Blog Conexos
i-ERP

5 maneiras como um sistema ERP ajuda seu processo de importação

Nas empresas produtivas, a utilização de um sistema ERP no processo de importação é indispensável. Afinal, somente ao valer-se de soluções tecnológicas robustas e transparentes, objetivando aprimorar operações e otimizar recursos para alavancar os resultados do negócio, é possível perseguir objetivos mercadológicos consistentes.

Neste post, você verá de que forma um ERP pode contribuir para simplificar os procedimentos inerentes à atividade de importação, favorecendo uma operacionalização mais transparente, enxuta e eficaz. Confira!

1. Agregando confiabilidade ao processo de importação

As rotinas de importação exigem muita atenção aos detalhes e um sólido conhecimento a respeito das burocracias inerentes ao processo. Ao demandar uma série de atividades interdependentes, os procedimentos de comércio exterior devem ser executados da forma mais sinérgica possível, fortalecendo a confiabilidade das informações transmitidas e minimizando as chances de eventuais sanções de inconformidades.

2. Reduzindo trâmites burocráticos e otimizando tempo

As transações internacionais são extremamente meticulosas e burocráticas. Nesse contexto, em empresas com processos vagos e ferramentas inapropriadas, as equipes envolvidas podem acabar por submergir em um cotidiano perigosamente improdutivo.

Para evitar morosidades operacionais e otimizar o tempo empregado em cada etapa da nacionalização de mercadorias, é válido investir em uma solução tecnológica de gestão — e o ERP, em função de sua forte característica integradora, figura como a melhor opção.

3. Minimizando a incidência de erros

O processo de importação engloba uma sequência rigorosa de procedimentos específicos. Quando executados de modo essencialmente manual, ou seja, com maior exposição à ação humana, aumentam as chances de incorrer em erros que podem ser fatais à operação.

Diante disso, a automatização de rotinas é essencial para a otimização e credibilidade do processo. Assim, um sistema de gestão adequado e aderente assegura mais lisura à administração documental e ao acompanhamento estrutural da carga que deve ser nacionalizada. A possibilidade de utilizar robôs para redigitações, por exemplo, minimiza erros operacionais e reduz o tempo gasto na tratativa.

Ao centralizar todas as informações em um único local — simplificando e gerindo os dados referentes à transação de mercadorias de forma automática —, a redução na incidência de erros desponta como um ganho bastante imediato.

4. Facilitando a gestão de documentos

A nacionalização de produtos exige a emissão, o gerenciamento e o arquivamento de uma série de documentos específicos e indispensáveis ao êxito da operação. O manejo dos arquivos (físicos e/ou digitais), referentes ao controle de lotes e impostos, por exemplo, é uma tarefa minuciosa e que, quando executada manualmente, pode ocasionar equívocos perigosos.

Com um sistema ERP, a gestão de documentos é feita de forma mais ágil e assertiva. Em suma, o suporte ao preenchimento de registros e declarações é uma vantagem operacional e estratégica que contribui para otimizar recursos e alavancar processos.

Uma vez que todos os dados são interligados, a sequência operacional aglutina resultados simultâneos, viabilizando paralelamente a emissão de notas e o lançamento de despesas, por exemplo.

5. Favorecendo o acompanhamento coeso e orgânico

Considerando a alta exigência burocrática envolvida nos processos de importação, é importante que os gestores da área estejam engajados na missão de conferir alta performance e eficiência às operações cotidianas.

Com o auxílio de um ERP no processo de importação, os procedimentos de nacionalização ganham mais credibilidade e rapidez. A integração de equipes internas, como operacional e financeiro, agiliza o fluxo de informações e otimiza os recursos envolvidos na transação. Além disso, o acompanhamento da carga, por meio de follow-ups automatizados, agrega mais segurança às decisões estratégicas do negócio.

Se você identificou alguma falha processual ou se sente certa ineficiência em alguma etapa da operação de importação, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

importação

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário