CONEXOS-ERP: Módulo Comércio Exterior

Tempo de leitura: 5 minutos

Este módulo proporciona total controle gerencial do fluxo operacional no setor de comércio exterior. Compreende a gerência desde a colocação do pedido de compra no exterior, até a entrega do produto final ao cliente no Brasil.

O módulo completo para comércio exterior

Com recursos desenvolvidos para atender amplamente a todas as empresas deste segmento – trading’s, despachantes, importadoras e exportadoras (diretas ou indiretas), agentes de cargas, entre outras –, o módulo de Comércio Exterior do CONEXOS-ERP é uma excelente ferramenta para gestão e controle simultâneos e em tempo real dos dados, que reúne as informações dos processos de importação e exportação em uma única base de dados integrada com todas as áreas da empresa.

O CONEXOS-ERP atende a todas as modalidades de importação – por conta própria, por conta e ordem de terceiros ou por conta própria com encomendante. Ele também contempla todos os regimes aduaneiros de importação estabelecidos pela Receita Federal. Além disso, o software oferece recursos que auxiliam na gerência completa de entreposto aduaneiro, drawback e admissão temporária.  Ainda, inclui o controle de saldos de estoque do entreposto e do montante das despesas a serem apropriadas nas devidas nacionalizações.

Na exportação, o CONEXOS-ERP oferece recursos para Registro de Exportação (RE), Declaração de Exportação (DE), memorando de exportação e diversos outros controles pertinentes a essas operações.

Siscomex Carga + Siscomex Mantra

O CONEXOS-ERP faz integração com o Siscomex Carga e o Siscomex Mantra. Esse poderoso recurso proporciona o controle eficiente de toda a movimentação logística e, além disso, a consulta das informações referentes a embarques e às cargas, como previsões de chegadas; container; Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM); transportador; consignee e, também, as pendências que podem impedir o registro de sua Declaração de Importação (DI) ou a liberação de carregamento/retirada da mercadoria – demonstrando quem é o responsável por sanar a(s) pendência(s) e cobrando mais agilidade na solução da situação.

Os recursos citados acima podem ser programados e robotizados para que se conectem automaticamente ao Siscomex Carga e Siscomex Mantra. A partir dessa integração, todos os CE mercantes e manifestos de carga da sua empresa são consultados, e os que estiverem vinculados a um processo terão os seus dados replicados para os diversos controles do sistema CONEXOS-ERP, como a previsão de chegada.

Para cada CE ou manifesto que o sistema não identificar – ou seja, novo embarque não vinculado a um processo – , é disparado um e-mail de alerta para que o caso possa ser analisado. Após análise, é aberto um processo e o CE vinculado ao mesmo. Com isso, o sistema automaticamente efetua o cadastro de 60% do Conhecimento de Transporte do processo vinculado e inicia a atualização dos dados. Com o robô de busca o CONEXOS-ERP fará o monitoramento diário de eventuais mudanças. Encontrando qualquer novidade, as mesmas serão atualizadas na tela de conhecimento de transporte do CONEXOS-ERP e o usuário será alertado por e-mail.

A integração com o Siscomex Carga e Siscomex Mantra traz diversos benefícios para a sua empresa, dentre eles, uma grande redução de erros por falhas humanas e de custos, já que proporciona maior agilidade e segurança na produção da base de dados para análise gerencial e, também, para o envio de follow-up ao seu cliente. Além disso, essa funcionalidade proporciona autonomia para gerar seus registros aduaneiros e agiliza o processo de nacionalização e desembaraço da sua carga.

Siscomex WEB

O CONEXOS-ERP possui dupla via de comunicação com o Siscomex WEB, exportando (para registro) e importando LI, DI, DA, DSI, LIDSI, RE, DSE, DE, entre outros. O software monitora o deferimento da LI, a parametrização da DI e a liberação do CI no Siscomex WEB e, também, envia alertas por e-mail. Além disso, o ERP atualiza os dados no sistema e automaticamente salva em PDF os extratos desses documentos no GED do processo, isso sem que haja interferência humana, o que reduz a possibilidade de custos extras gerados por atraso no aguardo de informações. A integração com o Siscomex WEB torna a geração, a transmissão e a emissão das notas fiscais eletrônicas (NF-e) mais simples e ágil. Devido à integração com o módulo Fiscal, o faturamento se torna automático a partir da importação da DI.

PRINCIPAIS ÁREAS DO MÓDULO

  • Pedidos de Compra (P.O.);
  • Proforma Invoice de mercadoria e/ou serviço;
  • Conhecimento de Transporte Internacional;
  • Cadastro de processos;
  • Nomenclatura de Valor Aduaneiro e Estatística (NVE);
  • Configurações tributárias feitas a partir de integração com sites de consultoria;
  • Follow-up e Checkpoint de processos;
  • Módulo web para os clientes acompanharem o follow-up dos processos;
  • Lead time operacional, financeiro e de trânsito aduaneiro;
  • Geração de numerários e solicitação de pagamentos;
  • Prestação de contas e fechamento de processos;
  • Exporta (registro) e importa LI, DI, DA, DSI, LIDSI, RE, DSE, DE, entre outros, no Siscomex WEB;
  • Monitora – o deferimento, a paramerização e liberação – as LI’s, DI’s e CI’s no Siscomex WEB. Atualiza os dados e salvando em PDF os extratos dos licenciamentos e das declarações automaticamente no GED do processo. Em seguida envia alertas por e-mail comunicando;
  • Faturamento automático a partir da importação da DI;
  • Demonstrativo de composição do custo da mercadoria;
  • Gerência de comissões e incentivos fiscais;
  • Controle de cotações de frete, seguro e outros serviços;
  • Acompanhamento por container/NCM;
  • Integração com o Siscomex Carga e Siscomex Mantra. Isso possibilita o cadastro automático de 85% dos dados do Conhecimento de Transporte Internacional no sistema. Além da atualização automática dos dados referentes aos embarques;
  • Registro junto ao Siscoserv, tanto para aquisição quanto para a venda de serviços;
  • Relatórios de controle e prestação de contas;
  • Controle de free time e demurrage.

Se quer saber mais sobre as inúmeras funcionalidades do Módulo Comércio Exterior e como elas podem ajudar sua empresa entre em contato conosco!

Conheça também nosso Módulo Despacho Aduaneiro.

1 comentário

Deixe uma resposta