Blog Conexos
Confira o que o Machine Learning pode fazer pelo seu setor de faturamento!

A mina de ouro: Machine Learning aplicado ao setor de faturamento

Em muitos casos, o setor de faturamento das companhias se torna um grande entrave para a agilidade dos processos internos. É comum, diante dessa dificuldade, que empresas busquem otimizações em níveis inimagináveis, sempre com o objetivo de reduzir custos e dinamizar o fluxo da empresa.

Então, quando os gestores se deparam com os novos recursos da inteligência artificial, em especial o Machine Learning, conseguem abrir novas oportunidades para atender seus diversos objetivos.

Nesse post, você lerá sobre algumas automações possíveis no setor de faturamento, graças a essa tecnologia, e suas vantagens!

Uma possibilidade de dinamismo

Com o advento da Nota Fiscal Eletrônica diversas possibilidades começaram se abrir graças as vantagens trazidas pela digitalização dos meios. Agora, não há mais necessidade que os documentos fiscais sejam impressos, enviados por correio ou entregue diretamente por uma equipe própria. Tudo ocorre digitalmente, com menos burocracia e mais dinamismo para o setor de faturamento.

Independente da nomenclatura dada a seu negócio, esse recurso está presente em qualquer tipo de empresa com fins lucrativos. Por isso e outros motivos, podemos enxergar essa mudança como o primeiro passo para otimizar tais procedimentos.

Quanto às empresas de comércio internacional, esse setor possui uma complexidade ainda maior, já que não se resume ao preenchimento de campos e aplicações de regras fiscais.

O ato de gerar uma nota fiscal (seja de entrada ou de saída) demanda uma série de cálculos e rateios para auxiliar a formação dos valores, que, geralmente, são feitos por processos bem dinâmicos.  

Trading Companies: complexidade no setor de faturamento

Para as Trading Companies, a situação é ainda mais complexa. Isso porque elas possuem uma infinita lista de possibilidades de importação de produtos e uma gama muito variada de clientes.

Cada cliente pode ter regras distintas e isso engessa a realização das atividades do setor de faturamento, já que, reforçando, cada caso se torna uma especificidade. Se não estiver bem orquestrada e gerida, a realização se torna um entrave no fluxo de negócios, impactando seriamente a satisfação de seus clientes.

Digo isso, porque quando uma mercadoria importada chega a solo nacional, a pressão do cliente para receber os seus produtos é gigante. Algo compreensível, pois muitas vezes existem compromissos assumidos que também precisam por ele serem honrados.

Uma Trading Company gera suas notas fiscais, na maioria das vezes, a partir de informações da DI (Declaração de Importação) e de outros dados, como os do processo e do cadastro de clientes. Tais informações serão usadas para formar o preço final e também realizar o faturamento. Você poderá ler mais sobre o assunto em breve!

ERPs podem te ajudar!

Com o desenvolvimento do Machine Learning, passamos a ter grandes possibilidades de automação. Com base em padrões históricos os sistemas, que detém essa IA, são capazes de gerar os faturamentos de forma automatizada e segura, auxiliando o fluxo do processo conforme esperado.

Hoje já existem sistemas no mercado que permitem tal otimização, por exemplo, o CONEXOS-ERP.

Esse ERP possui recursos que permitem a geração de notas fiscais de entrada e o draft da nota fiscal de saída quando a DI do SISCOMEX é importada, o que também é feito de forma automática e por IA. Cabe, então, ao setor de faturamento apenas realizar uma conferência crítica e concluir o processo.

Nas operações de venda e distribuição o processo também ocorre de forma bem semelhante: ao receber um pedido aprovado e em estágio de faturamento, o sistema irá gerar a nota fiscal de forma automática. Depois de feito isso, a enviará em formato PDF juntamente com o boleto, sem a necessidade de interferência humana.

Para que essa mágica ocorra de forma segura é muito importante haver uma parametrização fiscal baseada na homologação prévia por tipo de faturamento. Além da existência de uma base histórica segura que ajudará aos algoritmos a traçarem padrões que serão entendidos como o comportamento ideal.

Espero que você já faça uso desta tecnologia, pois ela realmente veio para ficar e ajudar muito nessas atividades. Não há somente uma redução de custos, o dia a dia dentro de sua empresa se torna mais confortável e produtivo, sem falar na questão da segurança gerada em nosso trabalho.

Conheça nosso Módulo Faturamento!

[cta id=’710′]Não gostamos de lotar sua caixa de entrada.

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário