Blog Conexos
FORNECEDORES INTERNACIONAIS

Fornecedores Internacionais: 5 dicas para encontrar os melhores

FORNECEDORES INTERNACIONAIS Confira como encontrar fornecedores internacionais que atendem a sua demanda sem te deixar na mão, e como diferenciar os confiáveis dos “nem tanto”.

O Comércio Exterior é um desafio constante. Se você profissional chegou agora e cheio de sonhos neste mercado, precisa entender que vai conversar com a mesma pessoa dia e noite, dia sim, outro também, às vezes por anos, sem de fato apertar a mão dela sequer uma vez na vida, sem nem saber que essa pessoa realmente “existe”.

E este é apenas um dos desafios que você vai ter que vencer quando for em busca de fornecedores internacionais

Muitos profissionais não têm ideia de por onde começar, pois muitas vezes este tema não é explorado nas cadeiras das universidades.

Não sabem se existe uma lista, um atalho ou se precisam sair ligando para câmaras de comércio procurando por contatos que irão indicar um caminho.

Esse é um dos motivos pelo qual as empresas se afastam da internacionalização e vamos falar sobre isso neste texto.

Abaixo, confira o sumário deste artigo:
  1. Presença Digital
  2. Sites especializados e redes sociais
  3. Converse com Trading Companies e Agentes de Carga
  4. Participe de eventos, feiras e missões empresariais
  5. Contratação de empresa brasileira domiciliada no país de interesse
  6. Fornecedores Internacionais: conclusão

Fornecedores Internacionais: confiabilidade em primeiro lugar

FORNECEDORES INTERNACIONAIS Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/engin_akyurt-3656355/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=4449104">Engin Akyurt</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=4449104">Pixabay</a>
FORNECEDORES INTERNACIONAIS Imagem de Engin Akyurt por Pixabay

Por que se preocupar com a reputação e confiabilidade de um fornecedor internacional?

Você pode ter a resposta na ponta da língua: “porque não posso perder dinheiro”.

Fato! Ninguém tem condições ou quer arriscar capital, mas isso não é nem de longe o único problema. 

Além do prejuízo financeiro, como confiar em um desconhecido para sua empresa poder entregar um produto no prazo e cumprir um contrato, ou ter certeza de que não está entregando seu cliente de bandeja para o concorrente quando ele for te procurar para comprar uma máquina e perceber que você não possui estoque, por exemplo?

Mas a criatividade dos maus intencionados pode ir além. 

No início de 2021 uma empresa suíça negociou USD 36 milhões em cobre e recebeu pedras de granito pintadas de tinta para que se parecessem com metal semirrefinado. 

O assunto virou caso de polícia, reclamações na Câmara de Arbitragem Britânica contra o exportador e processos nas varas cíveis e criminais, mas até agora quem amargou sozinho o prejuízo integral foi o comprador.

Fornecedores Internacionais: dicas para encontrar os melhores

FORNECEDORES INTERNACIONAIS Imagem de <a href="https://pixabay.com/photos/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=1150062">Free-Photos</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=1150062">Pixabay</a>
FORNECEDORES INTERNACIONAIS Imagem de Free-Photos por Pixabay

A mais fácil das dicas é contratar uma empresa que seja especializada nisso. 

Existem empresas que prestam o serviço de encontrar fornecedores internacionais. Elas possuem representantes nos países de origem que visitam feiras, vão a eventos ou simplesmente estão a alguns minutos de distância, no mesmo fuso horário do exportador e falam o idioma local: fatores importantes e que ajudam muito na agilidade e assertividade da busca.

1. Presença Digital

Ter um bom site, um perfil bem organizado no LinkedIn, Instagram, Facebook ou qualquer outra rede vai fazer com que os buscadores encontrem sua empresa.

Os fornecedores de serviços e produtos pelo mundo costumam buscar clientes pela internet com palavras-chave, e se sua empresa estiver bem visível ela certamente será encontrada.

2. Sites especializados e redes sociais

Portais especializados, como o Alibaba (que funciona como o Mercado Livre, mas voltado para o Comércio Exterior), são uma excelente maneira de encontrar fornecedores no exterior.

A gigante chinesa (que também é detentora do AliExpress) ainda oferecem proteção para os compradores e atendimento em diversos idiomas de dar inveja aos outros sites de e-commerce.

Além desse, o LinkedIn é a rede social profissional mais consolidada do mundo e quase não possui concorrente, então, dificilmente seus futuros fornecedores internacionais não terão uma página lá, te dando acesso rápido e fácil aos representantes dele.

3. Converse com Trading Companies e Agentes de Carga

Se você já atua no Comércio Exterior certamente já recebeu uma ligação de alguém da área comercial de um Agente de Cargas, uma Trading Company ou um terminal de cargas. 

O que normalmente o vendedor não te fala no primeiro contato é que ele tem um banco de dados recheado de empresas que exportam para o Brasil, e com muitas delas ele já possui contato praticamente diário.

Os Agentes de Carga, por exemplo, possuem escritórios nos países de origem (próprios ou de parceiros), que também podem te auxiliar na hora de fazer uma inspeção, resolver um conflito ou mesmo para encontrar fornecedores internacionais para sua empresa. 

Abuse deste relacionamento.

4. Participe de eventos, feiras e missões empresariais

Se o que sua empresa procura é apertar a mão de quem vai fazer negócio com ela e você quer ver um produto fisicamente antes de fazer a compra ou ainda reunir muitos exportadores em um só lugar: as feiras, eventos e missões empresariais são o caminho certo.

Com apenas uma viagem você pode visitar uma feira como a Canton Fair, por exemplo, que acontece anualmente na China, e ter acesso a mais de sessenta mil stands (de acordo com o website do evento).

Em razão da pandemia de Covid-19, diversas feiras e eventos se adaptaram e criaram uma experiência virtual, tornando possível que um comprador visite diversos stands sem sair de casa e converse com um representante na hora, ao vivo. A própria feira de Cantão é uma delas.

5. Contratação de empresa brasileira domiciliada no país de interesse

Outra opção é contar com as empresas de inspeção que são domiciliadas na origem e vendem o serviço de análise do produto antes do embarque ou pagamento.

Empresas brasileiras importadoras de artigos de moda utilizam muito desta ferramenta para atestar que os produtos que foram exibidos no mostruário ou fotos são de mesma qualidade daquele que é embarcado.

Neste caso, a empresa de inspeção possui especialistas em diversas áreas, muitas vezes engenheiros, que podem atestar qualidade, falsificações, vícios de fabricação e todo tipo de inconsistência entre o pedido e a entrega.

6. Fornecedores Internacionais: conclusão

O Comércio Exterior é necessário porque nenhuma nação do mundo é autossuficiente e, assim como diversas outras áreas, o Comex pode contar com a tecnologia para encurtar distâncias e tornar próximo quem está a milhares de quilômetros.

Com um pouco de boa vontade, algum capital e as dicas acima, uma pessoa física, um pequeno, médio ou um grande empresário podem se tornar mestres na operação e comercialização de produtos importados com um pouco mais de facilidade.

E você, já conhecia essas dicas de como encontrar fornecedores internacionais?Não perca a oportunidade de conhecer o software da Conexos, e conte com um time apaixonado pela automatização dos processos de importação e exportação. 

Quer saber mais sobre o tema Importação?

Então baixe nosso e-book Processos de Importação
PROCESSOS DE IMPORAÇÃO
E-BOOK TUDO SOBRE PROCESSOS DE IMPORTAÇÃO

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário