Blog Conexos
SISTEMA

Como escolher o sistema ERP ideal para a sua empresa

#Um dos maiores desafios de uma empresa é decidir o ERP ideal para ajudar sua equipe a construir uma rotina mais prática e otimizada para todos.

Um dos maiores desafios de uma empresa é decidir o sistema ERP ideal para ajudar sua equipe a construir uma rotina mais prática e otimizada para todos.

Porém, com a orientação e as dicas corretas, esse processo pode ser mais simples. 

Talvez você nem saiba o que significa um sistema ERP ideal, e não há problemas, hoje você saberá não só sobre o conceito deste termo, mas também dos critérios essenciais para implementá-lo na sua empresa.

O que é um Sistema ERP?  

ERP é uma sigla que em inglês chamado Enterprise Resource Planning, que em português pode significar um Sistema de Gestão Integrado, ou seja, um sistema que ajuda a otimizar o tempo e os processos de uma empresa. 

Com a internet, tudo se tornou ainda mais simples e automático, em poucos segundos conseguimos descobrir o preço de piso autonivelante, em poucos minutos uma empresa consegue organizar todos os seus documentos por meio de um sistema de gestão.

Um sistema de gestão possui a função de automatizar os processos realizados e colaboradores dentro da empresa, sejam eles quais forem. 

A automatização desses processos podem abranger diversas áreas dentro de um negócio, como:

  • Financeiro;
  • Recursos Humanos;
  • Comunicação;
  • Marketing;
  • Vendas. 

Com um sistema de gestão integrado, uma pessoa não precisa gastar minutos para fazer um parcelar licenciamento para o seu cliente, pois o sistema pode cuidar disso e de diversas outras coisas ao mesmo tempo. 

Parece óbvio dizer que um ser humano não é uma máquina, mas infelizmente ainda existem muitos empresários que pensam assim, e acabam colocando a saúde física e mental de seus colaboradores em risco devido a alta demanda de trabalho no dia a dia.

Um Sistema ERP traz consigo um conceito de inovação e tecnologia, oferecendo diversos benefícios para a empresa. 

sistema erp

Benefícios de um Sistema ERP 

Dentre diversos benefícios que um sistema ERP pode oferecer, alguns dos que mais se destacam são: 

Otimização do tempo e processos

Um sistema de gestão consegue fazer diversas coisas ao mesmo tempo, algo que é impossível para um humano. 

Por isso, esse mesmo sistema acaba gerando a otimização do tempo e de longos processos para os colaboradores. 

Em uma empresa que trabalha com serviços de contabilidade, por exemplo, um sistema de gestão consegue filtrar todos os pagamentos realizados naquele mês em poucos minutos. Coisa que um funcionário poderia demorar até horas para descobrir. 

Dessa forma, esse mesmo funcionários pode se encontrar livre para realizar outra função ou ajudar em outro projeto dentro da empresa, enquanto o sistema faz o trabalho de forma rápida e eficiente para ele.

Mais produtividade 

Com a otimização de tempo e processo, consequentemente os seus funcionários terão mais tempo livre para realizar outras atividades e até mesmo ajudar outros departamentos. Com isso, gera-se mais produtividade dentro da equipe.

Uma rede de empresas de piscina em SP que possui um sistema ERP que agende todos os serviços, consegue deixar o atendente júnior, por exemplo, livre para auxiliar no SAC ou até mesmo na organização dos materiais necessários para o serviço. 

Dessa maneira, você consegue ver seus funcionários se esforçaram para realizar outros tipos de atividades, permitindo que eles se desenvolvam como profissionais e produzam mais para a sua empresa. 

Controle de custos

Além de fornecer dados para ajudar a empresa a economizar mais dinheiro, o sistema de gestão reduz custos que poderiam ser gastos com profissionais ou especialistas para realizar um serviço que o sistema em si já consegue realizar para você. 

Ele também apresenta um balanço semanal e mensal sobre tudo o que entrou e saiu de dentro da empresa naquele determinado período, deixando todos a par sobre os gastos e as economias da marca.

O sistema consegue produzir uma gestão de folha de pagamento de forma rápida e eficaz para que nenhuma informação sequer escape das mãos de quem cuida dessa área.

Visto que quem possui uma empresa sabe muito bem que qualquer centavo que entra e sai faz total diferença.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que um sistema de gestão apresenta para sua empresa, trazendo ainda mais simplificação e facilidade para os seus funcionários. 

Dicas para escolher o melhor sistema ERP para a sua empresa 

Saber os benefícios de um sistema de gestão já é bom, mas saber o que fazer para escolher omelhor para a sua empresa é ainda mais útil.

