Como fazer networking? 4 dicas para gerentes de Comex

Tempo de leitura: 3 minutos

 

O network, ou rede de relacionamentos, é uma ferramenta poderosa no mundo dos negócios. Estar sempre em contato com diversas pessoas pode abrir muitas portas e render negociações importantes. Mas nem todos os profissionais de Comex sabem como fazer networking da maneira correta.

Neste post, vamos dar 4 dicas infalíveis para você construir uma ótima rede de relacionamentos e aproveitar ao máximo o potencial de seus contatos. Confira!

Por que um gerente de Comex deve fazer networking?

Ter um bom network é essencial para gerentes de qualquer área de negócios, mas para o Comex, a rede de contatos tem um potencial ainda mais interessante. Nessa área, o alcance é mundial: alguns de seus contatos são pessoas que conhecem profissionais de outros países, aumentando muito seu leque de possibilidades de negócio.

É uma rede que pode se expandir de forma exponencial e trazer benefícios em larga escala, ajudando até mesmo a encontrar fornecedores em outros países, desde que você saiba como criá-la e — o mais importante —, como mantê-la sempre ativa.

Como fazer networking de maneira efetiva?

Para obter sucesso nesse processo, confira estas 4 dicas e comece agora mesmo a fortalecer os seus contatos!

1. Cuide da sua apresentação pessoal

A apresentação pessoal é o seu principal cartão de visitas. Uma pessoa que cuida da aparência demonstra profissionalismo e transmite mais confiança para as demais. Por isso, mantenha os cabelos arrumados e a roupa alinhada e adequada, de acordo com cada ocasião específica.

Além disso, seja simpático, sorria para as pessoas de forma gentil. O semblante fechado causa uma péssima impressão e pode afastar as pessoas de você.

2. Participe de eventos da área

Os eventos de Comex são os maiores pontos de encontro de pessoas da mesma área. Aproveite os momentos de coffee break para conversar com outros participantes, comente sobre os assuntos que estão sendo discutidos no evento e nunca se esqueça de levar uma boa quantidade de cartões de visitas.

Depois de finalizado o evento, reúna os contatos que pegou e separe aqueles que:

  • fazem sentido para a sua área de atuação dentro do Comex;
  • podem render bons negócios;
  • não são seu foco no Comex e podem ser deixados à parte.

Os bons contatos devem ser fortalecidos, conforme falaremos adiante.

3. Troque informações relevantes

Seja uma pessoa interessante para sua rede de contatos. Para isso, mantenha-se sempre atualizado quanto aos assuntos mais relevantes da sua área de atuação. Leia jornais e revistas especializadas, faça cursos de aprimoramento constantemente e fique atento ao noticiário geral. Acompanhe de perto novidades sobre softwares de gestão e outras melhorias nos processos de Comex.

Com isso, você atrairá as pessoas mais interessantes para o seu networking, e a troca de informações será muito mais rica. Os benefícios de uma rede nesse nível de qualidade são incontáveis.

4. Forme e mantenha vínculos

Essa é uma dica muito importante que muitas pessoas acabam ignorando. Fazer um contato e não o manter ativo é pura perda de tempo, pois aquele profissional se esquecerá de você aos poucos. Assim, será muito mais difícil fechar qualquer parceria com ele no futuro.

Marque encontros para uma conversa informal após o expediente, converse com seus contatos pelas redes sociais, troque e-mails: enfim, mantenha-se próximo aos contatos que são mais importantes e que podem trazer boas oportunidades de negócio futuras.

Se você gostou das nossas dicas sobre como fazer networking no Comex, siga a Conexos no Facebook e no LinkedIn e se mantenha atualizado sobre a área de Comércio Exterior.