Melhores profissionais de comex: tenha profissionais qualificados!

Tempo de leitura: 5 minutos

O mercado de comércio exterior está em ascensão no Brasil, atraindo cada vez mais empresários e investidores. A globalização causada pela facilidade do acesso à internet é um dos principais fatores que têm permitido que diferentes países realizem transações comerciais entre si. Sendo assim, é imprescindível contratar os melhores profissionais de comex. 

No entanto, essa tarefa não é simples, já que é necessário ter uma ampla perspectiva sobre o mercado, observar as competências e qualificações de cada candidato e, é claro, oferecer benefícios para que a vaga seja atrativa.

E você? Sabe como conseguir bons profissionais de comércio exterior? Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura do artigo de hoje para conferir!

Quais qualificações os melhores profissionais de comex devem ter?

O primeiro passo é realizar uma boa triagem e estabelecer os parâmetros a serem observados no perfil de cada candidato que trabalhará em sua empresa. A seguir, mostraremos as características que os profissionais devem ter:

Noções amplas sobre economia

É fundamental que o candidato entenda sobre como funcionam as interações entre os países, os acordos de comércio e até mesmo sobre política internacional.

Fluência em idiomas

O profissional que tem facilidade em se comunicar com os clientes estrangeiros se destaca dos demais.

Disponibilidade e preparo

As negociações mundo afora não têm hora para parar, portanto um bom profissional de comex precisa estar sempre pronto para presenciar situações que fujam do tempo habitual.

Perspectiva de negócio

Saber negociar prazos, entender sobre câmbio, conhecer profundamente os custos e meios de transporte mais adequados para cada tipo de mercadoria são praticamente pré-requisitos para atuar neste segmento.

Conhecimento cultural

Relacionar-se comercialmente com outros países requer conhecimento não apenas sobre negócios, mas também sobre o comportamento e os hábitos culturais para não desrespeitar ou oferecer produtos sem relevância ao mercado estrangeiro.

Como conseguir os melhores profissionais de comex?

Analise as competências

Assim como já mencionamos, é preciso construir um perfil para que você tenha os parâmetros corretos na hora de buscar pelos melhores profissionais de comex. Para isso, tente responder alguns questionamentos como:

  • qual é o comportamento que o profissional precisa ter para preencher esta vaga?
  • quais competências e qualificações técnicas ele deve ter já desenvolvidas no ato da contratação?
  • quais delas podem ser desenvolvidas após ser contratado?

Construir um perfil e basear-se nele para buscar por bons candidatos é uma das melhores estratégias para encontrar os profissionais mais bem qualificados do mercado.

Observe o comportamento

Ser bem qualificado, ter ótimas certificações e notas no histórico escolar são apenas alguns dos pontos a serem considerados, mas não podem indicar a qualidade do indivíduo como profissional.

É preciso se basear em aspectos comportamentais, principalmente nos que dizem respeito a como o profissional se sai no cotidiano de trabalho. Para isso:

  • busque por informações sobre como ele contribuiu em outras empresas;
  • questione-o sobre quais experiências ele considera mais relevantes para seu desenvolvimento humano e profissional;
  • analise sua postura e determinação para transformar o conhecimento adquirido em sua carreira em resultados para a empresa.

Procure auxilio da tecnologia

Hoje em dia existem soluções tecnológicas para praticamente todas as necessidades pessoais e profissionais graças à popularização da internet e ao salto evolutivo que a tecnologia teve nos últimos anos.

Na hora de procurar pelos melhores profissionais de comex, conte com uma plataforma de contratação ou uma rede social de relacionamento profissional, como o LinkedIn.

Isso poupará tempo e dinheiro tanto de sua empresa, que procura por candidatos com o perfil da vaga em questão, quanto dos profissionais que buscam por uma oportunidade que atenda às suas expectativas.

Ofereça condições proporcionais ao que você exige

Para concluirmos, é importante destacar que é incoerente exigir que os candidatos sejam experientes, tenham fluência em outros idiomas, conhecimento cultural e econômico internacional, entre tantas outras qualificações de destaque e não oferecer uma vaga que esteja à altura.

Afinal, os melhores profissionais de comex procurarão por empresas que reconheçam todo o trabalho, o tempo e o dinheiro investido em educação e atributos para destacá-los no mercado, não é verdade?

Gostou das nossas dicas para encontrar os melhores profissionais de comex? Então, não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta