Blog Conexos

DU-E: como reduzir o tempo de elaboração?

Voiced by Amazon Polly

Primeiro vamos relembrar o que é a DU-E

A Declaração Única de Exportação consiste em um documento eletrônico que define o posicionamento da operação de exportação e auxilia o despacho aduaneiro de exportação. Compreende informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística. Assim, a DU-E busca adequar o controle aduaneiro e administrativo ao processo logístico das exportações, de maneira a realizá-los de forma eficaz e segura, sem causar atrasos desnecessários ao fluxo das exportações.

A DU-E, está integrada com a Nota Fiscal Eletrônica e garante melhor rastreabilidade e controle das operações. Portanto, reduz pelo menos 60% no número de informações prestadas. As informações para preenchimento da DU-E serão importadas a partir do XML da nota fiscal, não sendo mais permitido cartas de correção para diversos campos da nota. Por isso, a importância da inserção de dados corretos e sistemas sempre atualizados. Caso seja detectado algum erro na nota a empresa terá de reemiti-la.

Ainda assim, com as mudanças para simplificar os processos surgem dúvidas de como elaborar esse novo procedimento. Então preparamos um passo a passo para ajudá-lo.

Após essa leitura você irá aprender como reduzir o tempo de elaboração da sua Declaração Única de Exportação tornando esse processo mais ágil.

Conexos Cloud e Siscomex Web

SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior. É um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.

O Portal Único Siscomex é uma iniciativa de reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro. Com essa reformulação, busca-se estabelecer processos mais eficientes e integrados entre todos os intervenientes públicos e privados no comércio exterior.

O Conexos Cloud possui integração nativa com os sistemas Siscomex Web, Siscomex Carga e Siscomex Mantra pelo módulo de Despacho Aduaneiro, que permite o controle simultâneo de grandes volumes de dados e a centralização das informações. Isso aumenta a precisão nos processos de geração, exportação e importação dos registros, pois os controles manuais são eliminados, assim como o retrabalho, já que há uma relevante redução das possibilidades de falha humana inerentes aos processos de trabalho gerados no setor. 

Plano Secreto de Exportação do Conexos Cloud

O Conexos Cloud possui dupla via de comunicação com o Siscomex Web, exportando (para registro) e importando LI, DI, DA, DSI, LIDSI, DU-E, entre outros. Oferecemos um avançado módulo de robôs, que integrado a este módulo pode tornar o fluxo de processos extremamente automatizado, reduzindo custos, falhas humanas e principalmente gerando valor para seu fluxo operacional. 

O Plano Secreto de Exportação possui ferramentas que solucionam problemas e agilizam todas as etapas das operações de exportação. Nossos robôs proporcionam gerenciamento completo dos documentos de exportação, além de total controle financeiro, de comissões, embarques, pagamentos e recebimentos. Assim, oferecemos tecnologia e agilidade a empresas exportadoras e a toda a cadeia de prestadores de serviços que atuam na assessoria desse tipo de processo. 

E como é esse registro de DU-E via software?

De forma automática, o sistema gera toda a documentação necessária à exportação, como Invoice, PL, instruções de carregamento, entre outras, e transmite o certificado de origem eletronicamente. Após a emissão dos documentos originais, o robô de tracking do envio dos documentos por Courrier é acionado, gerando visibilidade aos analistas do processo de exportação até a chegada da mercadoria ao destino final, para instruir o cliente no exterior quanto aos procedimentos aduaneiros nos portos de destino.

O sistema faz o controle da retirada do container e alerta os envolvidos por e-mail de que a carga está em separação. O Conexos Cloud também auxilia o cliente na programação e transporte com a empresa transportadora, enviando alertas sobre a entrega da carga no porto. Depois, a emissão e homologação da NF-e Exportação e o DU-E são executados com apoio de nossas ferramentas, e monitorados automaticamente. A carga é entregue no porto, dentro do deadline da escala escolhida, e nossos robôs alertam sobre o risco de Detention.

No embarque, o sistema envia e-mails informando aos envolvidos que o produto foi embarcado e que o navio saiu do porto de origem. No decorrer de todo o processo de logística internacional, os robôs de rastreamento de container monitoram desde a entrada do container no porto de origem até a chegada da mercadoria ao porto destino, incluindo a devolução do container vazio.

Dispense gastos desnecessários com atividades manuais

Com o módulo de Despacho Aduaneiro e Comércio Exterior Exportação do Conexos Cloud você vai ter uma visão ampla dos seus processos de exportação, tendo as informações necessárias para fazer uma gestão mais eficiente.

Além de ajudar no gerenciamento da empresa, é possível registrar e enviar a DU-E dentre outros documentos através dos robôs inteligentes, permitindo que foquem o intelectual humano em outras atividades, oferecendo uma maior eficiência, rapidez e organização de alguns dos processos internos de sua empresa. Ele também diminui desperdícios, tanto de tempo e energia na hora de fazer esta gestão.

Um bom controle de todo o processo de exportação também pode se tornar uma vantagem competitiva para a sua empresa. A medida em que todo o fluxo que demoraria horas sendo feito manualmente por meio de tabelas, pode ser feito em segundos, temos mais resultado em menos tempo, ou seja, mais agilidade, mais retorno! Se quer saber mais sobre o Plano Secreto de Exportação e demais funcionalidades do Módulo de Despacho Aduaneiro entre em contato conosco, solicite agora sua demonstração.

César Schroeder

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário