Checklist do processo de exportação: Confira todos os pontos!

Tempo de leitura: 5 minutos

Quem se dedica à atividade de comércio exterior, realizando procedimentos de importação e exportação, já está ciente da intensa burocracia que permeia a operacionalização do intercâmbio de cargas. Para assegurar a integridade do processo, é importante atentar-se às obrigatoriedades da transação — e, por isso, preparamos um completo checklist de exportação.

Mesmo que você já esteja habituado às rotinas de exportação, não deixe de conferir o material (e, também, de guardá-lo para eventuais consultas). No post, você vai encontrar os principais aspectos referentes à transferência internacional de cargas, relembrando os pontos que devem ser observados antes de efetivar qualquer transação exportadora. Confira o checklist de exportação!

Valide o tipo de exportação

De forma geral, há apenas dois modos de viabilizar a exportação de uma carga: o trâmite direto e o indireto. A diferença reside na presença ou na ausência de intermediários que interferem no processo, ocasionando, a depender da situação, alguns benefícios adicionais.

 

Analise a viabilidade da exportação

Antes de iniciar a operação de comércio exterior, é importante certificar-se de que existe potencial de demanda em âmbito internacional. Então, em um mercado altamente competitivo e globalizado, o bom e velho planejamento estratégico é indispensável para corroborar a viabilidade do projeto de exportação.

Além disso, é fundamental que haja uma análise consistente a respeito das exigências particulares de cada localidade, construindo um conhecimento profundo a respeito do mercado em que deseja se estabelecer.

Negocie com o comprador

Adentrando à etapa prática da operação, desponta a necessidade de negociar com o comprador. Logo ao identificá-lo, é necessário abrir um diálogo e embasar a negociação no maior número possível de dados relevantes sobre a empresa exportadora e os produtos que objetiva comercializar internacionalmente.

O uso amplo de materiais detalhadamente informativos, acompanhados de documentos técnicos, preços e amostras, por exemplo, é uma ótima alternativa para fortalecer o relacionamento e aumentar as chances de êxito no fechamento do negócio.

Use ferramentas com carta de crédito e adiantamento de contrato de câmbio para poder minimizar qualquer tipo de perdas no processo de exportação, pois uma vez que a mercadoria é embarcada será difícil, reverter o prejuízo. Assim, esse é mais um dos itens do nosso checklist de exportação.

Reúna a documentação básica para o checklist de exportação

O processo de exportação exige a apresentação de uma documentação básica — tanto no pré quanto no pós-embarque. Assim, antes do despacho, é necessário providenciar, por exemplo:

  • Proforma Invoice: documento útil na exportação por tratar da negociação com o comprador;

  • Commercial Invoice: documento instrutivo de despacho;
  • Nota fiscal;

  • Booking: reserva de espaço de acordo com o meio de transporte;

  • Registro de exportação ou DU-e;

Após o embarque, certifique-se de que os seguintes documentos estão emitidos:

  • Conhecimento de embarque;

  • Packing List;
  • Certificado de Origem (Caso a carga exigir);
  • Commercial Invoice.

Recursos como a ACC (Adiantamento sobre Contrato de Câmbio) e ACE, (Adiantamento sobre Cambiais Entregues) por exemplo, podem ser necessários a depender do financiamento da transação, mas não são obrigatórios.

Da mesma forma, é importante lembrar que a DU-e (Declaração Única de Exportação) substituirá, em breve, a DE (Despacho de Exportação), a DSE (Despacho Simplificado de Exportação) e a RE (Registro de Exportação).

Providencie o despacho aduaneiro da exportação

Essencial à concretização do processo de exportação, o procedimento fiscal de despacho engloba, por exemplo, o registro da DDE (Declaração para Despacho de Exportação) no Siscomex, a entrega dos documentos de instrução, o desembaraço aduaneiro, a averbação do embarque e a emissão de comprovante de exportação.

Para garantir o fluxo correto da transação, certifique-se de perpassar por todas as etapas de forma integral. Então, o despacho aduaneiro é crucial para o sucesso do seu processo de exportação.

O checklist de exportação é um documento valioso para ajudá-lo nas etapas mandatórias e inerentes ao procedimento de intercâmbio de mercadorias. Utilize-o sem moderação!

Se você acha que o conteúdo foi útil e deseja ficar por dentro das novidades, assine nossa newsletter agora mesmo!