Blog Conexos
Entenda como a padronização de processos pode fazer pela sua empresa.

Padronização de processos comerciais: uma solução para a crise?

pt flag
en flag
Voiced by Amazon Polly

Não há quem negue que o Brasil esteja passando por uma grande crise. Talvez a maior de todas, já que ainda não sabemos quando chegará seu fim. E não somos capazes de prever o tamanho do prejuízo para toda nação.

O que ocorre dentro das empresas e organizações, em geral, não é muito diferente. Os gestores, incessantemente, fazem seus cálculos para gerar diversas previsões e projeções, porém, ao final do dia, ninguém sabe para onde ir, qual medida tomar e, muito menos, a intensidade de qualquer ação preventiva ou reativa.

Então todos se perguntam, pelo menos uma vez: o que devo fazer para minimizar os impactos nos meus negócios? Acompanhe esse artigo e entenda como a padronização de processos pode ser a solução para você fazer parte do time que está crescendo mesmo diante desta recessão.

Dinamicidade para sua empresa

A reinvenção comercial é uma medida necessária para que consigamos acelerar o consumo e, consequentemente, alavancar as vendas. Para que isso ocorra existem diversas alternativas dentro da esfera comercial e do marketing de uma empresa. Nenhuma, entretanto, é tão garantida quanto a padronização de processos como forma de aumentar a eficácia e eficiência da metodologia interna.

Mas é preciso estar ciente: quanto mais complexo é o produto ou serviço ofertado, maior será o ciclo de vendas do seu negócio. Assim um investimento estratégico para a uniformização de processos se torna mais latente e importante.

Quando um setor comercial tem rotinas claras e diretas, uma equipe bem treinada e todos dentro de um padrão comercial linear, o gestor estará diante de um cenário onde outras vantagens, além do maior volume de negócios, serão observadas.

Os padrões dão fluxos mais dinâmicos ao setor comercial; os setores seguintes acabam por ganhar um dinamismo adicional, já que todas as regras comerciais passam a ser claras e todos já sabem o que fazer, dentro dos padrões da própria empresa, após fechado um novo negócio. Isso tudo gera maior aproveitamento do tempo hábil dos funcionários.

Mas a padronização de processos não pode ser feita apenas pelo setor comercial e o marketing. É de suma importância que todos os colaboradores envolvidos participem e opinem na construção dos padrões para  não engessar a empresa em modelos burocráticos.

Trading Companies: exemplo da utilidade da padronização de processos

Possuir regras claras e objetivas é de extrema valia para os negócios, bem como ter bem definidos o seu mercado e método de venda. A exemplo disso temos o segmento de Trading Companies, um negócio muito complexo e com diversos riscos.

Essas empresas prestam serviços de intermediação de negócios internacionais. Elas agregam um know-how amplo de expertise em riscos aduaneiros; benefícios tributários; financiamento de operações; busca de fornecedores e negócios transfronteiriços; dentre diversos outros.

Se uma empresa desse segmento não possui um setor comercial preparado com informações sobre todas as soluções oferecidas, pronto para responder as mais complexas dúvidas e principalmente pautado em padrões, possivelmente terá um resultado inferior às expectativas. Aqui os padrões se referem, de forma ampla, a políticas de preços, condições gerais, descontos, comissionamentos, etc. Todas as variáveis envolvidas no processo precisam ter padrões.

É óbvio que em algumas ocasiões e para fechar algum negócio em especial, se fará necessário fugir de tais preceitos. Porém, você poderá enxergar esse momento como uma oportunidade para repensá-los, afim de melhorar cada vez mais seu aproveitamento. Revisões devem ser constantes, ainda mais quando o mercado demonstrar qualquer sinal de mudança, seja essa positiva ou negativa.

Agora que você entendeu como a padronização de processos pode ser benéfica para sua gestão, que tal se inscrever para receber nossos próximos artigos? Assim pode se manter atualizado com mais dicas como essa!

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário