Blog Conexos

Confira 3 dicas para aumentar a produtividade da equipe de COMEX!

Aos gestores dedicados às atividades de comércio exterior, também cabe uma tarefa nobre e determinante, capaz de alavancar o negócio: aumentar a produtividade da equipe, buscando resultados cada vez mais expressivos e sustentáveis.

Para motivar e estimular comportamentos de alta performance no time, é importante que o líder disponha de ferramentas efetivas — solidificando rotinas e automatizando operações recorrentes, por exemplo.

Neste post, você entenderá um pouco mais sobre a importância de impelir, constante e positivamente, a equipe a angariar resultados melhores. Além disso, também terá acesso a dicas valiosas para aumentar a produtividade da equipe.

Preparado? Vamos em frente e boa leitura!

Por que é importante aumentar a produtividade da equipe de COMEX?

Aos que lidam cotidianamente com os procedimentos de comércio exterior não restam dúvidas: trata-se de um setor altamente burocratizado e complexo, que exige vasto conhecimento e resoluta atenção.

Ainda que imersa em um ambiente fortemente regulado, a equipe de COMEX é certamente capaz de maximizar sua performance (individuais, coletivos e, em última escala, também organizacionais) e entregar resultados mais satisfatórios e coesos.

Para que isso de fato ocorra, é importante que o gestor esteja engajado em um mindset integrador, motivador e propulsor. Afinal, a qualidade do trabalho do time está diretamente ligada às ferramentas disponíveis para executá-lo e ao estímulo para torná-lo cada vez mais eficaz. A consequência da sinergia entre esses dois fatores é justamente a melhora significativa na produtividade da equipe.

Como é possível aumentar a produtividade da equipe de COMEX?

Uma vez convicto da importância de trabalhar, em conjunto com a equipe, a produtividade e o bom desempenho nas atividades de comércio exterior, é hora de aplicar (e de acompanhar) estratégias pragmáticas, ainda que densas, para viabilizar o processo.

1. Padronize e automatize operações

Um dos grandes segredos da produtividade está na capacidade de automatizar rotinas. Ao suprimir a necessidade de operações excessivamente manuais, eliminando a incidência de retrabalhos, a equipe consegue executar mais em menos tempo e, claro, com menos erros.

Nesse âmbito, a tecnologia de gestão desponta como um recurso essencial. Ao contribuir com a padronização dos processos de COMEX (por setor ou área de negócio), integrando as operações interdepartamentais e as interações com o governo, os softwares (e os robôs integrados) proporcionam mais segurança às informações e mais produtividade ao time.

2. Valorize a organização

Diretamente ligada a dica anterior, figura a necessidade de valorizar (e praticar) a organização de tarefas, fluxos e operações. E isso se torna ainda mais imperativo em cenários complexos como o ambiente das transações internacionais.

Para assegurar mais sinergia e eficiência no cotidiano de trabalho, possibilitando que a equipe seja mais produtiva, é fundamental priorizar a organização de todo o tecido empresarial.

3. Invista em atualização e capacitação

Por fim, embora não menos determinante, ascende a relevância de investir em atualização e capacitação. A volatilidade do mercado contemporâneo, somada a constante modificação normativa da área de COMEX, exige um time coeso e antenado.

Para aumentar a produtividade da equipe, proporcione treinamentos e workshops diretamente relacionados às demandas cotidianas. Conhecimento nunca é demais e não ocupa espaço!

Se você deseja continuar recebendo conteúdo de qualidade, não deixe de assinar nossa newsletter. Fique sempre por dentro das novidades e potencialize a sua gestão!

 

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário