Robôs: o módulo do CONEXOS-ERP que te coloca na frente!

Tempo de leitura: 7 minutos

Se você chegou até aqui é porque sabe da importância que a inteligência artificial, e tudo que ela engloba, tem na automatização dos processos empresariais e industriais, além de ter aprendido como isso pode impulsionar os melhores resultados. Agora, você pode entender um pouco mais sobre o que nosso módulo de robôs pode te oferecer.

PRINCIPAIS ÁREAS DO MÓDULO

  • SISCARGA e Mantra: Leitura automatizada com inclusão e atualização de 80% dos dados do conhecimento de transporte;
  • DI e CI: Monitoramento da parametrização e emissão da CI, com download automatizado do espelho da DI e da CI em PDF com arquivamento digital no CONEXOS-ERP (GED);
  • LI: Monitoramento de mudanças nas LI’s em registro junto aos órgãos anuentes, bem como os limites para uso (embarque e registro);
  • Taxas de moedas e índices.

Os Robôs da Conexos não são simples máquinas de automatização de dados. Todo o conceito de machine learning e data mining, que você já deve ter ouvido falar se vem acompanhando nosso blog, está presente na tecnologia Conexos. Para isso entenda que este módulo tem três premissas chaves: reduzir o retrabalho, eliminar possíveis falhas humanas no processo de digitação e dinamizar as integrações de dados com sistemas do Governo.

Com os robôs é possível que você automatize os processos operacionais, já que eles são capazes de fazer a leitura de grandes volumes de dados em sites e servidores do Governo realizando a atualização das informações no CONEXOS-ERP, direto na sua tela. Os dados lidos e importados para o software são comparados aos dos outros módulos do ERP, e, caso qualquer novidade seja encontrada, o sistema faz a devida alteração e um e-mail informativo é disparado aos responsáveis operacionais.

Essa leitura é feita em horários pré-agendados e pode ocorrer mais de uma vez ao dia, você decide. Além da leitura e atualização dos dados nas diversas telas e módulos do CONEXOS-ERP, a CONEXOS também realiza o download de documentos em PDF (DI, CI e LI) e armazena o arquivo no GED automaticamente. Isso proporciona maior aproveitamento dos dados e permite a atualização em tempo real.

Conheça nossos robôs

São quatro robôs principais: ROBÔ LI, ROBÔ DI., ROBÔ SISCOMEX CARGA, ROBÔ SISCOMEX MANTRA. Entenda um pouco mais sobre o que cada um faz:

ROBÔ Licenciamento de Importação

O ROBÔ LI exporta e importa dados para o SISCOMEX. Com ele você consegue exportar uma ou mais LIs para o SISCOMEX Web de uma só vez, dessa forma aproveita informações que existem em seu banco de dados. O gatilho para que ele faça essa exportação é o registro de uma nova LI e para isso ele usa como fonte o seu banco de dados, Proforma ou Invoice, depois permite que você confira dentro do ERP o status do envio dos dados.

Ele também importa as LIs registradas através do sistema do Siscomex Importação para o sistema. Depois você pode ter controle gerencial sobre estas LIs, podendo efetuar pesquisas por data, pessoa, processo, assim por diante. Se seu sistema permitir, você pode exportar as informações para um arquivo em Excel definindo onde irá salva-lo. Para isso ele usa como gatilho a importação da LI e monitoramento das anuências, buscando na base LI do site da Siscomex. O retorno para ERP acontece por meio do agrupamento dos dados da LI e anuências no formato xml ou pdf com extrato da LI.

ROBÔ Declaração de Importação

Visando atender ao Siscomex Web, o ROBÔ DI foi desenvolvido com o objetivo de enviar as DIs diretamente para a plataforma desenvolvida pela Receita Federal para controle das Declarações de Importação, totalmente online. O gatilho é registro de uma nova DI, então a exportação de dados para o Siscomex Web é feita, usando a fonte de dados Invoice e Conhecimento de Transporte em conjunto com o robô do Siscomex Carga, ou seja, a base de dados do ERP do cliente. O retorno para o ERP é feito pela liberação do status do monitoramento da DI, parametrização, liberação CI.

Ele também concebe a importação de DIs via Consulta Web através da navegação do sistema do Siscomex Importação, assim será possível extrair informações da DI registrada como realizar o faturamento da mesma. Vale ressaltar que a continuidade da possibilidade de realizar a importação de DI mais de uma vez para o ERP do cliente é dada pelo ROBÔ, sendo possível realizar a importação das Retificações das DIs para o sistema. A DI também poderá ser importada para o sistema antes de ser Parametrizada ou ter mesmo a data da CI (Certificado de Importação).

O gatilho usado para isso é a Importação de DI e monitoramento das parametrizações e liberação de CI. A fonte de dados usada é a Base DI do site da Siscomex. E o retorno para o ERP pode ser feito com os dados da DI e suas parametrizações ou em PDF com o extrato da DI.

ROBÔ SISCOMEX CARGA

O sistema da Receita Federal que controla a movimentação de embarcações, cargas e contêineres vazios transportados na via aquaviária, no Brasil, é o SISCOMEX CARGA, operante via web.

O ROBÔ faz a leitura automática de todas os CEs e Manifestos, atualizando todos os dados logísticos no seu ERP. Todos os processos com alguma pendência para a retirada da mercadoria também ficam visíveis no sistema, essas informações preencherão o conhecimento de transporte.

O gatilho usado é: cadastro, consulta e atualização automática das informações do CE mercante vinculados ao CNPJ. As fontes de dados são o sistema Mercante do Departamento do Fundo da Marinha Mercante (DEFMM), que controla o AFRMM (Adicional de Frete de Renovação da Marinha Mercante) e o certificado (e-CPF) do siscomex carga. Os retornos para o ERP são: número CE, número BL, status, Nº armazém, dados complementares, transportadora, data cadastro, chegada navio, data do status/situação do CE (MANIFESTADA, VINCULADA, ARMAZENADA, ENTREGUE e OUTROS), entrega carga, porto origem, país origem, porto destino, UF destino, container, data atualização, pendencia de entrega.

ROBÔ SISCOMEX MANTRA

O SISCOMEX MANTRA é um sistema da Receita Federal de controle da movimentação relativas à informação sobre as cargas procedentes diretamente do exterior e as procedentes de trânsito aduaneiro, que serão objeto de despacho aduaneiro, desde sua chegada até sua saída da zona primária, nos principais aeroportos internacionais do país.

O ROBÔ SISCOMEX MANTRA faz a leitura automática de todas os AWB ou HAWB e atualiza no seu Sistema. Após o cadastro do HAWB/ AWB no sistema, podemos usar os filtros para que o mesmo seja demonstrado na tela, esses mesmos filtros podem ser utilizados também apos a consulta no MANTRA.

Os gatilhos usados são: cadastra, consulta e atualização automática das informações do Siscomex Mantra vinculados ao CNPJ. A fonte de dados usada é o Sistema Mantra (infraero). Os retornos dados para o ERP são: número master, número house, tipo HAWB/AWB, data do cadastro.

Deixe uma resposta