Como e por que fazer uma padronização de processos em ComEx?

Tempo de leitura: 3 minutos

O comércio exterior oferece muitos desafios para a corporação. Apesar das várias possibilidades que ele traz, é importante conhecer bem a legislação e as normas que regem essas transações comerciais para evitar multas, a perda de capital e o prejuízo da imagem da empresa.

Uma ótima solução para ter sucesso nas operações em ComEx é adotar a padronização dos procedimentos operacionais. Com essa alternativa, você pode alcançar diversos benefícios para o seu negócio.

Quer saber como e por que fazer uma padronização de processos em comércio exterior? Confira o nosso post e entenda mais sobre o tema!

Por que fazer uma padronização de processos em comércio exterior?

Padronizar processos em ComEx traz diversas vantagens para a corporação. Veja mais!

Minimização de erros

Erros na adequação dos produtos à legislação e às normas de exportação podem fazer com que o artigo fique retido na fronteira, gerando altos custos para a organização. Além disso, essas ocorrências prejudicam o nome da empresa e afetam o recebimento das mercadorias pelo cliente.

Ter os processos mapeados e padronizados evita que o empreendimento cometa erros na produção para exportação. Há um modelo a ser seguido, o que orienta os colaboradores na efetivação do trabalho. Assim, as equipes podem se articular para adequar o item aos pré-requisitos necessários. Dessa forma a mercadoria passa pelas barreiras da alfândega com sucesso e alcança o mercado consumidor.

Prevenção de retrabalho

Se os processos não são mapeados e padronizados, é comum que imprevistos e problemas apareçam. Os artigos são barrados na alfândega e, com isso, a organização tem que empreender esforços para fazer os ajustes necessários.

Ou seja, o tempo que você estaria investindo em produzir mais e em alcançar lucratividade é gasto em retrabalho. Há perdas consideráveis para o negócio e desgaste da equipe, que tem de repetir procedimentos e adequar a mercadoria às normas.

Aumento da produtividade

A produtividade aumenta com a padronização de processos porque todos os procedimentos para a confecção da mercadoria dentro dos critérios de exportação ficam sistematizados. A equipe tem mais facilidade em seguir os passos para a produção e consegue desempenhar as tarefas com precisão e rapidez.

Isso acontece porque os colaboradores podem conhecer bem o conjunto de atividades produtivas. Dessa forma, eles têm mais habilidade no trabalho, o que desencadeia em mais produtividade.

Como fazer a padronização de processos em comércio exterior?

A padronização de processos é feita por meio de uma avaliação precisa de todas as normas que a empresa deve seguir para adequar o item aos pré-requisitos de exportação. Depois de estudados esses padrões, a organização mapeia as atividades e implementa as modificações necessárias no processo produtivo.

O procedimento é um pouco complexo, mas isso pode se tornar mais fácil com o apoio da tecnologia. O mercado oferece softwares integrados voltados para a gestão de comércio exterior que são ótimas alternativas para a corporação. Esses recursos informatizados são baseados na tecnologia i-ERP, que é capaz de integrar uma ampla gama de funcionalidades e se baseia em inteligência artificial e no machine learning (aprendizado da máquina).

Com essas ferramentas, o empreendimento vai ter mais facilidade no gerenciamento de todos os procedimentos ligados ao ComEx. Isso garante mais produtividade, lucro, velocidade, eficiência e eficácia para a organização.

O comércio exterior é uma excelente possibilidade para a organização. Porém, ele também oferece uma série de novos desafios para a empresa. Assim, adotar a padronização de processos é um passo fundamental para a companhia realizar um bom manejo dessa área. Com as atividades mapeadas e catalogadas, a companhia tem vários benefícios, como melhoria da eficiência e minimização de erros.

Ao adotar softwares para a gestão de comércio exterior, o empreendimento consegue fazer um ótimo gerenciamento das tarefas ligadas ao ComEx. Com isso, é possível alcançar vários resultados positivos.

E então, gostou dessas informações? Confira também nosso post sobre a padronização de processos na crise!

Deixe uma resposta