A importância da Comissária de Despacho para o Comex

Tempo de leitura: 2 minutos

No mercado de Comércio Exterior é normal que empresas que importam ou exportam mercadorias terceirize serviços. Uma Comissária de Despacho possui profissionais especializados para executar etapas do processo de importação e exportação de mercadorias como despachantes, agente de carga, administradores, técnico em comércio exterior e entre outros, que podem atuar em serviços relacionados a aduana, órgãos anuentes e na assessoria do processo.

A Comissária de Despacho desburocratiza e agiliza as importações e exportações nas aduanas do Brasil para seus clientes. Ela é uma empresa que possui conhecimento amplo e profundo sobre a legislação aduaneira vigente, parte fiscal e desembaraço, e a importadora ou exportadora ao decidir contratar, deixa sobre responsabilidade da Comissária:

  •  Cálculos prévios;

  • Alíquotas e regimes especiais;

  •  Classificação de produto (NCM);

  • Verificação de procedimentos antidumping;

  • Escolha do meio de transporte e armazenamento da mercadoria, levando em consideração o tipo da carga;

  • Escolha de seguros que cubram possíveis riscos.

Além de ter o conhecimento sobre todas essas situações, a Comissária de Despacho sempre está atualizada sobre normativas que vigoram em outros países, evitando possíveis problemas tanto na saída quanto na chegada da mercadoria. Assim o importador ou exportador pode dar foco a ações mais estratégicas e deixar os processos burocráticos para quem realmente possui estrutura para executar e acelerar diversas funções das negociações. 

Pensando também de forma estratégica para facilitar o acesso a mercadoria do importador ou exportador, normalmente uma Comissária de Despacho pode estar localizada próximo a áreas alfandegadas (porto, aeroporto, porto seco, etc), ou em qualquer lugar e ter representantes nas áreas alfandegadas quando necessário. 

Todo o trabalho executado pela Comissária de Despacho deve ser completamente acompanhado e supervisionado, para que o importador ou exportador da mercadoria possa ser informado com precisão sobre a real situação dos serviços contratados. Um sistema que atualize de forma automatizada todas as novidades do processo contribui massivamente para que nenhum detalhe seja perdido para ambas as partes!

 

Deixe uma resposta