Confira 4 técnicas de negociação para acordos internacionais

Tempo de leitura: 3 minutos

A realização de acordos internacionais entre empresas em diferentes lugares do mundo tem se tornado cada vez mais comum. Porém, eles envolvem aspectos mais delicados que os contratos fechados por negócios entre empresas nacionais, por exemplo — sendo necessário tomar alguns cuidados básicos.

Pensando nisso, resolvemos elaborar o artigo de hoje e apresentar 4 técnicas de negociação que vão ajudar a fechar grandes parcerias, obtendo os melhores resultados e benefícios possíveis. Continue a leitura para saber quais são elas!

1. Estude e entenda a cultura de quem está do outro lado

Cada país — e até mesmo em regiões específicas dentro de um mesmo território — tem costumes e culturas diferentes. Portanto, é sempre importante estudar os hábitos locais e entender, principalmente, quais atitudes podem soar ofensivas e que, muitas vezes, são naturais para nós.

Esse conhecimento é um ponto essencial na hora de aproximar ou afastar os possíveis parceiros de negócio e pode pesar na hora da decisão de fechar algum acordo. Sendo assim, pode-se afirmar que essa identificação cultural pode ser a chave para uma negociação bem-sucedida.

2. Priorize uma negociação de ganha-ganha

Elabore perguntas completas, que demandam respostas mais elaboradas, de forma que todos os pormenores sejam esclarecidos. E, da mesma forma, seus negociadores também devem esclarecer todas as questões relacionadas ao trabalho da sua empresa.

Além disso, é importante negociar com o foco no ganha-ganha — que é uma das técnicas de negociação mais ensinadas —, ou seja, priorizar um fechamento em que as duas partes saem ganhando. Essa é uma excelente forma de solucionar impasses e evitar comprometer o andamento da negociação.

Para isso, é preciso ter em mente que os conflitos precisam ser resolvidos por meio de soluções que sejam viáveis e benéficas para todos — o que também implica na necessidade de concessão.

3. Seja flexível na negociação

Por falar em concessão, vale lembrar que uma negociação amigável e benéfica deve envolver a flexibilidade de ambos. Sem isso, fica praticamente impossível chegar aos termos adequados e ao fechamento do contrato, haja vista que, até essa fase, uma série de acordos pode ser realizada.

Isso é especialmente importante quando falamos de preço, já que ele é um dos principais alvos de uma negociação. Uma dica para não perder uma margem grande é chegar com um valor acima do que sua empresa está disposta a receber, por exemplo. Dessa forma, é possível oferecer reduções sem que a lucratividade seja comprometida, por exemplo.

A ideia também serve para os casos de importação. O ideal é oferecer preços abaixo do mercado para que, assim, os fornecedores reduzam os valores oferecidos e cheguem a um patamar que seja vantajoso para as duas partes.

4. Entenda todos os aspectos relacionados a taxas, impostos e logística

Devido à complexidade das operações internacionais, já é de se imaginar que as taxas, os impostos e as operações logísticas se diferenciem de um lugar para o outro — se já existe essa distinção entre um estado e outro no Brasil, ela pode ser ainda maior entre países.

Sendo assim, além de estudar a cultura da região em questão e os costumes dessas pessoas, também é importante levantar informações a respeito de todos os aspectos que envolvem as atividades na região — principalmente as que estão ligadas aos tributos, custos e fluxos de trabalho.

Essa é uma garantia de que todos os riscos, particularidades e exigências serão conhecidos antes mesmo de o contrato ser fechado, evitando imprevistos depois que as atividades forem estabelecidas.

Conhecer algumas técnicas de negociação, como as que citamos neste artigo, é fundamental para conseguir estabelecer um bom relacionamento já em um primeiro momento e saber conduzir as situações de forma que se chegue ao fechamento do contrato com diversos benefícios adquiridos.

Gostou do post? Quer aproveitar para saber como reduzir os custos da sua importação por meio dos incentivos fiscais? Então confira agora mesmo!