Blog Conexos

Siscomex Importação: como simplificar a relação da sua empresa com esse sistema do governo

Voiced by Amazon Polly

Toda empresa, de qualquer porte, que atue no campo das importações e exportações, precisa lidar com o SISCOMEX. Por isso, O Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) do governo brasileiro é utilizado como instrumento exclusivo para as operações de comércio exterior do país, foi instituído pelo Decreto nº 660, de 25 de setembro de 1992, permitindo o fluxo automatizado e único de informações.

A partir do Siscomex, os órgãos responsáveis podem consultar todos os registros que sua empresa faz e assim conseguir legalizar todas essas operações. Esses órgãos são: Secretaria da Receita Federal, Secretaria de Comércio Exterior, Banco Central do Brasil..

Neste artigo, você vai entender mais profundamente, como funciona o sistema de comércio exterior do Brasil para as operações de importação.

Como uma empresa pode se habilitar no SISCOMEX?

Quando uma empresa decide operar com importações, o primeiro passo é fazer um pedido de inscrição na Receita Federal. Este, pode ser um processo bem longo e burocrático. Portanto é muito importante estar atento a todas as etapas e documentos exigidos. Para saber mais sobre como fazer esse pedido de inscrição, leia nosso artigo.

Algumas empresas também oferecem o serviço de assessoria para auxiliar toda essa etapa de habilitação e legalização junto a Receita Federal. 

Depois de toda a documentação enviada, o órgão da Receita Federal faz uma análise do pedido, assim, levando em consideração vários aspectos: infraestrutura, porte da empresa, recursos humanos e tecnológicos entre outros. 

Se tudo estiver de acordo com as parametrizações da RF, sua empresa recebe a senha para o acesso ao cadastro no Portal SISCOMEX. Depois disso é preencher o formulário de admissão e você está pronto para acessar todas as funcionalidades do SISCOMEX.

Como funciona o SISCOMEX IMPORTAÇÃO?

Toda mercadoria importada deve ser levada ao processo de desembaraço. Esse procedimento serve para verificar se todos os dados declarados pelo importador estão de acordo com a mercadoria importada, em relação a legislação implicada.

Após a negociação da mercadoria com o exportador e a classificação fiscal dela, o Despachante/Trading deve acessar o Siscomex Web, registrar a LI e caso a LI tenha quer ser deferida por órgão anuente, ficar acessando continuamente até ter a informação do deferimento.

Deferida a LI, é autorizado o embarque da mercadoria. Chegando e confirmando a presença de carga, o Despachante/Trading deve acessar o Siscomex Web, registrar a DI, verificar a parametrização dela, em caso diferente de verde, monitorar as exigências do fiscal, quando liberado sai o Comprovante de Importação (CI).

Todas as etapas devem ser atualizadas dentro do SISCOMEX, assim os órgãos atuantes no comércio exterior podem analisá-los e acompanhar cada etapa. Esses órgãos podem ser “divididos” em duas categorias: 

  • Os órgãos “gestores”: SECEX, SRF e BACEZ, e;
  • Os órgãos “anuentes”: Ministério da Saúde, Departamento da Polícia Federal, Comando do Exército, dentre outros que participam de apenas algumas áreas específicas.

Como simplificar a relação da sua empresa com o SISCOMEX?

Contar com uma solução de automatização que faz a maior parte do serviço para você dentro do Siscomex, é possível. O Conexos Cloud oferece a integração completa com o SISCOMEX, utilizando robôs que levam e trazem todas as informações e atualizações dos seus processos:

  • Integração com o SISCOMEX para importação de LI (Licenciamento de Importação), DI (Declaração de Importação), DA, DSI (Declaração Simplificada de Importação), LIDSI, DU-e, RE, DDE, entre outros;
  • Integração para importação de LI (Licenciamento de Importação), DI (Declaração de Importação) no Siscomex WEB;
  • Follow-up e checkpoint de processos;
  • Lead time de despacho;
  • Integração com o Siscomex Carga e Siscomex Mantra, que possibilita o cadastro automático de 85% dos dados do Conhecimento de Transporte Internacional no sistema e a atualização automática dos dados referentes aos embarques.

Quer entender melhor como o Conexos Cloud pode ajudar a sua empresa a simplificar o relacionamento com o SISCOMEX? Agende agora mesmo uma demonstração.

Richard Marques

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário