O que é um software ERP e como ele pode ajudar sua empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar do nome complicado, um software ERP é um grande facilitador para organizar as informações, o fluxo de trabalho e os recursos da sua empresa. Justamente por permitir cadastrar e acompanhar tudo de um só lugar, o ERP torna a gestão da empresa muito mais fácil e dinâmica, além de possibilitar uma visão apurada dos gastos e da lucratividade.

Que tal saber mais sobre o software? Preparamos um post com todas as informações que você precisa!

O que é um software ERP

Se ainda parece confuso, imagine que o ERP é um sistema que permite computar as contas a pagar, as vendas, os pedidos a fornecedores e a folha de pagamento dos funcionários, além de manter um acompanhamento do estoque e emitir nota fiscal.

Essas e outras funcionalidades eliminam a necessidade de a empresa ter uma ferramenta para cada departamento, permitindo um controle maior da saúde financeira do negócio, facilitando as previsões e o entendimento de seu momento atual.

Os benefícios de um software ERP

O ERP, no entanto, vai muito além de centralizar todas as informações de uma empresa. Ele ajuda na tomada de decisões, melhora a comunicação entre as equipes e, inclusive, aumenta a satisfação dos clientes. Como? Veja a seguir:

1. Integração entre setores

Melhorar a comunicação entre diferentes departamentos e tornar a comunicação ágil é um dos grandes problemas da maioria das empresas. Isso porque um software ERP permite padronizar processos e compartilhar informações valiosas.

Dessa forma, a comunicação é otimizada e os recursos passam a ser compartilhados e, até mesmo, economizados. Além disso, é possível evitar duplicação de compras ou atrasos em projetos e pagamentos importantes simplesmente porque alguém esqueceu de enviar um e-mail cobrando o responsável.

2. Minimização de erros

Processos manuais e que dependem exclusivamente de pessoas estão suscetíveis a erros. Infelizmente, confiar ações importantes do negócio para pessoas é sinônimo de contar com a sorte e, por isso, a tecnologia é tão importante.

Com um software ERP, tudo fica cadastrado e disponível para consulta, além da possibilidade de automatizar processos e criar lembretes para ações. Dessa forma, os índices de falha diminuem, uma vez que as chances de alguém esquecer uma atividade ou de um erro passar desapercebido serão muito menores.

3. Otimização de processos

Quando é possível visualizar todos os processos e atividades de um negócio, fica muito mais fácil de tomar decisões ágeis e adequadas.

Isso permite detectar os gargalos da empresa e otimizar processos a tempo, evitando grandes perdas de dinheiro e, claro cortando custos que podem estar sufocando a saúde financeira do negócio!

4. Estratégia inteligente

Analisar os dados certos e, a partir daí, extrair informações valiosas que permitam se destacar dos concorrentes e lançar produtos ou serviços com alto valor agregado para os clientes é o equivalente a encontrar o pote de ouro no mundo dos negócios.

Para isso, porém, é preciso acompanhar os indicadores da empresa e ficar atento para pontos que precisam ser corrigidos e vantagens que devem ser melhores exploradas. Novamente, o software ERP é um grande parceiro do seu negócio nessa atividade, uma vez que permite monitorar informações valiosas e, assim, transformá-las em vantagem competitiva.

5. Satisfação dos clientes

Todas as vantagens que listamos acima fará com que a empresa se torne mais produtiva, diminua custos e melhore seus produtos e serviços. Esse cenário rapidamente será refletido em clientes mais satisfeitos, aumentando as vendas e a lucratividade da empresa!

Por isso, chegou o momento de se perguntar se realmente vale a pena controlar ativos tão fundamentais para o negócio em planilhas e confiar na memória dos funcionários. Use a tecnologia a seu favor!

Que tal compartilhar as suas opiniões sobre o software ERP com colegas nas redes sociais e ver qual será o resultado do embate?

Para receber nossos próximos artigos clique aqui!

Quer saber mais sobre gestão e comex sem ter nenhum trabalho?

Inscreva-se e receba nossos artigos direto no seu e-mail! Muito mais prático, não é?

Deixe uma resposta