Blog Conexos

Trocar de ERP: Quando devo saber que é a hora certa?

pt flag
en flag
Voiced by Amazon Polly

Trocar de ERP, softwares de gestão e etc,  é algo natural para as empresas. Em determinado momento, é necessário se ajustar e adaptar, principalmente quando se entende que o atual sistema não atende mais da forma que a sua empresa necessita.

Porém, pensar em substituições/trocar de ERP pode parecer um pouco assustador e muito complicado, o que leva muitas empresas a desistirem de buscar novas soluções e acabarem acomodadas em um software que não permite e às vezes nem comporta o crescimento que essa empresa necessita.

Se o objetivo de uma empresa é o seu desenvolvimento, não adianta ficar preso a antigos processos que impedem seu progresso.

Por isso nós separamos aqui alguns sinais que você precisa estar atento para ter certeza que não dá mais para adiar a troca do seu sistema de gestão empresarial.

Sinais que devo trocar o ERP da minha empresa:

Seu ERP não comporta mais as informações que a sua empresa precisa.

A medida que as empresas crescem, surge a necessidade de aumentar a sua capacidade de armazenar informações, isso para que seja possível analisar e acessar quando for preciso, sem a necessidade ter que descartar as informações antigas (que são sim muito importantes e precisam ser preservadas). 

Para tentar reverter essa situação algumas empresas buscam suprir essas necessidades, adquirindo planos extras ou contratando novos fornecedores menores, o que pode gerar muitos custos desnecessários.

Muitos erros e pouco suporte

Seu ERP está apresentando muitas falhas, atrapalhando os fluxo de trabalho da sua empresa e você não consegue o suporte necessário para que os problemas sejam resolvidos em tempo hábil? 

Esse também é um problema que pode atrasar a evolução da sua empresa e pior, prejudicar o relacionamento com os seus clientes, causando consequentemente uma perda de receita.

Além de poder alertar quanto a falta de aperfeiçoamento da própria ferramenta e também a falta de vontade de tentar oferecer um serviço melhor.

Devido a isso, a ferramenta não acompanha a evolução das empresas que atendem, ocasionando muitas manutenções que favorecem o surgimento de erros.

Seu ERP não oferece integração com os novos serviços que você utiliza

As novas ferramentas surgem todos os dias, oferecendo novas possibilidades para as empresas. 

Por isso, algumas empresas encontram muita dificuldade de integrar as novas ferramentas que utiliza com o seu sistema de gestão o que pode gerar muito desgaste em trabalho desnecessário, afinal com isso é necessário importar informações manualmente.

Você tem dificuldade de utilizar o seu sistema.

Muitos sistemas aparentam ter parado no tempo. Isso afeta muito a usabilidade dos usuários, fazendo com que a produtividade da equipe fique defasada. 

Os colaboradores passam mais tempo tentando entender e buscando a informação e função que precisam do que de fato executando as suas tarefas. Isso pode até fazer com que seus colaboradores utilizem outras ferramentas para fazer seu controle pessoal, e de certa forma fugindo do controle geral da empresa.

Ter um sistema intuitivo em sua usabilidade é indispensável para a saúde produtiva da sua equipe e colaboradores.

Seu sistema não controla mais todas as informações que você precisa.

Imagina ficar refém de um sistema que não controla de forma efetiva suas informações? Esse é um problema muito sério que algumas empresas enfrentam em determinado momento de seu ciclo de vida.

Isso pode afetar diretamente a segurança e integridade dos dados da empresa, o que é muito grave. Por isso muitas instituições recorrem a controles paralelos o que pode multiplicar a incidência de erros de trabalho, também reduz a qualidade e produtividade dos colaboradores.

Sua estratégia de crescimento necessita de uma ferramenta mais robusta.

Quando uma empresa percebe que chegou a hora de evoluir e sente a necessidade de um novo planejamento estratégico, podem identificar depois de uma análise muitas vezes bem direta que o ERP que as atendem, não possuem o nível de serviços que elas iram precisar para alcançarem o objetivo de seu novo planejamento.

Isso pode acontecer pois alguns ERPs podem não oferecer um sistema personalizado de acordo com as necessidades da empresa nesse novo momento.

Existem muitos outros motivos que podem levar uma empresa a trocar de sistema ERP, por isso é preciso estar sempre atento quando for fechar o contrato com algum fornecedor: esteja sempre pensando no futuro.

Quando for fazer uma pesquisa tenha em mente que o ERP que você está contratando não deve apenas atender a sua empresa no momento em que ela se encontra e sim, que ela consiga acompanhar o seu crescimento.

Gostou desse conteúdo? Conhece algum outro motivo pelo qual esta pensando em trocar de ERP? Conta pra gente!

Richard Marques

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário