Como funcionam as integrações dos Robôs com os sites do Governo

Tempo de leitura: 7 minutos

Os robôs foram desenvolvidos para aumentar a produtividade das empresas, gerar eficiência para os funcionários e reduzir falhas. É vital que organizações que tenham o interesse em simplificar atividades internas e externas, conheçam os processos e construção de soluções eficientes que trazem resultados com projetos de automação.

A automação de atividades é principalmente interessante para a área de comércio exterior, onde muitas etapas precisam acontecer de forma sequencial. As  empresas interessadas no fluxo do processo de importação, exportação, logística e gestão empresarial como um todo, necessitam de informações provenientes de órgãos governamentais específicos para prosseguir com as negociações.

Por isso as atividades robotizadas, sequenciais e lógicas do sistema são essenciais para o setor. Mas para que tudo se inicie de forma simplificada, é necessário apenas que um usuário faça uma sinalização, assim o sistema realizará ações automáticas, através de leituras de informações das plataformas siscomex, siscarga ou qualquer outra que guie as negociações do comércio exterior.  

Quando algo é observado pelo robô, como alguma atualização ou informação, o sistema  notifica sobre a novidade. Após essa primeira sinalização do usurário, a automação realiza consulta e/ou inclusão de dados, em horários programados para a realização das tarefas, sem mais interferências do usuário.

Cada atividade é realizada por um robô específico 

Os robôs são gatilhos inseridos no fluxo de trabalho onde, diante do reconhecimento de novidades ou problemas, os parâmetros de aprendizado da máquina funcionam com pré definições, baseados em dados e algoritmos, que conseguem entender diversas situações e auxiliar nas tomadas de decisões.

Todas essas atividades automatizadas, são realizadas por diferentes robôs, que possuem escopos internos, externos e mistos.

  • Os internos fazem varreduras de informações próprias, em busca de situações que precisam ser notificadas ou realizadas dentro de um prazo máximo.

  • Os robôs de escopo externo, fazem  buscas ou inserem dados de sistemas terceiros, baseados em demandas internas. Ou simplesmente operam para um fluxo chegar ao estágio em que uma ação externa seja necessária.

  • Já os escopos mistos, são mais complexos, eles podem iniciar a partir de uma ação ou estágio de algum fluxo interno, para disparar um fluxo de escopo externo, ou fazer a leitura de dados em massa em algum site de terceiros e disparar uma ação interna.

Assim conseguimos compreender que os robôs atuam de forma sincronizada. Por isso vamos conhecer quais são as ações executadas pelos robôs existentes na plataforma Conexos Cloud, para atuar no setor de COMEX

 

  • SISCOMEX CARGA (SISCARGA): Localização de CE, atualização de CE, Presença de Carga, Pendências, Consulta de CE. Para processos marítimos é possível importar dados do Siscomex Carga e fazer o cadastramento do BL, atualização de Data de Chegada, presença de Carga, CE Mercante, NCM´s registradas para confronto com os produtos do Processo e Dados de atracação em território Nacional. Enfim, todo o mapeamento logístico.
  • Mantra: Localizar e atualizar as informações conforme o Mantra, em ação bem semelhante ao que temos no siscomex carga.
  • Tracking de container pelo site dos armadores: Esse robô faz o tracking logístico de forma mais ampla, com o número do container ele consegue fazer o rastreio da carga desde a chegada no gate do porto de origem, até a devolução do container vazio.  Isso traz uma riqueza de detalhes no domínio sobre o fluxo logístico e também automatiza a solução de alguns problemas como por exemplo, a gestão de demurrage.
  • Registro de LI: Fazer o envio de uma ou diversas da LIs para o site do Portal Único do Governo.  Esse robô atua tanto na LI prévia ao embarque, quanto no pós embarque.
  • Monitoramento e Importação da LI: Localizar e atualizar dados de L.I., em especial as situações de deferimento ou exigências, notificando os analistas e envolvidos de forma pró-ativa.  Também faz o download do extrato da LI e o vínculo na Gerência Eletrônica de Documentos (GED).
  • Registro de DI: Envio da DI para registro (via parseamento ou estrutura própria). Com a aprovação da DI é feito o registro.

  • Monitoramento e Importação de DI: Esse robô localiza a D.I., faz buscas de parametrização e notifica os analistas e demais interessados.  Após a parametrização ele também monitora a emissão do C.I., sempre fazendo o download tanto do extrato da DI quanto da CI,  anexando no GED do processo.
  • Atualização de Taxas: Busca de forma automática as taxas do Siscomex (PTAX), banco central, CDI e SELIC para o uso nos diversos cálculos do sistema.
  • Tracking de Documentos: Nesse recurso o sistema consegue fazer o rastreamento dos documentos originais, que foram enviados por courier pelo seu exportador.
  • Emissão de NF (mercadorias e serviços): Esse robô de faturamento  identifica as NFs a serem emitidas, gerando, transmitindo e salvando no GED o XML e a Danfe, sem a necessidade de intervenção humana. Também  faz a parametrização para que seja feito o boleto e o envio de todas as informações para o e-mail do cliente e outros destinatários pré definidos.

  • Importador de NF e CT-e: Esse robô é dividido em 3 funcionalidades:

    – NF-e mercadorias; 
    – NF-e Serviços;
    – CT-e.

    Ele faz a leitura de notas fiscais eletrônicas emitidas contra a sua empresa, faz a importação da mesma para aprovação e entrada final no sistema.  O mesmo acontece com CT-e e com NF de serviços (para os municípios que disponibilizam esse recurso).

  • Exoneração ICMS: Quando o seu processo estiver no estágio para fazer a exoneração, o robô atuará de forma automática ou mediante um gatilho de aprovação, fazendo a exoneração online automaticamente e anexando no GED o resultado final.
  • Geração de Guia de ICMS: Semelhante ao robô da exoneração, para casos que são necessário o recolhimento, o sistema faz o cálculo e a geração das guias.
  • Leitura de CNPJ: O cadastro e validação de uma empresa fica bem simples com esse robô.  Ele faz a leitura dos dados cadastrais no site da Receita Federal e Sintegra para incluir e atualizar os dados da empresa (cliente e fornecedor).
  • Serasa: Esse robô auxilia no processo de análise de risco e limites de crédito, fazendo a consulta no SERASA, trazendo os dados para dentro do CONEXOS Cloud.
  • Siscoserv: Esse robô é responsável por fazer o envio dos dados para o siscoserv.

  • Leitura e controle dos certificados digitais: Esse robô faz a leitura de seu certificado e a gestão do mesmo, com procurações recebidas, vencimentos, etc.

Além dos 17 robôs em funcionamento, que fazem essa ponte entre os sites do Governo com o sistema Conexos Cloud, outros 10 robôs estão em desenvolvimento. Ou seja, diversos são os ganhos ao utilizar um sistema que integra informações e automatiza ações pré definidas, como eficiência no processo, que gera na redução de custos e que atua de forma transparente, para que todos os usuários tenham acesso a tudo que está acontecendo em tempo real.

 

 

Deixe uma resposta