Logística Integrada: Saiba como ela pode beneficiar a sua empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

Ter processos centralizados de ponta a ponta, que contribuem para suprir as necessidades de cada setor é um desafio para muitas empresas, pois possuir essa gestão de forma controlada não é simples.  Quando isso é possível, os ganhos na gerência da empresa se tornam mais compreensíveis. Pensando nisso, vamos falar sobre a logística integrada. 

O que é logística integrada?

O conceito de logística supria somente atividades relacionadas ao armazenamento e transporte de mercadorias. Mas com a necessidade de uma maior interação entre todos envolvidos desde o planejamento, compra dos materiais, produção até a entrega ao consumidor final, a logística integrada pôde fazer a ponte entre as equipes internas como os setores de compras, financeiro, comercial e os envolvidos externamente como os parceiros,  fornecedores e consumidores.

Dessa forma, através da logística integrada, foi possível melhorar o fluxo das informações internas e externas e as  atividades passaram a acontecer de forma mais ágil e eficiente. Mas é importante estar consciente de que as etapas podem se diferenciar de acordo com o nicho de cada empresa.

Como iniciar a utilização da Logística Integrada?

Para iniciar a utilização da logística integrada em sua empresa, é necessário fazer um levantamento do fluxo geral e específico de todos os processos da cadeia. A partir disso definir quem serão os profissionais responsáveis, para que haja um canal eficiente de comunicação, já que uma das principais características da Logística Integrada é a assertividade da comunicação e informações entre todos os envolvidos nas etapas.

Por exemplo, o setor de estoque de uma empresa fornece informações ao setor de compras para avaliação da necessidade do que comprar. O departamento de compras repassa as informações para os fornecedores que comunicam sobre a disponibilidade do que a empresa necessita e os prazos para entrega. Com todas essas informações disponíveis para todos os envolvidos, há uma cadeia integrada de comunicação.

A Logística Integrada funciona em 3 diferentes áreas:

  1. Administração dos materiais: 

Faz referência aos processos internos, ligados diretamente com a  gestão de entrada e saída de matérias-primas, como por exemplo a gestão de fornecedores, a fim de evitar desperdícios e perdas. Além de envolver a negociação dos meios de transporte, compra, controle do volume de produtos, armazenamento e o monitoramento de qualidade da matéria prima.

  1. Circulação das matérias-primas

Nesse etapa, a logística Integrada está voltada para o abastecimento e deslocamento de matérias-primas e insumos, para a área de expedição em ótima qualidade. Contribuindo assim para aceleração de toda a linha de produção, com o objetivo de que o processo seja eficiente, para evitar qualquer tipo de atraso.

  1. Transporte e distribuição

Essa categoria engloba processos que estão externos em relação a empresa, que fazem com que o produto chegue até o consumidor, basicamente está ligada a finalização do processo. Nessa etapa o produto deve chegar ao destino, tanto nos pontos de distribuição como nos pontos de vendas ao consumidor final, mas ainda sim é necessário uma verificação, para saber se tudo está dentro dos moldes exigidos de qualidade e valores competitivos.

Para que o processo da Logística Integrada aconteça de forma eficaz em todas essas três áreas, é necessário a utilização de um sistema inteligente, capaz de monitorar cada uma das etapas do fluxo para possíveis e necessárias tomadas de decisão, que está sob a responsabilidade de um departamento.

Logística Integrada em uma Trading Company

A logística integrada em uma empresa trading company, por exemplo, se difere em muitos aspectos de uma indústria que importa seus insumos para própria produção. De forma resumida, as etapas são as seguintes:

  • Monitorar os embarques próprios e os embarques de cliente;
  • Alimentar o cliente de todo o status do que está acontecendo com a mercadoria;
  • Acelerar o despacho aduaneiro, até a entrega final ao armazém do cliente.

No caso da indústria, existirão algumas etapas a mais, principalmente no que tange ao processo produtivo dos produtos, o que impacta diretamente em estoque e venda. Ou seja, existem variações, mas a logística integrada pode existir em diversos mercados. 

Quais são as vantagens da logística integrada?

Depois de entender sobre o que é a logística integrada, como começar a utilizar e quais sãos as 3 áreas do processo, é necessário pontuar alguns dos principais benefícios:

Controle do fluxo dos produtos

Ter controle do fluxo desde a chegada do produto, saber por quais setores ele irá caminhar e qual seu destino final pode ser um dos principais benefícios. Dessa forma você poderá reduzir os custos operacionais que envolvem seu produto, para assim determinar o preço de comercialização.

Responsabilidade e comunicação ágil dos setores

Com todo o processo integrado e mapeado, fica mais fácil entender quem são as pessoas ou os setores envolvidos em cada etapa da cadeia, tendo assim melhor comunicação com todos os envolvidos.

Assertividade no time com o cliente

Se todo o processo da logística integrada estiver realmente integrado e correndo de forma saudável, se torna mais fácil programar saídas das mercadorias em tempo hábil e satisfatório aos clientes.

Competitividade e diferencial de mercado

Se esses benefícios acima e outros mais estiverem claros, a competitividade de sua empresa no mercado em que atua, será com certeza maior e sua empresa poderá se tornar uma referência no segmento.

Como aplicar a logística integrada?

Para que a logística integrada seja aplicável para que você e sua empresa usufruam dos benefícios é necessário planejamento e testes.  Muitos pontos devem ser analisados e comprovados para que tudo funcione de forma clara, por exemplo: 

  • pessoas dedicadas; 
  • clima organizacional atrativo, 
  • capital de investimento;
  •  tecnologias de ponta.

A Conexos pode te ajudar a aplicar a logística integrada em sua empresa, mapeando todos seus processos, desde a chegada do cliente, passando por toda interação com o mesmo, em todos os setores da organização. Assim, com o auxílio da tecnologia é possível realizar essa interação.

Faça um contato com nossos consultores e entenda como a Conexos pode auxiliar na sua logística integrada.