Como reduzir custos ao fazer controle de importação?

Tempo de leitura: 4 minutos

Enxugar custos com o objetivo de obter recursos para investimento e/ou aumento do patrimônio é sempre um desafio, até para as gestões mais eficientes. Junte esse objetivo ao cuidado de estar constantemente aprimorando os processos e o capital humano: é preciso encontrar estratégias para equilibrar essa balança. No controle de importação, não é diferente.

Pensando nisso, hoje falaremos sobre redução de custos dentro dessa área. Confira!

Como a tecnologia pode auxiliar na redução de custos?

Em tempos de revolução digital, ignorar a cultura de inovação como um princípio para o sucesso é uma postura completamente reativa. Assim, cada vez mais são desenvolvidos programas que servem como ferramenta para que a administração seja totalmente eficiente.

A modernização dos processos é um fator decisivo nos custos de uma empresa: quando se usa um sistema para esquematizar e mecanizar os procedimentos, ocorre uma otimização em massa de diversos setores. Podemos citar como exemplo:

  • centralização de informações, que resulta na economia do tempo usado na resolução de ruídos na comunicação, além de maior entrosamento com a equipe;

  • uso do tempo e energia para tratar as prioridades, quando outras pequenas atividades são automatizadas;

  • eliminação do retrabalho e dos prejuízos decorrentes dessa ação;

  • armazenamento de dados consistentes para a criação de bases sólidas que orientam a tomada de decisão;

  • melhor visualização dos processos em andamento, com possibilidade de trabalho remoto, entre outros.

Se a sua equipe está sempre inteirada sobre as demandas, consegue atualizar as informações acerca do trabalho, deixando-as acessíveis a todos, enquanto o tempo é otimizado, a consequência é que a produtividade se potencializa.

Trazendo melhores resultados com a correção de gargalos desse cunho, os objetivos são alcançados com total aproveitamento dos recursos, ou seja, toda a engrenagem do setor funciona com sinergia, de forma eficiente.

E no contexto do controle de importação?

Agilidade no fluxo de informações

Vias e mais vias de papel, fichas de baixa, envio de formulários e notas… todo esse volume, além de implicar num problema de armazenamento, não funciona com efetividade. É uma desvantagem competitiva ter que lidar com danos consequentes de mal entendidos nos registros, demora na localização deles e/ou baixas indevidas, por exemplo.

Usar um sistema que integra todos esses lançamentos e permite atualização e busca instantânea, além do acompanhamento em tempo real, é o que agrega valor aos seus processos. Processos excelentes resultam na qualidade das soluções prestadas, gerando fidelização do cliente e, consequentemente, bom posicionamento de mercado e lucro.

Acompanhamento da carga

A possibilidade de atualização das informações sobre as cargas em sistema envolve todos os envolvidos no processo de envio até a chegada. A estimativa de tempo das entregas pode ser mais precisa, enquanto o cumprimento dos prazos é garantido.

Como os registros podem ser feitos remotamente e em tempo real, os clientes ficam em paz sabendo que as informações prestadas são acertadas, já que o rastreamento aponta as datas e localizações com precisão.

Controle de estoque

Outro ponto essencial num bom gerenciamento logístico para controle de importação, independentemente das distâncias transportadas, é o controle. Saber o que está onde, em seu estoque e fora dele, ajuda a manter as rédeas nas compras, entregas e produções. Suprimentos em excesso são sinônimo de perda, que é sinônimo de despesa. Evite o acontecimento desse evento.

Alimentação de indicadores

Possuindo todos os dados referentes aos trabalhos lançados em sistema, o levantamento de indicadores é feito de maneira simplificada. Assim, o gestor possui competências para explorar o desempenho dos setores e processos em geral, podendo então aprimorá-los continuamente.

A preocupação da gestão em obter total controle de exportação pode ser um fator-chave para a redução de custos. Quando as vantagens da implantação de um sistema são colocados sob o holofote, não sobram argumentos para resistir a essa modernização, já que os resultados demonstram que é a melhor decisão.

Para analisar qual modelo de solução tecnológica mais beneficia a sua organização, entre em contato conosco e conte um pouco sobre as suas expectativas!