Entenda a importância da NCM, seu significado e como evitar erros

Tempo de leitura: 4 minutos

Com o objetivo de facilitar o comércio internacional de mercadorias, a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) trouxe consigo muitos benefícios. Porém, o uso indevido da codificação pode gerar multas e grandes prejuízos no cálculo dos impostos, por exemplo! Conhecendo melhor a importância da NCM, você pode melhorar e muito os seus trâmites.

Continue lendo este artigo e veja a importância da NCM em seu processo de importação!

O que é e qual a importância da NCM?

A NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) surgiu no Brasil em 1995 e teve como base a SH (Sistema Harmonizado) que é um método Internacional de Classificação de mercadorias.

Criada para categorizar todas as mercadorias no mundo, seu objetivo é a unificação dos produtos através de códigos para facilitar a comercialização internacional.

O código da NCM é composto por 08 dígitos que são organizados da seguinte forma:

Além dos benefícios citados sobre a padronização na circulação de mercadorias pelo mundo, devemos ter bastante atenção quanto à importância da NCM pois, é através dela que é possível saber os custos, exigências fiscais e administrativas para um processo de importação seguro.

Outro fator importante é saber que a NCM da mercadoria é que define a tributação de impostos como:

Um produto classificado de forma inadequada, traz implicações como o cálculo indevido das alíquotas e em alguns casos a devolução da mercadoria ou a retenção alfandegária.

Sem contar que o erro pode prejudicar a saúde das operações uma vez que os benefícios fiscais e as aplicações de substituição tributária, reduções e isenções, utilizam esse código para os cálculos.

Como você pode evitar erros e multas na NCM?

Agora que entendemos para que serve, quais os riscos em uma utilização errônea e a importância da NCM, podemos tratar este assunto com mais cautela seguindo algumas dicas:

Como a tecnologia pode ajudar na verificação e atualização da NCM nos produtos?

Citamos algumas dicas que podem evitar possíveis erros de NCM e suas implicações, porém, essas verificações manuais podem lhe demandar tempo e, pode ser passível a falhas humanas.

O Conexos Cloud, um sistema desenvolvido para atender empresas atuantes no comercio exterior, possui automações como a integração com Convertec da InfoConsult, que monitora e atualiza automaticamente qualquer alteração na NCM, como as alíquotas, por exemplo.

Automações como essa lhe trazem a segurança de que as informações contidas em seu sistema estarão sempre atualizadas, que as tributações de suas mercadorias estão acontecendo da maneira correta e que os benefícios fiscais e substituições tributárias estão sendo legalmente cumpridos!

Gostou de saber da importância da NCM e como o Conexos Cloud pode ajudar em seus processos? Então entre em contato conosco para uma conversa mais aprofundada do que podemos oferecer.