Blog Conexos

Exportação: O módulo do Conexos que otimiza e controla toda a sua operação

As oportunidades do mercado exterior são muito almejadas pelos empreendedores brasileiros. Mesmo com as oscilações na economia, o processo de exportação sempre foi de interesse de muitas empresas.

Mas, você está preparado para o mercado exterior? Existem inúmeras questões que precisam ser analisadas e colocadas em ordem para que realmente esse processo se torne viável, dentro da lei e ainda traga lucros para o seu negócio.

Exportar e vender produtos em outros países pode ser uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de negócios, e assim se tornando mais forte, inclusive internamente. Como são grandes as modificações causadas por um processo de exportação bem feito, vender o seu produto internacionalmente pode ser, inclusive, a solução para alguns dos problemas empresariais que o seu negócio enfrenta.

Por que exportar? A seguir, você vai conhecer pelo menos oito motivos para começar a exportar o seu produto já e vai entender qual é a relevância de realizar esse tipo de transação comercial. Confira!

  • Aumento da produtividade
  • Aumento do volume de vendas
  • Redução do custo de produção por unidade
  • Redução dos riscos
  • Melhor aproveitamento de oportunidades
  • Uso de incentivos fiscais
  • Aumento na qualidade do produto
  • Ganho de vantagem competitiva

Quais os tipos de exportação no país?

Engana-se quem acredita que existe apenas uma forma de realizar o processo de exportação. Pelo contrário, é possível realizar a Exportação Direta e Indireta, e vamos falar um pouco sobre cada uma a seguir.

Exportação Direta

Ela consiste na operação em que o produto a ser exportado é faturado pelo próprio produtor para a empresa que está importando. Esse processo direto demanda do exportador total conhecimento em todas as etapas que compreendem a exportação.

Um ponto a ser frisado é que mesmo que o exportador conte com um agente comercial para realizar a operação, ainda ela será caracterizada como exportação direta. Um dos pontos benéficos dessa modalidade de exportação são os incentivos fiscais como isenção do IPI e o fato de não ocorrer a incidência do ICMS.

Exportação Indireta

Ela ocorre quando empresas do Brasil adquirem produtos para exportá-los. Neste caso, a empresa produtora não fica responsável por nenhuma questão do processo de exportação.

É um caminho interessante para empresas que não possuem experiência na comercialização de produtos no exterior, mas que querem que os produtos cheguem também nos mercados internacionais.

exportação

Integração direta e completa com o Siscomex

Nosso módulo de Comércio Exterior – Exportação destina-se tanto às empresas que exportam produtos adquiridos quanto às que têm produção própria. Também atende a toda a cadeia de prestadores de serviços que atuam na assessoria desse tipo de processo.

O módulo controla desde os processos de entrada de mercadorias a serem exportadas até as entregas aos destinatários finais no exterior. Disponibiliza também diversos recursos para o gerenciamento total dos documentos de exportação, que incluem o início dos pedidos, o acompanhamento dos processos, a emissão dos certificados, notas fiscais e o fechamento final do processo – considerando sempre os tratamentos legais de variação cambial. 

A plataforma proporciona uma visão dinâmica das janelas de disponibilidades com o deadline para entrega física, bem como booking e reserva de praça, mediante integração com outros prestadores de serviços. 

O módulo de follow-up atende tanto o exportador quanto o importador, alertando sobre o andamento do trânsito aduaneiro, mediante rastreamento dos containers, quando o transportador compartilhar tais informações de forma pública. 

As ferramentas deste módulo foram desenvolvidas para solucionar e agilizar todas as etapas das operações de exportação da sua empresa, e oferece total controle financeiro, de comissões, embarques, pagamentos e recebimentos. 

Após a confirmação do embarque e recebimento do pedido de venda, com poucos cliques o processo gera todos os drafts, preparados para validação e aprovação para registro e finalização.

Este módulo funciona integrado ao Conexos Cloud e também a outros do mercado, dos quais importamos os pedidos de venda e atuamos em todo o fluxo do processo para garantir um resultado dinâmico e eficiente.

Principais características do módulo:

  • Cadastro de processos. 
  • Booking. 
  • Certificado de Origem.
  • Conhecimento de transporte e monitoramento de embarque. 
  • Demonstrativo do resultado da operação. 
  • Emissão de notas fiscais de remessa. 
  • Exportação temporária. 
  • Follow-up e checkpoint de processos. 
  • Integração com o Portal Siscomex para exportação (registro) e importação (consulta) de DU-E. 
  • Invoice de mercadoria e serviço. 
  • Memorando. 
  • Packing list. 
  • Relatórios de controle e prestação de contas com arquivamento digital no Conexos Cloud (GED). 

Mais facilidade e segurança para os seus processos de Exportação

A Conexos está sempre em busca de soluções para melhorar e atender os processos de comércio exterior. No módulo Comércio Exterior – Exportação, os profissionais da área terão o suporte necessário para desenvolver suas atividades de forma segura e rápida.

Conheça nosso passo-a-passo do Plano Secreto de Exportação e entenda como nossas ferramentas irão solucionar problemas e agilizar todas as etapas das operações da sua empresa. 

Nossos robôs proporcionam gerenciamento completo dos documentos de exportação, além de total controle financeiro, de comissões, embarques, pagamentos e recebimentos. Assim, oferecemos tecnologia e agilidade a empresas exportadoras e a toda a cadeia de prestadores de serviços que atuam na assessoria desse tipo de processo. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

César Schroeder

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário