Blog Conexos
Software ERP é capaz de ajudar em operações de exportação

Como um software ERP pode ajudar em operações de exportação?

pt flag
en flag
Voiced by Amazon Polly

O mercado de exportações pode pregar peças em um profissional despreparado. Devido à constante mudança de valores e à pressão pela obtenção de resultados, alguns gestores tomam decisões equivocadas e que colocam seus negócios em risco.

Graças à complexidade da estrutura empresarial de uma exportadora, o controle de seu processo produtivo pode ser perdido num piscar de olhos. Assim, é necessário utilizar todas as ferramentas e estratégias possíveis para aumentar a produtividade, reduzir despesas e erros e sair na frente de seus concorrentes.

Em meio a esse cenário, um software ERP focado em exportações pode ser a solução que você tanto procura. Quer mudar o rumo de sua gestão? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é um software ERP focado em exportações?

Há várias possibilidades de escolhas, atualmente, no mercado. Então, todos os detalhes podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu empreendimento, e não poderia ser diferente para um gestor de comércio exterior.

Com isso, ao trabalhar com um software ERP (Enterprise Resource Planning, em inglês) focado em exportações, um empreendedor pode melhorar sua prestação de serviço e acompanhar todas as movimentações que acontecem em sua gestão e produtos.

Assim, ao integrar e automatizar processos, é possível controlar as questões financeiras e operacionais, permitindo que esse profissional tome decisões cada vez mais eficientes e assertivas. Na maioria dos casos, esses programas são oferecidos em módulos, permitindo que uma empresa faça uma escolha que caiba em seu orçamento e que atenda às suas demandas.

Quais são seus benefícios?

Agora que você entendeu o que é esse conceito, chegou o momento de conhecer as vantagens de sua utilização.

Ajuda em questões logísticas

Um empreendimento que exporta mercadorias deve controlar todas as entradas e saídas que acontecem em seu estoque. É muito importante também acompanhar e rastrear todas as entregas realizadas, a fim de aprimorar sua logística.

Utilizando um software ERP, todos esses processos são facilitados, permitindo que um empreendedor controle as atividades relacionadas à saída de um produto de seu armazém até seu destinatário final. Além disso, o controle de estoque é aprimorado e esse profissional sempre sabe a quantidade de mercadorias existentes.

Permite acompanhar o processo de exportação

Quando um cliente compra um de seus produtos, dá-se início a inúmeros processos, tais como a emissão de certificados e notas fiscais, o cálculo de fretes/taxas a serem pagas e os custos relacionados à logística de entrega.

Se você fosse realizar todas essas ações sozinho e manualmente, é provável que você demoraria mais tempo que o necessário. Como um software ERP focado em exportações é programado para calcular esses valores instantaneamente, você pode prestar um serviço de qualidade e empenhar-se na realização de outras funções mais importantes de sua gestão.

Possibilita o controle de contratos

Toda negociação em uma exportadora deve ser acompanhada dos documentos exigidos pelos órgão regulamentadores. Sem eles, você perde o controle de seus contratos e não consegue ter uma boa performance em seu dia a dia de trabalho.

Portanto, trabalhe com uma tecnologia que leve em consideração os seguintes documentos:

  • fatura comercial;
  • packing list;
  • certificados de origem;
  • extrato de registro de exportação.

Com o passar dos anos, cada vez mais empresas começaram a utilizar um software ERP focado em exportações. Não fique de fora! Entre em contato com a Conexos e encontre uma plataforma de gestão para o comércio exterior de excelência.

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário