4 dicas de gestão para ajudar no departamento de comércio exterior

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A gestão do departamento de comércio exterior envolve uma série de conhecimentos por parte do responsável pela área. É um setor que trabalha com muitas leis, normas e outros procedimentos burocráticos. Para atuar no segmento é indispensável estar atento às transformações do mercado, não ter medo de mudanças e ter a consciência de que o trabalho exige cuidados, conhecimentos técnicos e, claro, muita responsabilidade.

Em um departamento de comércio exterior, as transações comerciais não são tão simples quanto os processos de compra e venda. Logo, a forma de gerenciamento não deve ser similar aos demais departamentos da empresa: é necessário entender os diferenciais do setor e estabelecer uma gestão condizente a eles. Pensando nisso, apresentamos quatro excelentes dicas para ajudar você a melhorar o departamento de comércio exterior da sua empresa. Boa leitura!

1. Conheça o segmento

É amplamente conhecido o fato de que as empresas brasileiras de comércio exterior poderiam melhorar a sua competitividade de mercado. O excesso de burocracia e desconhecimento acerca das especificidades do setor ocasionam problemas na gestão de processos operacionais, inviabilizando melhores resultados. Por isso, o primeiro passo para melhorar a gestão do departamento de comércio exterior é ter conhecimento acerca das leis, regimes aduaneiros especiais oferecidos pela Receita Federal e acordos de livre comércio.

Outra dica consiste em estabelecer networking com empresários do setor, fornecedores, membros de empresas de comércio exterior e clientes. A partir disso, é possível conhecer melhor o mercado e adquirir ideias para melhorar a sua gestão.

2. Faça um planejamento estratégico

Ter um planejamento estratégico para o departamento de comércio exterior é imprescindível para garantir o sucesso das ações. As importações e importações fazem parte da cultura do negócio, e isso deve ficar evidente para todos da equipe. Ao elaborar o planejamento estratégico estabeleça as metas e objetivos desejados, defina as estratégias que serão adotadas para alcançar os objetivos, crie um plano de ação para as tarefas, monitore o ambiente interno e externo, monitore e avalie os resultados.

3. Automatize processos

A grande quantidade de processos manuais no departamento de comércio exterior por ocasionar erros constantes, demora na realização de processos, desgastes da equipe e perda de rentabilidade. Entretanto, existem uma série de tarefas que podem ser automatizadas. A automatização de processos, com o uso de tecnologias modernas e eficazes aperfeiçoam o trabalho e permite que os colaboradores tenham mais tempo para se dedicarem a funções essenciais, incluindo a parte estratégica.

4. Aprimore o seu controle de gestão no departamento de comércio exterior

Cuidar do departamento de comércio exterior demanda tempo, paciência e muito conhecimento por parte do gestor. Apesar disso, não basta conhecer o mercado, saber gerir a equipe e conhecer as demandas do departamento. Gerenciar esta área requer habilidades estratégicas, que visam o impulsionamento da empresa. Mas, infelizmente nem todos conseguem alcançar esse objetivo.

As falhas ocorrem porque é humanamente impossível conseguir acompanhar corretamente todas as ações do departamento sem o auxílio de recursos tecnológicos. Ao optar pelo uso de softwares, como ERP, os processos tornam-se mais simples. Este tipo de sistema possibilita o gerenciamento, controle e análise das atividades. O mais importante é que ele funciona de forma integrada, ou seja, abrangendo todos os departamentos da empresa.

Como a tecnologia está em constante evolução, já existe inclusive uma alternativa ao ERP, é o chamado i-ERP, conhecido por ser mais inteligente e moderno que seu antecessor. Esse novo formato utiliza recursos de inteligência artificial, capaz de identificar padrões, rastrear e prever mudanças, gerir e inovar a gestão.

Percebeu como não é tão complicado melhorar a gestão do departamento de comércio exterior da sua empresa? Claro! É preciso trabalhar bastante para que os resultados sejam positivos. Ao simplificar e otimizar os processos mais burocráticos, você ganha tempo, consegue ser mais estratégico e, assim, melhorar o ambiente de trabalho da sua equipe, fazendo com que os colaboradores fiquem, permanentemente, mais satisfeitos e motivados.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, conheça as melhores práticas para otimizar o seu setor de comércio exterior!