Algumas pessoas se sentem totalmente perdidas na hora de pesquisar sobre isso e escolher um sistema que vá de acordo com a sua empresa e atenda a expectativa de todos. 

Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a encontrar um sistema qualificado e personalizado para a sua empresa. Confira:

Levantes quais os desafios da sua empresa 

Quando uma empresa decide adquirir um sistema ERP, é porque sabe das dificuldades que ela apresenta e tem a completa noção de que apenas um sistema de gestão poderá ajudar a solucionar os problemas apresentados. 

Uma empresa de jardinagem, por exemplo, pode ter dificuldades no atendimento e agendamentos dos serviços. 

Por isso, eles decidiram contratar um sistema de gestão, que ficará responsável por esta questão.

Dentro da sua empresa, liste quais são as dificuldades e desafios que podem ser supridas com um sistema de gestão. 

Dessa maneira, você já saberá exatamente qual sistema procurar no mercado.

sistema erp

Converse com os seus funcionários 

Os funcionários da sua empresa são aqueles que lutam diariamente para dar o melhor resultado possível, eles se esforçam e se empenham para que tudo saia como o combinado. 

Se um segurança fornece serviços de portaria, ele deve ser reconhecido pelo seu trabalho não só por meio de elogios, mas também através da inclusão de sua opinião e ponto de vista referente às mudanças e implementações que podem ocorrer no seu local de trabalho.

Por isso, quando se decide incluir um sistema de gestão dentro de uma empresa, é necessário conversar com aqueles que irão utilizar esse sistema ativamente todos os dias, os próprios funcionários. 

Portanto, converse com eles antes de qualquer coisa e ouça a opinião e pontos de vista de cada um para saber se essa opção é a melhor para o atual momento da empresa. 

Procure por um sistema fácil 

Hoje em dia, as pessoas estão atrás de coisas mais fáceis e simples, ninguém quer se esforçar ao máximo para conseguir um certificado regularidade Ibama consulta, por exemplo, os indivíduos querem coisas bem mais práticas e acessíveis. 

Por isso, pesquise e veja muito bem a facilidade e acessibilidade do sistema que pensa em adquirir. 

Pense mais uma vez nos seus funcionários e nas dificuldades de cada um, será que todos conseguiram usar esse tipo de sistema?

Se a resposta for sim, perfeito, mas se for não, procure e pesquise mais um pouco até encontrar um que abranja o conhecimento e uso de todos que terão contato com ele no dia a dia.  

Se na sua empresa existem funcionários mais velhos ou com algum tipo de deficiência, não deixe de incluí-los dentro dos requisitos para a escolha de um sistema acessível para todos dentro da sua empresa.

Acompanhe a implementação e os resultados 

Como já mencionamos aqui, um dos maiores benefícios do sistema ERP é a possibilidade do acompanhamento em tempo real dos resultados e do que ele tem feito para ajudar a sua empresa. 

Use isso ao seu favor também para verificar se ele tem cumprido a sua proposta e entregado os resultados que prometeu e que você esperava. 

Além desses resultados, acompanhe também o processo de implementação e veja se todos os funcionários estão conseguindo ter acesso ao sistema e se as suas ferramentas realmente estão sendo válidas e usadas durante o dia a dia. 

Se o sistema foi implementado em uma escola, por exemplo, não deixe de conversar com os professores, coordenadores, diretores e assistentes sobre o desempenho e acessibilidade do sistema no dia a dia deles.

Converse com profissionais e especialistas 

Vamos imaginar que uma pessoa deseja comprar uma casa, provavelmente a primeira coisa que ela fará será uma pesquisa não só sobre as residências disponíveis para venda, mas também sobre profissionais e empresas que poderão ajudá-la nesta busca. 

Contar com pessoas durante a procura de um determinado produto ou serviço faz toda a diferença na hora de escolher um que atenda às suas expectativas e realmente cumpra o que promete.

Por isso, converse com outros colegas de trabalho e especialistas sobre sistema ERP e sistema de gestão que poderão te ajudar a enxergar quais as melhores opções presentes no mercado para a sua empresa. 

A opinião de um especialista fará toda a diferença no resultado final, pois além de te ajudar a realizar uma boa compra, te ensinará algo novo que poderá ser útil para você no futuro. 

Considerações finais

É fato que o sistema ERP se tornou algo necessário, principalmente, em grandes empresas, que diariamente trabalham com milhares de dados e informações que precisam ser reorganizadas de maneira correta e eficiente. 

Além dos benefícios citados acima, o sistema de gestão traz para o seu negócio um ar de inovação, perpetuando o poder e a diferença que a tecnologia trouxe para o mundo e também, para o universo dos negócios. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário