Blog Conexos
freight forwarder

Entenda qual o papel do Freight Forwarder (transitário de carga)

O comércio internacional traz grandes oportunidades de negócio. Porém, todos os trâmites burocráticos envolvidos podem intimidar alguns gestores. Nesse cenário, surge o conceito de freight forwarder, também conhecido como transitário de carga.

Facilitando as transações entre empresas de diferentes países, esses transitários exercem um papel fundamental na maioria dos fretes negociados pelo mundo. Para que você entenda melhor as funções principais do freight forwarder e sua importância no comércio exterior, preparamos este artigo. Confira!

O que é freight forwarder

O freight forwarder pode ser uma pessoa física ou jurídica. Especializado em prestar serviços relacionados ao transporte de mercadorias, ele atua como um mediador entre embarcadores, transportadoras e outros fatores envolvidos nas operações de comércio internacional.

Em geral, o transitário de carga está habilitado a realizar um trabalho completo, que vai desde a retirada das mercadorias até sua chegada no destino final. Ele também fornece equipes formadas por profissionais de diversas especialidades, como o despachante aduaneiro.

Sua função pode variar de acordo com a legislação de cada país. No Brasil, esse agente opera por conta e ordem do embarcador e sua remuneração corresponde ao percentual predefinido do valor pago no frete.

As atividades exercidas por empresas de freight forwarder possuem um grande impacto nos resultados da contratante. Portanto, a contratação deve ser feita com cuidado.

Serviços prestados pelo transitário de carga

Normalmente, as empresas de freight forwarder oferecem uma ampla gama de serviços a serem prestados, sendo que grande parte deles auxilia na gestão de processos logísticos.

Os principais são:

  • auxílio na escolha do modal mais adequado;

  • orientação sobre a embalagem, rótulos e marcações;

  • consultoria sobre as normas e regimes tributários;

  • reserva de espaço nos veículos transportadores;

  • emissão da documentação necessária;

  • organização dos documentos e produtos;

  • liberação de despacho e liberação de cargas;

  • negociação de ofertas e preços;

  • consolidação da carga, em casos mais específicos.

Importância da sua atuação para o comércio exterior

Contratar uma empresa de freight forwarder traz grandes benefícios para organizações que operam no comércio exterior. As mercadorias passam a ser transportadas com qualidade e eficiência e, simultaneamente, o gestor economiza seu tempo e pode se dedicar a outras atividades mais importantes.

Além disso, por contar com uma equipe especializada no assunto e com anos de experiência, aquele que contratar um transitário de carga tem a garantia de que está tomando as decisões ideais na exportação dos seus produtos.

Outro ponto que merece destaque é a relação custo-benefício, uma vez que as taxas cobradas por esses profissionais costumam ser vantajosas, constituindo um bom investimento.

Independentemente do porte da empresa ou do tamanho da sua carga, um bom serviço de freight forwarder pode facilitar as operações de comércio exterior e ainda torná-las mais assertivas. Uma ótima alternativa para negócios que desejam exportar mas não possuem a estrutura e o know-how suficientes para tal. No entanto, é de extrema importância prezar pela contratação de um transitário confiável e reconhecido no mercado.

Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais — Facebook e LinkedIn —, para conferir mais conteúdos como esse!

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário