Blog Conexos

Saiba quais são os 10 maiores portos do mundo

O comércio marítimo é um dos principais expoentes da economia desde o inicio do próprio comércio. Atualmente, os portos do mundo movimentam milhões todos os meses. Mas quais são os maiores portos do mundo em relação a movimentação de cargas?

O catálogo da Lloyds Lists, One Hundred Ports 2020 inclui os portos de contêineres mais movimentados do mundo.

Hoje vamos ver quais são os 10 maiores portos do mundo e conhecer algumas curiosidade de cada um.

10 Maiores Portos do Mundo

1° Porto de Xangai, China

Maiores Portos do Mundo
Maiores Portos do Mundo em atlas-network.com

O porto de Shanghai, atualmente o maior porto do mundo, está localizado na cidade de Shangai, que além de um porto de águas profundas, também possui um porto fluvial.

Já, há vinte anos, ocupa o primeiro lugar do ranking de porto de contêineres mais movimentados do mundo.

Em 2019 este porto movimentou 43  milhões de TEUs.

2°  Cingapura, Cingapura

Maiores Portos do Mundo
Maiores Portos do Mundo – Cingapura

Dentre os maiores portos do mundo, atualmente é o segundo mais movimentado do em termos de tonelagem total de navios.

Em 2019, o porto de Cingapura movimentou 37 milhões de TEUs, crescendo 1,6 em relação ao ano anterior.

Existe um projeto para a expansão do porto de Cingapura em fase avançada.

O terminal está programado para abrir progressivamente a partir de 2021, seis anos após o início do trabalho.

Espera-se que seja capaz de processar 65 milhões de TEUs por ano, quando totalmente concluído, em 2040.

A primeira das quatro fases da construção — que cobre uma área equivalente a 383 campos de futebol — está dentro do cronograma a ser concluído em 2021.

3º China, Porto de Ningbo-Zhoushan

Maiores Portos do Mundo
Maiores Portos do Mundo

Este porto, localizado em Ningbo e Zhoushan, na costa do Mar da China Oriental, na província de Zhejiang, ao sul da baía de Hangzhou, na qual se depara com Jiaxing e Shanghai, movimentou em 2019, 27.530.000 TEUs, um aumento de 4,5% em relação a 2018.

No ano passado (2019) o porto inaugurou um novo terminal com capacidade para mais 10 milhões de TEUs, o que pode ter ajudado a alcançar o grande percentual de aumento que teve.

4º China, Porto de Shenzhen

O porto de Shenzhen é, na verdade, um conjunto de vários portos que existem ao longo da costa de Shenzhen, na província de Guangdong, China. No ano de 2019 teve uma movimentação de 25.770.000 TEUs, um ligeiro aumento de 0,1% em relação ao ano anterior.

Shenzhen é responsável por 90% da produção de eletrônicos vendidos no mundo, ou seja, 9 em cada 10 dispositivos dos mais diversos são fabricados lá. É de lá que vem a maioria dos iPhones e video games. Se tornando a grande responsável por entregar à China, o título de maior exportadora de produtos eletrônicos do mundo.

5º China, Porto de Guangzhou

O porto de Guangzhou é o principal porto marítimo da cidade de Guangzhou, província de Guangdong, na China. Seu comércio marítimo internacional atinge mais de 300 portos, em mais de 80 países e distritos em todo o mundo. Em 2019 o porto de Guangzhou chegou a marca de 23.236.200 TEUs, representando um aumento de 6%.

Guangzhou, também conhecida como Cantão, é famosa no mundo inteiro pela “Canton Fair” ou Feira de Cantão, um dos maiores eventos de negócios do mundo. Seu porto tem uma história, pois até a Primeira Guerra do Ópio era o único porto permitido pelo governo imperial a fazer negócios com estrangeiros.

6º Coreia do Sul, Porto de Busan

O porto de Busan é o maior porto da Coreia do Sul, localizado na cidade de Busan.  Está situado na foz do rio Nakdong, em frente à ilha de Tsushima, no Japão. Em 2019 movimentou 21.992.001 TEUs, aumento de 1,5% em relação a 2018.

Na década de 70, um crescimento na produção de calçados e laminados fez com que trabalhadores migrassem para a cidade de Busan, elevando sua população para 3 milhões de pessoas, tornando Busan uma das maiores cidades do país.

7º  China, Porto de Qingdao

O porto de Qingdao é um porto marítimo no Mar Amarelo, nas proximidades de Qingdao, província de Shandong, República Popular da China. Em 2019 teve um alcance de 21.010.000 TEUs, um aumento de 8,8%, o maior aumento dentre os 10 maiores portos do mundo.

8º China,  Porto de Hong Kong

O porto de Hong Kong está localizado ao sul da China, entre a cidade e a Ilha de Hong Kong. É um porto de águas profundas. Em 2019 movimentou 18.361.000 TEUs, o que aponta uma queda de 6,3% em relação a 2018. 

O porto de Hong Kong é dominado pelo comércio de produtos manufaturados e, em menor escala, de matérias-primas e passageiros. O porto de Hong Kong vem apresentando uma queda linear nos últimos anos, entretanto ainda está dentre os 10 maiores portos do mundo.

9º China, Porto de Tianjin

O porto de Tianjin, que já foi intitulado como o porto de Tanggu, é o maior porto do norte da China, e a principal fonte de comércio exterior marítimo de Pequim. Em 2019 teve um grande aumento nas movimentações de TEUs, que representou 17.264.000, um aumento de 8,1%.

10º Holanda, Porto de Roterdã

O porto de Roterdã, mesmo sendo o maior porto da Europa, ficou um bom tempo sem entrar no top 10 de maiores portos do mundo, porém em 2020, o porto localizado na Holanda, voltou a figurar a posição 10 do ranking. Isso por que, em 2019, o porto chegou a movimentar 14.810.804 TEUs, um aumento de 2,1%.

Curiosamente, entre os anos de 1962 e 2004, o porto de Roterdã ocupou o primeiro lugar dentre todos os portos do mundo, porém foi superado a partir disso, pelas potência de produção e consumo asiáticas. 

E o Brasil?

O Brasil ocupa a 43º posição na lista da Floyd Lists de maiores portos do mundo, com o porto de Santos.

O porto de Santos é um porto de encontro fluvial e marítimo, localizado entre os municípios de Santos, Guarujá e Cubatão no estado de São Paulo. Apesar de estar na 43º posição na lista é o maior complexo portuário da América Latina.

Sendo o maior porto do Brasil, em 2019, alcançou a movimentação de mais de 4 milhões de TEUs, o que significou um aumento de 1% em relação a 2018.

Confira também o nosso artigo sobre os maiores portos do Brasil. Gostou deste artigo? Se inscreva na newsletter para receber mais novidades.

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário