Blog Conexos
logística 4.0

Logística 4.0: como otimizar os processos da sua empresa

Em todas as etapas das operações de importação ou exportação, principalmente quando o assunto é Indústria e Logística, a tecnologia vem como ponto de virada em relação à competitividade entre as empresas, seja reduzindo custos ou otimizando a eficiência dos processos.

Conhecer a logística 4.0 é simplificar o fluxo de trabalho e comunicação da sua empresa por meio de softwares, automação, ferramentas e outras aplicações em nuvem!

LEIA TAMBÉM: Logística de importação: 5 práticas para ser mais eficaz

Portanto, neste artigo, vamos destrinchar sobre: o que é a logística 4.0, qual a sua importância, quais as tecnologias envolvidas e seus benefícios, como impacta nas operações de comércio exterior.

logística 4.0
SHUTTERSTOCK

O que é logística 4.0?

Para entender sobre a Logística 4.0, é necessário falar sobre a Indústria 4.0, termo que surgiu em 2013, na Feira de Hannover – principal feira do mundo para tecnologia industrial, para definir a revolução da indústria por meio da modernização tecnológica da cadeia de processos.

LEIA TAMBÉM: Indústria 4.0: agora é a hora?

Na logística 4.0, a tecnologia é fundamental para melhorar o custo do transporte, aumentar a segurança do sistema, criar um ambiente ético de concorrência, além desburocratizar processos de toda a Supply Chain.

Enquanto a logística trata da cadeia de transporte, armazenamento e estoque, a Supply Chain trata de todo processo de aquisição e fornecimento dos produtos. 

Dessa forma, importantes recursos da cadeia de suprimentos são compartilhados – como informações sobre o fluxo de materiais -,  o que gera mais agilidade para as pessoas envolvidas nas operações e consequentemente, maior produtividade. 

indústria 4.0
SHUTTERSTOCK
A implementação de automação na empresa é um dos principais pilares da logística 4.0.

Quais as principais tecnologias envolvidas na logística 4.0?

Entre as responsáveis por essa nova revolução da indústria e consequentemente da logística como conhecemos, algumas tecnologias se destacam e são grandes soluções para sua empresa. São elas: 

Internet das Coisas 

A Internet das Coisas (“Internet of Things” ou “IoT” em inglês) tem como princípio a conexão de aparelhos do cotidiano à internet de forma a automatizar o funcionamento desses ao seguir algumas orientações do próprio sistema.

É importante para que os riscos operacionais e humanos sejam minimizados, assim como o custo. 

Computação em Nuvem

Serviços cada vez mais comuns nas empresas, essa tecnologia permite que os dados sejam coletados, armazenados e disponibilizados de forma muito mais rápida e segura, permitindo:

  1. Redução de Custos com infraestrutura;
  2. Economia de espaço;
  3. Centralização da informação;
  4. Personalização de acordo com o cliente.
conheça o Conexos Cloud
Conheça o Conexos Cloud: solução em nuvem com foco em redução de custos, eliminação de retrabalhos, indicadores de performance, controle de processos, rastreabilidade e transparência de informações!

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial faz com que máquinas sejam capazes de tomar decisões sozinhas, ao prever comportamentos e antecipar alguns problemas do setor. 

Essa tecnologia também permite que o cliente seja atendido de forma personalizada por meio de análise dos dados. 

Também tem como princípio diminuir a quantidade de erros humanos e otimizar os processos. 

Big Data

O big data é capaz de reformular modelos de negócio, produtos e estratégias de gestão, um recurso tecnológico, como um meio de conquistar uma grande vantagem competitiva.

Também é uma forma de prever os comportamentos dos consumidores, capaz de influenciar as decisões de negócio para conquistar melhores resultados.

Possibilita que as organizações se organizem, leiam e interpretem dados qualificados sobre tudo que diz respeito ao seu processo ou ao seu produto/serviço, se tornando um complemento indispensável para a logística 4.0.

Digital Twin

Digital Twin (gêmeo digital, em português) é uma grande coleção de dados que representam um objeto físico

Quando analisados, ajudam a melhorar processos e respaldam as decisões tomadas pela gestão, tornando o planejamento logístico muito mais eficiente. 

Machine Learning

Machine Learning é a análise de dados por meio de algoritmos, sequências definidas de informações e instruções que serão seguidas pelo computador para resolver uma tarefa ou executar uma ação automaticamente.

Permite que o cliente obtenha experiências com base no seu método de navegação e interesse, tornando o processo muito mais dinâmico.

LEIA TAMBÉM: Logística de exportação: entenda como melhorar esse processo

Quais os benefícios da logística 4.0?

A evolução da logística permite maior transparência para os processos, maior organização dos mesmos por meio de automações, uma simplificação da comunicação para com o cliente e custos reduzidos por toda cadeia. 

logística 4.0
SHUTTERSTOCK
Graças à tecnologia e reinvenção do comércio global, as pessoas não precisam mais sair de casa para realizar compras ou solicitar prestações de serviços,

Além disso, são muitos os benefícios de uma empresa que adota um sistema de gestão empresarial a fim de modernizar seus procedimentos, como: 

  • Maior integração entre os participantes da cadeia de suprimentos;
  • Menores prazos para entrega;
  • Otimização de espaços e de custos de armazenagem, evitando perdas e desperdícios;
  • Otimização de custos com transporte e consequentemente melhoria da frota;
  • Maior segurança da cadeia de fornecimento, evitando paradas em linhas de produção;
  • Menor burocracia nos processos;
  • Disponibilidade de dados relevantes para possibilitar a melhoria contínua;
  • Aumento do lucro para transportadores e operadores logísticos;
  • Aumento da satisfação dos clientes.

Conclusão

Por mais que a adequação para logística 4.0 seja um processo que leva tempo, implementar tal prática de modernização faz com que os envolvidos tenham um salto de produtividade. 

Para que isso seja possível, é necessário que haja mudança em toda a cultura organizacional da empresa. 

Como o desenvolvimento envolve a adoção da tecnologia em procedimentos que antes eram feitos até manualmente, as empresas e pessoas devem estar preparadas para mudar a forma que executam e monitoram seus processos.

Otimização, uma ampla visão da cadeia de suprimentos, sincronização dos processos da empresa com o fluxo de trabalho dos colaboradores, Centros de Distribuição mais inteligentes e integração para diminuir os estoques e o tempo de espera dos pedidos. 

Webinar Transformação Digital no Comércio Exterior

Conte com o Conexos Cloud

O comércio exterior se encontra cada vez mais competitivo, mas os grandes desafios da Logística 4.0 são facilmente solucionados por ERPs.

Com 28 módulos, o sistema atende todo o setor do Comércio Internacional, possui integração total com o SISCOMEX e integração via robôs, permite observar e gerir todos os detalhes da cadeia logística, assim como lidar com a documentação necessária.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça as soluções que o Conexos Cloud pode te oferecer!

Rodrigo Silva

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário