Blog Conexos
trading-company-x-comercial-importadora-exportadora

Quais as principais diferenças entre uma Trading Company e uma Comercial Importadora/Exportadora

Você entende quais são as diferenças entre uma Trading Company e uma Comercial Importadora/Exportadora?

Por se tratarem de modalidades de empresas que trabalham de forma principal com o mercado de comércio exterior, existem algumas dúvidas de qual é exatamente a função de cada uma.

trading-company

Nesse artigo vamos entender:

  • O que é uma Trading Company;
  • Quais as principais vantagens e desvantagens de uma Trading Company;
  • O que é uma Comercial Importadora/Exportadora;
  • Quais as principais vantagens e desvantagens de uma Comercial Importadora/Exportadora;
  • Quais as principais diferenças entre uma Trading Company e uma Comercial Importadora/Exportadora.

Continue lendo esse artigo para compreender melhor esse assunto.

O que é uma Trading Company?

A Trading Company, ou TC, é uma prestadora de serviço que tem como principal função ser facilitadora do processo de importação e exportação. Essas empresas surgem como uma intermediária entre o vendedor e comprador que se encontram em países diferentes.

A Trading tem como objetivo realizar a comercialização dos produtos nacionais no mercado internacional ou nacional, e um dos pontos principais é que esta empresa apenas faz as transações, não precisando ter relação com o produtor, somente comprando e vendendo os produtos, sendo então uma empresa independente e que pode realizar transações de diversos produtos simultaneamente.

A Trading Company também pode realizar importações e exportações por conta própria para operar como comercial importadora/exportadora.

Quais as principais vantagens e desvantagens de uma Trading Company?

Vantagens:

  • Normalmente as Tradings Companies possuem características de empresas de médio e grande porte, desta forma, oferecem mais segurança para efetuar transações comerciais;
  • Também conseguem usufruir de todos os benefícios fiscais para exportação e importação de cargas;
  • Possuem capacidade para praticar operações de alto valor;
  • Por possuírem muito conhecimento no mercado externo, com contatos e parcerias de clientes estrangeiros, conseguem assim oferecer uma melhor assessoria a clientes iniciantes e inseri-los no mercado internacional;
  • Tem um know how grande quando o assunto é importação e exportação, não precisando a empresa contratante dispor de conhecimento ou mão de obra.

QUAIS AS VANTAGENS DE IMPORTAR POR UMA TRADING

Desvantagens:

  • Para iniciar esse tipo de empresa, é necessário um capital mínimo de alto valor para constituí-la;
  • Todos os riscos relacionados às operações de transações das mercadorias são de responsabilidade da Trading;
  • O processo burocrático é bem mais extenso e também é necessário registro especial para serem permitidas a exercer a comercialização no exterior.
montar uma trading

O que é uma Comercial Importadora/Exportadora?

As Comerciais Importadoras ou Exportadoras trabalham prioritariamente com a importação ou exportação direta. Nesse caso, essas empresas fazem a sua importação/exportação e revendem internamente ou externamente por conta própria.

Essas empresas devem possuir ampla competência em questões do mercado internacional e bom relacionamento com clientes e estabelecimentos no estrangeiro.

Quais as principais vantagens de uma Comercial Importadora/Exportadora?

Vantagens:

  • Não precisa de capital mínimo para ser originada e também deve seguir as conformidades e legislação de qualquer empresa comercial;
  • Pode realizar operações de importação ou exportação nos mercados interno e externo;
  • Pode utilizar os benefícios fiscais para importação ou exportação de mercadorias.

Desvantagens:

  • Comerciais Importadoras/Exportadoras atuam em uma proporção bem menor que uma Trading Company, portanto seu reconhecimento internacional também é bem menor;
  • Possui responsabilidade por todos os riscos que envolvem a transação de mercadorias com o exterior;
  • Necessário um investimento em um setor interno de importação ou exportação, com mão de obra qualificada e experiente.

Quais as principais diferenças entre uma Trading Company e uma Comercial Importadora/Exportadora?

Dentre as principais diferenças entre esses tipos de empresa, podemos destacar a modalidade de serviços prestados: enquanto a Trading foca suas atividades de importação e exportação como intermediária de algum cliente, a Comercial Importadora/Exportadora apenas realiza operações para si para que possa fazer a venda e distribuição dessas mercadorias.

É importante observar que para a legislação brasileira existem dois tipos de comercial importadora/exportadora, uma delas é a Trading. Porém, para que uma empresa possa ser oficialmente uma Trading Company ela precisa possuir o Certificado de Registro Especial.

Para receber esse documento a empresa precisa ser uma S/A e ter um capital mínimo definido pela legislação básica da modalidade. As demais comerciais importadoras/exportadoras são regidas pelo Código Civil Brasileiro e para realizar suas atividades de importação e exportação precisam estar habilitadas na Receita Federal.

Na linha da tributação, não existem diferenças entre as duas modalidades. Tanto a Trading Company quanto a Comercial Importadora/Exportadora possuem os benefícios fiscais para o Imposto sobre Produtos e Industrializados (IPI), para as Contribuições Sociais e para o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Entendeu melhor como identificar as diferenças entre uma Trading e uma Comercial Importadora/Exportadora? Compartilha esse artigo com algum amigo que também precisa. 

Ah, não esquece de se inscrever na nossa newsletter para receber toda semana conteúdos novos como esse.

Conexos Solução em Comércio Exterior

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário