Blog Conexos

Exportação de carne bovina no Brasil, como funciona?

Voiced by Amazon Polly

A exportação de carne representa cerca de 3,47% das exportações totais, sendo o 6º produtos mais exportado do Brasil. 

A indústria da carne é muito importante para a economia do nosso país, tornando o Brasil grande destaque na exportação deste alimento.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Nabih Amin El Aouar, o Brasil já é o maior exportador de carne bovina desde 2004 e tem o maior rebanho comercial. Se o cenário se mantiver, até 2025, poderá se tornar também o maior produtor de carne do mundo.

Como foi a exportação de carne no ano de 2019?

Em 2019, a exportação de carne bovina bateu recorde em volume e faturamento.

Segunda ABIEC, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, foram negociadas 1,5 milhão de toneladas, movimentando US$ 6,54 bilhões no último ano.

Dentre os principais destinos das exportação de carne bovina, podemos destacar:

China
Hong Kong
Egito
Chile
Emirados Árabes

Impacto do Coronavírus nas exportações de carne bovina em 2020

Apesar do Brasil ter apresentado um aumento nos primeiros meses de 2020 em relação a 2019, com o alastramento da pandemia, principalmente na China, principal cliente, as exportações de carne perderam um pouco a força.

A China (principal destino das exportação de carne bovina) foi a grande protagonista quanto ao início da pandemia, afinal foi a cidade de Wuhan a primeira a relatar casos de Coronavírus.

Depois da liberação gradativa para a volta do comércio exterior, o Brasil continuou enfrentando alguns problemas. Em agosto deste ano lotes de carne bovinas exportadas para a China, testaram positivo para o COVID-19, isso também fez com que as exportações desaceleraram ainda mais.

Ainda sim, no primeiro semestre do ano, a atividade se mostrou uma das principais potências econômicas do Brasil, alcançando o 5º lugar na lista de produtos mais exportados.

Dentre os principais destinos das exportação de carne bovina em 2020, podemos destacar:

China
Hong Kong
Egito
Chile
Rússia

De onde vem toda essa produção de carne?

Mato Grosso é o maior produtor de carne bovina do Brasil. O estado produziu 18,65% da oferta da proteína no ano de 2019. 

Em seus boletins semanais, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária destaca o aumento na produção de carne bovina do Mato Grosso em 2019, que atingiu 1,52 milhão de toneladas, com avanço de 9% sobre o volume registrado em 2018, de 1,39 milhão de toneladas.

Além do Mato Grosso, outros estados se destacam pela produção de carne bovina, veja a lista:

Mato Grosso
São Paulo
Goiás
Minas Gerais
Rondônia

Gostou deste artigo? Leia nosso artigo sobre o módulo de exportação e se inscreva na newsletter para receber mais novidades.

Richard Marques

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário