestão do negócio como um todo de forma estratégica, para saber sobre lucro gerado, margem por serviço, gestão de gastos, controladoria e etc.

Por isso vamos citar 6 razões para você começar a usar um software completo de Comércio Exterior o quanto antes:

1) Crescer de forma organizada 

Começar um negócio de forma organizada, para ter uma visão clara dos seus gargalos, onde é importante investir ou desinvestir,  ter números seguros para entender a sua empresa desde o início, garantindo uma transparência da gestão. Visualizar a submergem por serviço/cliente, compreender  dados importantes para tomar medidas concretas para aumentar a rentabilidade da sua empresa.

2) Estar inserido em um mercado maduro

O mercado brasileiro de Comércio Exterior com todos os investimentos do governo federal em parceria com a sociedade civil organizada, está caminhando a passos largos para o modelo adotado nos países de primeiro mundo: maior transparência, menos burocrático, mais simples e mais dinâmico.  

Novos players com operações globais presentes em grandes contas, as quais geralmente são fechadas com as matrizes no exterior em contratos globais. Grandes concorrentes estão cada vez mais organizados e investindo em tecnologia e treinamentos para garantir um serviço de elevado nível para o cliente. Um mercado mais maduro com risco da insegurança jurídica reduzido

3) Ganho de produtividade com automação

Um outro fator que é de extrema importância é ganho de produtividade, pois dele decorrem diversos ganhos indiretos, inclusive aumento do lucro. Com o uso de robôs é possível automatizar aproximadamente 75% das atividades manuais de um  processo. Isso representa redução de falhas humanas, otimização do tempo disponível da sua equipe para ser investido na comunicação com o cliente

Os robôs atuam de forma sincronizada, fazendo leitura e envio de dados para plataformas externas, periodicamente e de forma integrada entre eles, buscando automação ao extremo, deixando para os analistas somente os pontos de decisão mais relevantes para a equipe. 

Um outro ganho interessante são as críticas sistêmicas, que são as validações feitas com dados cruzados de diversas fontes obtidas dentro do processo, gerando alertas para o analista prestar a devida atenção em situações que podem gerar multas ou problemas mais sérios. 

4) Melhoria na qualidade e nível de serviços

A qualidade para o cliente é o principal foco das empresas, para se manterem competitivas no mercado. Utilizar uma plataforma que disponibilize o recurso de follow-up onde o seu cliente pode consultar e acompanhar o andamento dos processos em tempo real, contribui para elevação dos serviços oferecidos. 

Toda atualização deve ser feita de forma consciente, elegendo prioridades e informando a quem é de interesse cada fato relevante, buscando condensar o máximo possível de informações num único canal ou e-mail, destacando os dados e eventos mais importantes.

Mas esse recurso informativo deve ser adotado com muito cuidado, para não se tornar inoportunos. 

5) Ter uma gestão de faturamento mais fácil e segura

Alguns controles não podem faltar e o primeiro deles é da gestão dos gastos. Esse informação auxilia nos custos operacionais, fluxo de caixa para entender onde estão os recursos financeiros necessários para acelerar o seu negócio, gestão sobre o seu faturamento, despesas gerais e principalmente os gastos nos processos que precisam ser repassados para o cliente. 

O recurso de gestão empresarial de faturamento a partir de um software que trabalha de forma automática é muito valioso, pois auxilia nas decisões de desembolso financeiro, para ampliar a relação com o banco ou investidores. Ter uma visão clara das causas e consequências dos gastos, para não ficar no prejuízo.

6) Redução de custos

Uma consequência das demais razões citadas acima, como utilizar a tecnologia para ganhar eficiência, automatizar processos, reduzir falhas humanas, aumentar a rentabilidade e etc, significa que esse é o caminho que gera crescimento e então reduzir custos.

Adotar um software moderno, que roda em plataformas em ambiente cloud, em um mercado cada vez mais transparente é vital para o seu negócio.