Comunicação entre as etapas do comex: como melhorar?

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Quando se trata de uma importação, a comunicação entre as etapas do comex é crucial para o sucesso da operação. Os atores neste processo são muitos, mas neste artigo iremos focar em três personagens desta operação: importador, despachante e cliente final.

As trocas de informações são variadas e podem se perder em meio a tantas datas, follow-ups e necessidade de informações rápidas. Se não tratada com a devida importância, essas informações podem se perder e causar grande impacto. Porém, se realizada da forma correta, com dedicação na comunicação, pode-se chegar ao sucesso.

Neste artigo vamos comentar como podemos otimizar o processo de importação com a comunicação entre as etapas do comex. Vamos lá?

O importador e o despachante em sintonia

No fechamento de uma negociação com o fornecedor de fora, o importador recebe vários documentos e informações que vão oficializar a importação, como a invoice (fatura comercial) e informações do embarque em geral. Simultaneamente, o importador já pode ir realizando a gestão do processo para antecipar algumas etapas.

É importante que assim que receber essa documentação, o importador já compartilhe esses dados com o despachante, para que o mesmo verifique o quanto antes as necessidades primordiais da importação, como geração prévia de L.I, monitoramento de datas dos embarques, entre outros dados. O quanto antes o despachante for comunicado, mais tempo ele terá para preparar os registros junto aos órgãos do governo. Acelerando assim a comunicação entre as etapas do comex.

Algumas tradings companies possuem o despacho dentro da própria empresa. Isso pode facilitar muito a vida do real importador da mercadoria, uma vez que 100% dos serviços prestados estão no poder de uma única empresa, evitando trocas de e-mails e telefonemas para follow-ups.

Pensando no lado do despachante, ele deve acompanhar várias informações em plataformas distintas, e se não houver organização para esse acompanhamento, as coisas podem desandar. Esses são alguns dados que o despachante deve acompanhar, na maioria dos casos:

Datas dos embarques e suas previsões

Além de ser comunicado pelo importador e muitas vezes pelo agente de carga, o despachante pode acompanhar essas informações através do Siscarga e Mantra, onde terá uma visão geral do que está acontecendo no embarque.

Necessidade do Licenciamento de Importação

Em muitos casos a necessidade desse documento ocorre previamente ao embarque. Uma comunicação rápida entre fornecedor, importador e despachante poderá trazer vantagens nesta operação. O deferimento da L.I também deve ser monitorado e respondido em tempo hábil ao importador.

Registro da D.I.

Além de respeitar os prazos para registro deste documento (zona primária 90 dias e zona secundária 120 dias), o despachante deve monitorar a parametrização e o canal, para após registro efetivo da D.I, ocorrer o devido comunicado à trading/importadora. Em seguida, essa deve comunicar ao real importador da mercadoria, para que prossiga com a entrada da nota e suas mercadorias em seu estoque. Com isso, os processos de importação seguem com maior fluidez devido a comunicação entre as etapas do comex.

Vale frisar que estamos comentando sobre uma empresa que importa para terceiros (operação de trading) e não sobre o importador direto. Um importador direto também pode aproveitar da comunicação com o despachante, para renovação de estoque, programação de vendas, etc.

Como o Conexos Cloud pode te ajudar na comunicação entre as etapas do comex

No mercado atual existem plataformas que podem realizar o controle dessa comunicação, na maioria das vezes sem interferência humana. Esse é o caso do Conexos Cloud, um ERP completo para a gestão empresarial, especializado em comércio exterior e que atende as 3 modalidades de importação, seja para uma trading company, uma comercial importadora ou um despachante aduaneiro. Dentro do CONEXOS, pode-se trabalhar de forma integrada nos 3 tipos de negócio em uma única plataforma e ainda alimentar o portal de follow-up nativo do próprio ERP, para monitoramento das importações.

Agora que você já sabe que a comunicação entre as etapas do comex é um fator importante para a otimização dos processos, conheça o que podemos oferecer! Solicite um contato interativo e tire todas as suas dúvidas.