Passos essenciais para lembrar no processo de fechamento da importação

Tempo de leitura: 4 minutos

A finalização da importação exige alguns cuidados essenciais para que as mercadorias possam chegar ao seu destino final sem equívocos ou atrasos no processo fechamento da importação.

Saiba, agora, quais são os passos necessários para evitar problemas e entenda como um sistema especializado em Comex pode ser a solução definitiva para garantir o sucesso do processo de fechamento da importação.

Conheça os passos essenciais para o processo de fechamento da importação

Passo 1: conferir a documentação de liberação do Despacho Aduaneiro

Os primeiros cuidados necessários para garantir o êxito das operações de importação estão relacionados à conferência da documentação que libera o Despacho Aduaneiro.

Entre esses documentos, estão:

  • o Certificado de Origem;

  • o documento de Romaneio de Carga (ou Packing List);

  • o documento de Conhecimento de Carga, na classificação adequada;

  • a Fatura Comercial, devidamente preenchida e assinada.

Quando os procedimentos prévios referentes ao Despacho Aduaneiro não são realizados da maneira correta, os prejuízos no processo de fechamento da importação são enormes, incluindo o pagamento de multas.

Passo 2: valide as licenças de importações que podem existir para tal operação

Nesse ponto lembre-se da L.I. e quais órgãos e tratativas devem ser tomadas nas operações, também não se esqueça das quotas.

Passo 3: garantir a emissão da Declaração de Importação

A Declaração de Importação (DI) é uma das responsabilidades que merece mais atenção por parte dos importadores, pois trata-se do procedimento que marca o início do desembaraço aduaneiro. É preciso evitar erros e ter exatidão na prestação de informações sobre a natureza fiscal, comercial e cambial das mercadorias importadas.

Tanto o registro quanto a emissão de extrato e a consulta sobre os 21 tipos de DI são realizados pelo importador de maneira online, na plataforma WEB do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX). A inconsistência no fornecimento dos dados exigidos acarreta a suspensão da emissão da DI, inviabilizando a sequência do processo de fechamento da importação.

Além disso, na existência de erros, os importadores estão sujeitos a notificações, multas e outras sanções penais.

Passo 4: emitir o Comprovante de Importação

Assim que o desembaraço aduaneiro for efetivado, os importadores poderão proceder à emissão do Comprovante de Importação (CI), dando sequência ao processo de fechamento da importação.

Apenas nos casos de despacho de mercadorias com entrega fracionada é que o CI passa a ser emitido no fim do processo.

Entretanto, embora a emissão do CI constitua um procedimento muito importante no processo de fechamento da importação, ele não substitui as demais obrigações dos importadores relativas à documentação fiscal exigida em lei.

Uma vez que o cumprimento de todas as etapas para a finalização da importação pode se tornar um enorme desafio operacional para os importadores, é fundamental investir na utilização de um sistema de gestão especializado em importações.

Passo 5: contar com um sistema de gestão integrado ao Siscomex

O uso de um sistema com tantas funcionalidades quanto o SISCOMEX WEB exige o suporte de um sistema ERP integrado a essa plataforma. Assim, é possível agilizar a troca de informações e ter maior controle sobre as operações logísticas referentes ao processo de fechamento da importação.

De fato, por meio de um sistema ERP especializado e integrado ao SISCOMEX é possível agir com eficiência desde as etapas iniciais, referentes ao cadastro e envio de documentação, até o acompanhamento da entrega das mercadorias.

Entenda como um sistema ERP pode otimizar o processo de fechamento da importação

De maneira cada vez mais abrangente, a automação está transformando a condução do processo de fechamento da importação. Graças ao uso de sistemas ERP desenvolvidos especificamente para atender as demandas do SISCOMEX WEB, a redução de custos e a agilidade na resolução de problemas são algumas das vantagens presentes na rotina de gestores e importadores.

Dessa forma, os negócios ganham em confiabilidade e coesão, sendo que a gestão de documentos e a avaliação de resultados também são impactadas de forma positiva pelo emprego da tecnologia.

Entretanto, para que o sistema ERP possa oferecer todos esses benefícios e facilitar a finalização de importações, a qualidade inquestionável das ferramentas torna-se exigência fundamental.

Agora que você já sabe qual é a importância da automatização para o êxito no processo de fechamento da importação, saiba quais são cuidados necessários ao adquirir um software ERP!