Blog Conexos
automação logística

Automação logística: nível de automação em empresas sobe 8%

Robôs, inteligência artificial, automação, tecnologia avançada. O que sempre foi considerado objetos de um futuro distante, está cada vez mais presente e no nosso dia a dia. A evolução da tecnologia e da automação logística nos últimos anos tem nos possibilitado novas experiências e facilidades. 

E não seria diferentes com complexos processos de gestão de empresas. Onde a alta quantidade de números, dados e informações faz com que certas atividades sejam executadas de forma lenta e mais passíveis a erros, quando realizadas manualmente.

O computador a partir de padrões e análises programadas, consegue realizar ações de forma precisa, garantindo a certeza do resultado final em um prazo muito menor. Por isso diversas empresas têm optado por utilizar, em seus processos administrativos, diferentes automações.

Por que é importante saber?

Qualquer empresa que busca se destacar precisa estar atualizada, saber sobre o que está acontecendo no mercado e conhecer maneiras de inovar seus processos. Com isso, a empresa não fica um passo atrás em relação a concorrentes e pode oferecer serviços melhores e mais completos.

A pesquisa indica como a tecnologia tem ganhado espaço no mercado brasileiro e algumas tendências. Com essas informações é possível estar mais preparado para o futuro.

A pesquisa

A partir dessas novidades, foi feita uma pesquisa, pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, que apontou que o nível de automação em empresas brasileiras aumentou 8% em 2018, comparado ao ano anterior. A pesquisa avaliou tanto consumidores como diferentes segmentos de empresas.

O índice que mediu especificamente as automações em empresas do segmento de comércio, serviços e indústrias, passou de 0,223 do ano de 2017, para 0,241 em 2018. Vale destacar que este índice é medido de 0 à 1. Ou seja, houve um crescimento de 8% de um ano pro outro.

Especificamente na parte de indústria o índice foi de 0,282.

Tendência para o futuro

Segundo o estudo apresentado, houve um crescimento na automação nos seguintes setores: Canais de Atendimento, Monitoramento de Compra e Sistemas Logísticos. Sendo os dois primeiros bem focados na ação do consumidor, pelo fato de os mesmos lidarem com esses ferramentas diretamente.

Sistemas Logísticos, não está excluído entre os setores com relação com o consumidor, porém se trata de um setor mais abrangente. A própria Associação de Brasileira de Automação – GS1 Brasil classifica o termo da seguinte forma: A automação logística consiste na adoção de sistemas de gestão e outras ferramentas que fazem com que os processos sejam executados automaticamente.”

Sistema e automação logística

Sistema logístico pode ser definido como: um conjunto de tarefas, complexas ou não, que são organizados de modo a alcançar um objetivo final.

Já um sistema logístico automatizado significa que todas essas tarefas estão dentro de um mecanismo, onde a realização das mesmas são executadas de forma pré programada, onde a automação realiza o processo com nenhuma inferência humana ou de forma parcial.

Automação logística para o ComEx, uma realidade presente

A logística do comércio exterior consiste em todas as etapas de tramitação de cargas importadas ou exportadas, o que envolve diversos processos e documentações indispensáveis.

Para realizar as operações de tramitação de carga de forma eficaz é preciso além acessar o Portal Siscomex Carga ou Mantra e preencher as informações necessária, estar em contato constante com o agente de carga, entrar no site do armador para saber onde está a mercadoria, verificar previsão de chegada, cuidar para que todas as documentações estejam de acordo com as exigências e se atentar a prazos que precisam ser cumpridos.

Um sistema automatizado atuando dentro desses processos pode facilitar e agilizar consideravelmente o cumprimentos dos objetivos finais.

O Conexos Cloud, se trata de um sistema logístico automatizado de ComEx que agrupa todas necessidades em uma única plataforma.

Ele é o mais completo software de comércio exterior do mercado, além de contar com um altíssimo nível de automações feitas por robôs. Automações essas que trazem ganhos importantes para as rotinas de comex como:

  • Otimização de tempo
  • Redução de custos
  • Aponta previsões de entrega de carga
  • Evita gastos desnecessários
  • Possibilita a captação de mais negócios (devido as automações realizarem atividades para que o ser humano se dedique em outras funções dentro da organização).

Os robôs fazem de forma automatizada todo o processo de registro, monitoramento e follow up dos trâmites de importação, além de compor um plano secreto criado pela Conexos para a sua empresa de atuação no comércio exterior, que otimiza em até 70% a rotina operacional.

Quer conhecer um pouco mais do plano secreto e como ele pode ajudar a sua empresa? Quero conhecer o plano secreto!

 

 

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário