Blog Conexos

ANVISA simplifica a regularização de EPIs e produtos estratégicos no combate ao Covid-19

Voiced by Amazon Polly

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorizou o pedido da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) segundo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 349/2020 e decretou que a partir do dia 20 de março os processos de regularização de produtos que ajudam a combater a pandemia de covid-19 sejam simplificados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorizou o pedido da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) segundo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 349/2020 e decretou que a partir do dia 20 de março os processos de regularização de produtos que ajudam a combater a pandemia de covid-19 sejam simplificados.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas, e aventais, assim como equipamentos médicos, como ventilador pulmonar, serão ser regularizados no país de maneira mais rápida, caso seja caracterizada como produto de prevenção ou tratamento da doença causada pelo novo coronavírus. Esses produtos são previstos na resolução como estratégicos para lidar com a situação emergencial causada por essa pandemia.

O presidente da ABIMO elogiou a ANVISA e disse que a decisão rápida só ressalta a vontade do órgão em prevenir e combater essa doença o mais rápido possível e ainda a credibilidade das indústrias brasileiras.

“A Anvisa acatou imediatamente um pedido da indústria nacional, partindo da premissa de que não vamos medir esforços para colocar os produtos necessários para abastecer o mercado”, ressalta o presidente da ABIMO.

E a medida já vem surtindo efeito.

Empresas como a Ford já estão trabalhando em parceria com a General Eletric para a produção de ventiladores que ajudam no tratamento de pacientes com caso de insuficiência e dificuldade respiratória. Também em parceria com a 3M a Ford está acelerando a produção de máscaras purificadoras de ar para atendimento a hospitais e profissionais da saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorizou o pedido da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) segundo o Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 349/2020 e decretou que a partir do dia 20 de março os processos de regularização de produtos que ajudam a combater a pandemia de covid-19 sejam simplificados

Richard Marques

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário