Blog Conexos

Confira as principais tendências do mercado para 2020

pt flag
en flag
Voiced by Amazon Polly

2020 chegou e a pergunta deixou de ser “o que você fez?” e passou a ser “o que você vai fazer?”. Por isso, esse é o momento para você desenhar o planejamento desse ano e se preparar para as novas ações, e, para isso é extremamente importante estar atento às tendências do mercado para 2020. Isso significa também estar a frente da concorrência.

Por isso, nós separamos algumas dicas valiosas que irão te ajudar a se planejar para 2020 e se atualizar em relação ao que as inovações que o mercado, e principalmente o mercado de comércio exterior, está exigindo cada vez mais, e não ficar para trás.

tendências do mercado para 2020

SMAC

Você já conhece o conceito SMAC? Ele surgiu entre 2011 e 2012 com o objetivo de caracterizar o impacto do consumo das novas tecnologias dentro das organizações. 

Com a ascensão da internet e do mobile, as empresas começaram a abandonar os softwares e hardwares internos e adotar as novas possibilidades do armazenamento na nuvem, isso abriu caminhos para a aceleração dos processos internos. Quem ainda não atualizou seus processos, pode ainda estar muito atrás. 

SMAC significa literalmente, Social (Redes Sociais), Mobile (Dispositivos Móveis), Analytics (Análise de Dados) e Cloud (Nuvem).

Social

As redes sociais, como o twitter, facebook e instagram estão ocupando um espaço que antes era exclusivo das mídias tradicionais como o rádio e televisão, não a ponto de extingui-las, mas a ponto de mudar a cultura de consumo de informação, criando até novas ocupações, como influenciadores digitais. Para as empresas oferecem uma nova possibilidade de se alcançar, se comunicar, interagir e prospectar consumidores. 

Mobile

Os dispositivos móveis, como tablets e celulares também contribuíram muito para a transformação da maneira como as pessoas se comunicam, compram e até mesmo trabalham. Hoje, 97% das pessoas com acesso a internet utilizam o mobile. Por isso o mobile deve estar sempre dentro do planejamento de novos negócios e serviços.

Analytics

Se os dados se tornaram exponencialmente a informação mais poderosa que uma empresa pode ter, a capacidade analítica consegue fazer até com que seja possível de certa forma prever o futuro: Sabendo o que aconteceu nos períodos anteriores e comparando esses dados, é possível saber com uma margem de erro bem pequena o que irá acontecer.  Analisar é uma atividade extremamente importante para as organizações, para a diminuição de custo, pesquisa, tempo e esforço.

Cloud

A nuvem é um dos maiores facilitadores que uma empresa pode ter. Acessar todas as informações de uma organização de qualquer lugar onde tenha acesso a internet. O armazenamento na nuvem contribui para automatizar processos, infraestrutura e serviços.

A convergência dessas tecnologias colabora muito para o impulsionamento e inovação dentro das empresas. Transicionado do negócio eletrônico para os negócios digitais que é uma tendência que provavelmente vai se consolidar em 2020.

Internet das Coisas

A internet é um universo inteiro, cheio de possibilidades e benefícios. Você pode se conectar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, pelo computador, notebook, tablet ou celular, agora imagine poder conectar qualquer coisa a internet: isso é a internet das coisas.

E por que isso é uma tendência? Quando uma coisa está conectada a internet, isso significa que ela pode enviar e receber informação, o que pode torná-la uma “coisa inteligente”. 

Para ser inteligente, essa coisa não precisa ser ou ter um supercomputador dentro. Basta apenas conectá-la através da internet a um supercomputador e pronto.

Entender a internet das coisas é perceber que o poder da internet e sua usabilidade está para além dos computadores e smartphones

A internet das coisas oferece às empresas uma melhor compreensão e controle sobre todos os objetos e coisas que a compõe. Fazendo com que que elas consigam realizar um trabalho mais significativo, com mais qualidade nos processos, e integração entre todos os setores.

Hiper-automação

A automação é uma realidade cada vez mais comum dentro das empresas e em 2020 a tendência é incorporar a evolução da automação nos processos. 

A união das ferramentas de aprendizado de máquina, software e automação, com o objetivo de descomplicar o trabalho, é o que chamamos de hiper automação. 

Além de agregar também todas as etapas da automação: descobrir, analisar, projetar, automatizar, medir, monitorar e reavaliar.

O cerne da hiperautomação é entender a variedade de mecanismos das automações e como ela podem ser combinadas e geridas.

Plano Secreto da Conexos, tem o objetivo de trazer essa tendência para todos os clientes. Nosso sistema de gestão está completamente interligado, e traz todas as informações e centraliza tudo que você precisa. Com ele você irá otimizar dos os seus processos de importação em até 70%! Não é incrível? 

NUVEM

O armazenamento na nuvem vem se mostrando cada vez mais presente na rotina dos processos dentro das empresas e a perspectiva para 2020 é que isso se consolide cada vez mais. 

As empresas irão cada vez mais rápido abandonar os servidores internos e migrar para o armazenamento na nuvem. Isso vem junto com um novo modelo de assinatura que os softwares estão adotando, o que significa um melhor controle sobre seus gastos com hospedagem.

