Entenda como melhorar a carreira de comércio exterior

Tempo de leitura: 3 minutos

Com a globalização, as empresas tendem a expandir seus negócios e toda essa demanda garante o crescimento da carreira de comércio exterior. Os profissionais dessa área atuam com importação e exportação de produtos, logística internacional, despacho aduaneiro e também com consultorias.

Mas, para garantir uma boa colocação no mercado, existem alguns procedimentos básicos, como formação adequada, entendimento das mais diversas áreas do conhecimento, capacidade de gerir equipes e de negociação.

Quem pretende seguir carreira de comércio exterior deve buscar constante atualização no segmento, porém, existem outras formas de garantir o sucesso na carreira. Quer saber quais são? Confira abaixo!

Especialize-se continuamente em sua carreira de comércio exterior

Além de habilidade para executar os procedimentos de comércio exterior, a profissão exige conhecimentos em direito tributário, direito aduaneiro, noções de economia, administração e de contabilidade.

Para aprender sobre todos esses assuntos existem diversos cursos de especialização, treinamentos de curta duração e até mesmo capacitações online. Investir em uma pós-graduação, por exemplo, possibilita a conquista de cargos mais importantes.

Uma dica também importante é procurar acompanhar as notícias do segmento, ler textos de blogs especializados, assistir vídeos que abordem a temática e participar de eventos relacionados ao segmento.

Conheça a legislação

No tópico anterior falamos sobre a importância da especialização, em especial, na área jurídica. De fato, este é um fator fundamental para garantir um bom desempenho da profissão. Isso porque, no comércio exterior, existem muitas regras e procedimentos burocráticos que, caso descumpridos, geram sanções e multas para as empresas.

Geralmente, o valor das multas é bastante alto e comprometem a vantagem competitiva das organizações. Por isso, estude bastante e fique de olho nas mudanças em relação às leis que tratam sobre os impostos de importação e exportação, estocagem, transporte de produtos e nacionalização de mercadorias.

Fique atento ao mercado

Conhecer a concorrência e as práticas adotadas por ela é fundamental para nortear a tomada de decisões importantes. É necessário frisar que não se trata de copiar as ações das outras empresas, mas sim de conhecer as tendências do mercado.

Entre os fatores que devem ser analisados estão o uso de novas tecnologias, como o de um software para otimização de tarefas, as expectativas de crescimento econômico e cotações de moedas. Para isso, use e abuse da internet para captar esses dados. Além disso, procure estreitar o relacionamento com gestores e profissionais da área.

Implemente softwares de gestão

A carreira de comércio exterior exige muitas habilidades por parte dos profissionais, entretanto, é possível simplificar os processos com o uso de softwares de gestão para facilitar o gerenciamento dos processos cotidianos da empresa.

Essa automação garante um melhor resultado para a empresa ao assegurar maior segurança dos dados, redução da incidência de falhas integração com demais sistemas da empresa e aumento da produtividade. Atualmente, existem inclusive softwares que utilizam recursos de inteligência artificial para facilitar o seu trabalho, como o i-ERP.

É necessário frisar que essas dicas servem somente para dar um norte, mas não existe receita pronta para o sucesso. O ideal é acompanhar as novidades, estar preparado para as mudanças e aprender a trabalhar com o imprevisível, afinal, a carreira de comércio exterior é bastante desafiadora.

Gostou do conteúdo desse artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também possam aprender mais sobre o assunto!