Estados que mais importam no Brasil: conheça o ranking dos últimos 10 anos

Tempo de leitura: 3 minutos

Desde a abertura para o comércio mundial, na década de 90, o Brasil vem se tornando uma grande potência para investimentos tanto no âmbito da importação como na exportação, esta última representada principalmente pela comercialização de produtos como minério de ferro, soja, etc. Os chamados commodities. Assim, os estados que mais importam atuam com papel essencial nesses processos.

Conheça mais neste post sobre o contexto das importações brasileiras e um ranking dos estados que mais importam no Brasil!

Contexto brasileiro no comércio internacional

Apesar de estar entre as dez maiores economias do mundo, nosso país ainda apresenta baixo desempenho no comércio mundial, responsável por apenas 1,1% da movimentação de produtos no mundo.

Todavia, o Brasil é forte nas importações, e entre os principais fornecedores de produtos para nós figuram países como China, Estados Unidos e Alemanha. A importação no país sempre esteve em alta e depende de muitos fatores para ser realizada com lucros, como taxa de câmbio, poder de negociação do comprador, qualidade de produto importação, regimes especiais, como o Drawback, que facilita a importação de insumos com isenção e suspensão de tributos e, claro, os benefícios fiscais de alguns estados brasileiros.

Mas quais estados que mais importam e se destacam no comércio exterior brasileiro? Temos um país enorme se pensarmos territorialmente, mas você vai notar neste artigo que o volume de importação se concentra nos mesmos estados há muito tempo. Separamos abaixo os top 10 dos estados que mais importam nos últimos 10 anos, e como foram os números de 2017, ano totalmente atípico politicamente, o que impacta e muito nas negociações mundiais. Prepare sua concentração, pois os números são grandiosos.

Todos os dados foram retirados do MDIC.

Os 10 estados que mais importam no Brasil nos últimos 10 anos

Fizemos um levantamento buscando números desde o ano de 2007 até 2017 para entender quais os estados com maior volume de importação por US$. O estado que encabeça a lista de todos os anos é São Paulo.

São Paulo ou, como muitos dizem, a Nova Iorque do Brasil, é o principal polo de grandes negociações no país e lidera o número de importações desde 2007 até os dias atuais. O maior volume registrado foi de US$ 89.763.119.696,00 no ano de 2013. Nas demais posições, tivemos várias oscilações no decorrer dos anos. Acompanhe nas tabelas abaixo cada ano e suas respectivas movimentações:

Estados que mais importam no Brasil 2007

Estados que mais importam no Brasil 2008

Estados que mais importam no Brasil 2009

Estados que mais importam no Brasil 2010

Estados que mais importam no Brasil 2011Estados que mais importam no Brasil 2012Estados que mais importam no Brasil 2013Estados que mais importam no Brasil 2014Estados que mais importam no Brasil 2015Estados que mais importam no Brasil 2016Estados que mais importam no Brasil 2017Observação: Em 2017 o mês de dezembro não foi contabilizado.

Podemos notar a força de São Paulo em todos os anos. Outro ponto interessante que podemos observar é a queda do Espírito Santo, ano a ano, que em 2007 estava na 6ª posição e em 2017 foi para 10ª posição. Essa queda pode ter sido influenciada pelo “fim” do Fundap.

Em contrapartida o estado de Santa Catarina foi o que teve maior ascensão. Em 2007 o estado era apenas o 9º colocado, atualmente é o 2º estado com maior volume de importação no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo.

Estados como Rio de Janeiro que esteve por muitos anos na cola de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná figuram hoje nas posições 3º, 4º e 5º lugares, sempre se alternando.

Gostou dos dados aqui apresentados? Eles são importantes para entendermos melhor o cenário que nosso país ocupa perante o mercado mundial, além de nos ajudar a entender melhor as economias de cada estado. Faça parte do Canal Verde, uma comunidade de profissionais de comex que buscam sempre estar a par dessas informações.