A ideia do uso da nuvem híbrida esta se popularizando bastante também. O que significa a possibilidade de usar a nuvem privada e pública ao mesmo tempo. Com a nuvem privada para armazenar dados e processos confidenciais e a nuvem pública para outras tarefas. Com isso as empresas não precisam hospedar todos os seus dados em um único servidor, obtendo um melhor controle e segurança sobre seus dados.

Também com o Google Kubernetes, a popularização da programação baseada em contêineres está crescendo muito também e em 2020. a visão é que as ferramentas como o Kubernetes se tornaram ainda mais evidente.

Até mesmos os profissionais que atuam diretamente com a tecnologia na nuvem perceberam uma demanda crescente na área, e uma ótima oportunidade. Profissionais com habilidade em AWS, Java e Microsoft Azure, terão uma perspectiva de crescimento muito grande para o próximo ano.

O poder da nuvem é de fato incontestável e se a sua empresa ainda não adotou em nenhum de seus processos é possível que você esteja um pouco atrasado em relação aos seus concorrentes. Se você quer saber como funciona um software de gestão na nuvem, conheça agora mesmo o Conexos Cloud.

Robôs

A inteligência artificial chegou para ficar, não existe mais dúvidas quanto isso, tanto que os robôs estão sendo apontados como responsáveis por uma nova revolução industrial. 

Os robôs estão ajudando as empresas a aumentar a sua produtividade e elevar o nível de gestão.

O uso dessas tecnologias auxiliam na modernização do fluxo de trabalho, deixando as atividades repetitivas para as automações e dando liberdade às pessoas para se dedicarem a outras atividades mais estratégicas.

Criptomoedas

Depois principalmente, que o facebook anunciou que está desenvolvendo a sua própria moeda digital, a libra, esse mercado voltou a ter a muita atenção do mercado. 

O objetivo do Facebook com isso, é a evitar a perda de parceria pela burocracia de pagamento que hoje enfrentam. Seguindo esse pensamento, pode se perceber uma forte tendência no desenvolvimento de moedas digitais por governantes e países, como por exemplo a China que provavelmente vai lançar a sua em 2020.

O ecossistema financeiro passou a tratar as criptomoedas com mais atenção. As principais empresas do ramo e fintechs estão adotando novos modelos e findando parcerias a fim de não perderem nenhuma fatia do mercado.

Na  cadeia logística a rastreabilidade e transparência são os fatores mais importantes para a área de distribuição. Com o auxílio do Blockchain, empresas como a IBM estão conseguindo trazer cada vez mais confiabilidade aos processos de logística, otimizando transações e relacionamentos comerciais em nível global.

DUIMP

A Declaração Única de Importação (DUIMP) chegou para facilitar os processos de importação e eliminar vários dos riscos que existiam. Como medida governamental, a DUIMP vai substituir Declaração Simplificada de Importação (DSI) e Declaração de Importação (DI).

Além de simplificar todos os processos, a declaração única também será integrada aos sistemas públicos e privados. 

A uma das grandes vantagens, é que o documento poderá ser usado como única licença para vários tipos de operação de importação, dando uma maior flexibilidade para o importador. A centralização dos processos irá eliminar a utilização de documentos impressos e o acesso a vários sistemas de monitoramento, entregando mais agilidade, otimização e integração e autonomia.

Com a DUIMP também, o Brasil se tornará mais competitivo. Menos burocracia e dificuldade para transações de importação devem atrair cada vez mais empresários estrangeiros. O que poderá contribuir grandemente para a economia do país.

Customer Experience 

A experiência do cliente hoje é uma das vertentes mais importantes do planejamento de uma empresa. A intenção deixou de ser apenas vender um produto, mas também fazer com que o cliente tenha a melhor experiência possível durante o processo de compra, que a fidelização acaba de tornando natural e mais fácil.

O foco das empresas agora é o cliente, por isso a experiência do cliente é tão importante ou até mais, que o produto ou serviço. 

E as tecnologias estão sendo cada vez mais aperfeiçoadas e criadas para auxiliar as empresas a melhorarem a experiência de seus clientes. O Conexos Cloud possui o módulo de follow-up onde os clientes conseguem acompanhar o andamento de seus processo de uma forma rápida e segura. É uma forma de prestar contas com o cliente, dando a autonomia necessária e elevando a qualidade da experiência. 

A Conexos também procura fazer da experiência de seus clientes a melhor possível. No primeiro semestre de 2020 será lançado o Conexos App, a versão mobile do Conexos Cloud, vai dar mais autonomia, flexibilidade e liberdade para seus clientes.

Interessante, não é mesmo? Agora queria deixar outra pergunta para você: será que a sua empresa está preparada para acompanhar as tendências do mercado para 2020? 

Quer ficar por dentro de mais novidades como essa? Assine a Revista Conexos, toda sexta-feira você vai receber na sua caixa de e-mails novidades sobre o mercado, tecnologia e comércio exterior.

Richard Marques

Receba grátis o melhor conteúdo de COMEX!

Uma newsletter intuitiva e completa sobre comércio exterior e logística.

Adicionar Comentário