Blog Conexos
Sistema

DUIMP: o que muda no seu Software em 2021

“A DUIMP está valendo hoje? Amanhã mesmo o software de gestão da sua empresa já está preparado para recebê-la! É assim que tem que ser!”

DUIMP
Imagem de Dirk Wouters por Pixabay

SUMÁRIO

  1. DUIMP: o que muda no seu Software de Comércio Exterior em 2021
  2. Custo
  3. Tempo de Adaptação
  4. Integração
  5. Software em Cloud

Com a aproximação do lançamento da DUIMP, uma série de atualizações se faz necessária e, pelo andar da carruagem, a esta altura, urgente! A começar pelas atualizações que serão imprescindíveis no seu Software de Comércio Exterior.

O projeto piloto da Declaração Única de Importação já está em andamento há tempo suficiente para que o mercado venha se adaptando às mudanças trazidas pela implantação deste novo modo de gerir e lidar com as informações e processos do Comércio Exterior

Embora a complexidade das transformações trazidas pela DUIMP seja grande, suas potencialidades são, senão tão grandes quanto, minimamente compatíveis. 

Por isso mesmo, uma boa parcela de empresas e profissionais do Comércio Exterior está ainda em processo de preparação e adaptação para encarar as mudanças trazidas pela DUIMP, esforço que, de certo, vale muito a pena.

De fato, em função de se manterem competitivas no mercado, empresas terão, realmente, que buscar constantemente evolução e adaptação às novas exigências oficiais, tanto quanto às exigências oriundas do desenvolvimento tecnológico e das necessidades geradas por elas

De forma prática, algumas das principais mudanças a serem observadas dizem respeito às melhorias e adaptações nos softwares de Comércio Exterior.

DUIMP: o que muda nos Softwares de Comércio Exterior

  • CUSTO

Com a alteração em atividades do dia a dia, como o processamento feito anteriormente à chegada da carga; implantação de ferramenta de controle de cotas para Licenças de Importação no módulo LPCO; tributos pagos indevidamente com restituição automatizada; consulta simplificada via navegação das árvores NCM para verificação de Tratamento Tributário e Administrativo, dentre outras, a primeira mudança que a DUIMP implica é custo.

Para a grande maioria dos softwares de comércio exterior, haverá a necessidade de cobrança pelas adaptações trazidas pela DUIMP, que serão absolutamente necessárias.

Portanto, a primeira alteração será, via de regra, no custo do seu software de Comércio Exterior. 

Ao passo que a grande maioria dos softwares vai cobrar pelas adaptações necessárias à DUIMP, uma das principais vantagens do CONEXOS CLOUD é bater de frente justamente com este ponto!

Nosso software vem sendo preparado e adaptado para receber de pronto todas as atualizações que vem por aí, de modo que todas elas serão feitas sem custo algum para nossos clientes e parceiros. 

Em outras palavras: com o Conexos Cloud, a DUIMP sai de graça e ainda com a garantia do sistema mais completo e robusto do mercado. 

Afinal, para uma transformação tão complexa e séria quanto a DUIMP, o mais importante é a garantia de que tudo vai continuar funcionando. 

DUIMP
Imagem de RoboAdvisor por Pixabay

E, se possível, não apenas funcionando mas absorvendo os impactos positivos de toda esta transformação. 

Ou seja: funcionando da melhor forma possível, a fim de se obter os melhores resultados possíveis!

Por isso, softwares completos e robustos são, de fato, o caminho mais seguro e com o melhor custo benefício possível para a DUIMP. 

Afinal, seu grande objetivo é, antes de mais nada, maior simplicidade e segurança nos processos de Importação.

Até porque, como já se sabe, em grande escala, as transformações trazidas pelo lançamento da DUIMP fazem parte do futuro da economia brasileira, uma vez que tem impacto direto no PIB do país

  • TEMPO DE ADAPTAÇÃO

Outro ponto muito importante acerca do que deve mudar nos softwares de Comércio Exterior com a chegada da DUIMP é o tempo de adaptação. 

Muito embora já se especule acerca da DUIMP há uns bons anos e se tenha conhecimento de sua aproximação, nem todos os softwares de Comércio Exterior estão preparados para o lançamento da Declaração de Única de Importação, trazendo todas as mudanças necessárias

Por isso, além de um software robusto e completo, o ideal é contar com um sistema de comércio exterior que esteja pronto para receber a DUIMP sem que isso pese no bolso!

“Ah, a DUIMP está valendo hoje? Amanhã mesmo o software de gestão da sua empresa já está preparado para recebê-la! É assim que tem que ser!”

Claudenir Scalzer, CEO Conexos 

Inclusive, diferente da grande maioria dos softwares disponíveis no mercado, o Conexos Cloud não terá custo extra algum para seus usuários após as implementações das mudanças da DUIMP

  • INTEGRAÇÃO 

A necessidade de integração com outros softwares sempre foi basilar para a grande maioria das empresas do mercado de Comércio Exterior, haja vista o exemplo de integrações com o SAP

Portanto, é simplesmente fundamental que seu software de Comércio Exterior seja eficaz e seguro caso precise fazer integrações com outros sistemas.

Empresas de softwares grandes e robustos, como o Conexos Cloud, tem em seu DNA a consciência da importância de atualizações no sistema tanto quanto suporte aos usuários

Até porque os sistemas são automatizados e os robôs extremamente eficazes, mas o suporte aos usuários é muito importante para criar uma relação de segurança e produtividade entre o sistema e seus usuários.

A facilidade aos dados e informações dos softwares também deve ser um fator a se considerar após o lançamento oficial da DUIMP, haja vista as vantagens de sistemas intuitivos e funcionais.

A centralização de informações e a facilidade de acesso a elas são alguns dos principais objetivos da DUIMP, portanto, contar com softwares que facilitam este acesso, que facilitam a integração com outros sistemas, que fornecem Apps, Follow Up e um bom suporte, é fundamental!

DUIMP: software em cloud para melhor aproveitamento da Declaração Única de Importação

Imagem de Bethany Drouin por Pixabay

Software em Cloud

Uma das primeiras e principais vantagens na utilização de um software de gestão em Cloud para se adaptar à DUIMP é que, invariavelmente, os sistemas em Cloud passarão a ser ainda mais eficazes do que já são hoje.

Por quê?

Uma das principais razões para isto é a aproximação da Era 5G: já há bastante a tecnologia de Cloud vem sendo usada e aprimorada ao redor do mundo todo.

Sendo a qualidade da internet um dos principais elementos, para não dizer o principal, quando se trata de um software em Cloud, a aproximação da Era 5G apenas atesta o quanto esta tendência tende a se intensificar num futuro bem próximo.

A começar, é claro, pela DUIMP: oriunda de uma série de necessidades e causando uma série de transformações no Mercado de Comércio Exterior, impactando diretamente a vida dos profissionais da área e indiretamente a economia do país, como um todo, o lançamento da Declaração Única de Importação tende a intensificar as vantagens em se ter um software em Cloud para gestão. 

Pensando em todos estes pontos, disponibilizamos a seguir nosso material gratuito feito especialmente para o lançamento da DUIMP e entendimento de suas principais demandas em relação a softwares. 

Confira a live O SEU SISTEMA ESTÁ PREPARADO PARA A DUIMP? e aproveite para entender melhor as necessidades de um software de comércio exterior para receber a DUIMP!

SOFTWARE PARA DUIMP

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário