Conheça o i-ERP e a evolução que ele causa no software ERP

Tempo de leitura: 4 minutos

A gestão moderna teve seus padrões totalmente redefinidos entre as décadas de 70 e 80, quando as redes de computadores, ligadas a servidores, ganharam espaço nas empresas da época e possibilitam a automatização de alguns procedimentos operacionais.

Nascia, em sua forma embrionária, o que ficou conhecido como ERP. Atualmente, impulsionado pelos rápidos avanços tecnológicos, vivemos a ascensão do i-ERP.

A evolução da gestão integrada é ainda mais eficaz e consistente. Para além da transparência de dados e simplificação de rotinas, o i-ERP tem uma marcante característica: a inteligência artificial.

Neste post, você vai entender um pouco mais sobre a nova geração de sistemas de gestão e saber quais são as principais vantagens que o i-ERP pode agregar ao seu negócio. Confira e surpreenda-se!

O que é o i-ERP e no que ele difere do tradicional ERP?

O ERP, por si só, representou uma grande revolução na gestão empresarial. Ao possibilitar a integração dos diversos departamentos da empresa, otimizando operações e reduzindo a incidência de erros, por exemplo, o sistema despontou, com justo mérito, como uma ferramenta absolutamente imperativa ao crescimento do negócio.

Os tempos atuais, contudo, endossam o fortalecimento de uma tecnologia ainda mais avançada, apelidada de i-ERP. O “ERP Inteligente” é o software do futuro, uma vez que associa uma série de funcionalidades que serão indispensáveis em um contexto cada vez mais digital, veloz e dinâmico.

Em essência, o i-ERP diferencia-se de seu predecessor em função de um aspecto que toma proporções cada vez mais evidentes: a inteligência artificial. Por meio dela, o sistema é capaz de valer-se do machine learning (ou aprendizado de máquina, em português) para consultar padrões previamente estabelecidos e construir novas soluções — a partir de um procedimento que envolve rastreabilidade, previsão, gestão e inovação.

É importante mencionar, ainda, que o i-ERP valoriza e preza pela maximização positiva da experiência do usuário, aplicando técnicas de design de usabilidade para facilitar e aperfeiçoar a navegação.

Nesse aspecto, fica evidente a importância revolucionária que o i-ERP pode desempenhar na administração empresarial contemporânea. A tecnologia evolui e a sua empresa deve acompanhar as mudanças. Lembre-se: uma eventual negligência gerencial pode comprometer fatalmente a competitividade do negócio.

Quais são as principais vantagens do i-ERP?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as características marcantes do i-ERP, é oportuno aprofundar a reflexão no que tange às principais vantagens de investir na nova tecnologia.

Eficiência maximizada

O fato de que a tecnologia é uma das grandes propulsoras da produtividade não é novidade. O que o i-ERP faz pela eficiência operacional, porém, é mais significativo do que apenas automatizar os procedimentos cotidianos.

O software inteligente é capaz de prever padrões, criar conexões e sustentar inovações no processo. O resultado? Máxima eficiência!

Redução de custos

Uma vez ajustados e automatizados, é natural que os processos ganhem eficiência. Os benefícios de uma operação coerente, sustentável e livre de erros manuais, porém, extrapolam a área de execução.

A redução de custos é uma das vantagens mais valorizadas pelos gestores e, justamente por isso, uma das mais evidentes na utilização do i-ERP.

Visão de futuro

A tecnologia deixou de ser o futuro: a tecnologia é o presente e o futuro é agora. Para que consigam se manter competitivas e rentáveis, as organizações contemporâneas precisam investir em inovação e em tecnologia de ponta.

Somente ao contar com processos organizados, transparentes e assertivos é possível conquistar o mercado — hoje e amanhã.

Vantagem competitiva

Por último, mas nem por isso menos importante, é essencial que apontemos a utilização do i-ERP — considerando seu caráter inteligente e preditivo — como o alicerce para a construção de uma sólida vantagem competitiva.

Seja por meio da redução de erros operacionais, pela capacidade de otimizar recursos ou pela valorização da experiência do usuário, o software é capaz de criar diferenciais de gestão e consumo, alavancando a competitividade do negócio.

Ficou impressionado com o que a tecnologia pode fazer pelo sua empresa? Então aproveite para conhecer o impacto do ERP na gestão estratégica

Deixe uma resposta