Listamos as 5 vantagens de optar pelo banco de dados na nuvem

Tempo de leitura: 3 minutos

A informação se tornou um importante recurso para organizações de todos os tipos. Na chamada Era da Informação, dispor de um sistema integrado que armazene e distribua os dados de maneira eficiente é uma questão de sobrevivência no mercado.

Nesse contexto, surge o banco de dados na nuvem, ferramenta tecnológica que está conquistando um espaço cada vez maior no mundo corporativo. Tudo isso graças aos inúmeros benefícios que pode proporcionar.

Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar e explicar 5 grandes motivos para sua empresa investir em um banco de dados em cloud hoje mesmo. Acompanhe!

1. Redução de custos

Quando não se tem um banco de dados na nuvem, é comum que as empresas tenham que optar por softwares e hardwares mais complexos. E a manutenção desses servidores físicos é altamente onerosa. Já com o cloud computing, os custos são reduzidos.

Afinal, o prestador de serviços é quem fornece espaço, profissionais e infraestrutura. Ou seja, é possível escalar somente os recursos necessários para determinado período e também diminuir gastos com pessoal especializado.

2. Garantia de segurança no armazenamento

Muitos gestores ainda têm receio quanto ao uso do banco de dados na nuvem no que diz respeito à segurança dos dados armazenados. No entanto, essa ferramenta pode tornar o armazenamento mais confiável, por contar com recursos como firewalls e criptografia.

Também existem as senhas, que regulam o acesso aos dados, protegendo-os de estranhos. Além disso, por não depender de hardwares, a empresa fica menos vulnerável aos riscos de roubos e acidentes. Assim, o resgate de arquivos é muito mais fácil.

3. Possibilidade de acesso colaborativo

O uso de uma solução de banco de dados na nuvem possibilita a colaboração entre equipes. Seja remotamente ou no mesmo ambiente de trabalho, os colegas podem acessar, trabalhar e alimentar esses registros de modo a atingir um objetivo.

A capacidade de integrar dois ou mais funcionários por meio do compartilhamento de informações pode aumentar significativamente sua produtividade e melhorar o desempenho financeiro da instituição.

4. Facilidade em eventuais adaptações

Outra grande vantagem do banco de dados em cloud é a flexibilidade. Desde microempresas até grandes companhias podem optar por esse método. Além disso, é possível modificar a infraestrutura de tecnologia rapidamente, a qualquer momento.

Isto é, caso a demanda por armazenamento de dados seja alterada, o negócio pode solicitar mudanças na disponibilidade de recursos e ser prontamente atendido. O ajuste às necessidades de uso é útil principalmente para produtos/serviços de caráter sazonal.

5. Adequação às tendências do mercado

A tecnologia de computação em nuvem é uma grande tendência no mercado. Com o crescimento da popularidade dessa ferramenta, não considerar sua utilização pode trazer alguns prejuízos.

Enquanto os concorrentes desfrutam de todos esses benefícios, seu negócio não pode ficar para trás. Para migrar para a nuvem, é importante escolher um fornecedor confiável e especializado no assunto.

A fim de se destacar perante a concorrência, as organizações devem avaliar as alternativas mais viáveis e benéficas disponíveis no mercado. O banco de dados na nuvem é uma delas.

Conhecendo todas suas vantagens, é fácil concluir que esse investimento vale a pena. Afinal, priorizar a qualidade do armazenamento e do acesso às informações relevantes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio nos tempos atuais.

Agora você já conhece as principais vantagens da utilização de um banco de dados na nuvem, certo? Para aperfeiçoar ainda mais a gestão de sua empresa, aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre os gargalos em processos internos!