Quais as vantagens de um sistema integrado com SISCOMEX?

Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado globalizado fez ruir as fronteiras físicas entre os países. Agora, muito embora ainda haja rígidos regulamentos normativos, produtos de todo o tipo e de todas as origens são intercambiados com mais facilidade do que nunca. Por isso há a necessidade de um sistema integrado com o Siscomex para gerir os processos de sua empresa.

Para viabilizar as transações, atentando-se a todas as obrigatoriedades burocráticas inerentes ao processo, um sistema integrado com SISCOMEX é indispensável.

Neste post, além de entender um pouco mais sobre as funcionalidades do SISCOMEX, você vai conhecer quais são as vantagens de adotar um sistema integrado a ele. Os insights certamente serão valiosos para tornar suas operações mais automatizadas, orgânicas e eficientes. Preparado? Vamos lá!

O que é SISCOMEX e como para que serve?

O SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior), criado em 1993, foi instituído pelo Decreto mº 660 e refere-se à metodologia tecnológica que administra as atividades de comércio exterior no Brasil, relacionando entidades como a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), a Secretaria da Receita Federal (SRF) e do Banco Central do Brasil (BACEN).

Por meio do SISCOMEX, existe o registro, o monitoramento e o controle das diversas fases pertinentes ao processo de exportação. A informatização, arrolando as instituições que interferem na transação, conferiu mais agilidade e segurança aos dados gerados, impactando positivamente na padronização operacional e na velocidade do processamento.

Quais são as vantagens da adoção de um sistema integrado com o SISCOMEX?

A obrigatoriedade no uso do SISCOMEX, que viabiliza o controle governamental a respeito das exportações brasileiras, suscita a necessidade de tornar o processo mais eficiente, hábil e consistente.

Em um mercado dinâmico e volátil, o excesso de retrabalho pode ser fatal e conduzir uma empresa ao fracasso operacional. Por isso, é importante que os gestores preocupados com a otimização de recursos (humanos, além de tempo e dinheiro), precisam estar atentos à tecnologia em gestão.

Ao adotar um sistema integrado com o SISCOMEX, os processos de exportação certamente ganham muito em performance. Dentre as vantagens do alinhamento tecnológico, despontam:

Facilidade no envio de documentos

Como a transação de exportação pressupõe a apresentação de uma série de documentos, simplificar o envio dos arquivos representa um ganho considerável de produtividade.

A automatização da remessa utiliza um robô para coletar e digitar informação, eliminando a necessidade de acesso manual ao site da SISCOMEX e suprimindo eventuais interferências do usuário.  

Redução de custo por falha humana e retrabalho

As digitações adicionais podem culminar em dois perigosos erros empresariais (e, muitas vezes, também financeiramente prejudiciais): a inserção errônea de dados e o retrabalho operacional.

Em ambos os casos, há um desnecessário desperdício de recursos, que, se otimizados, poderiam ser empregados de forma a alavancar os resultados do negócio, conferindo mais eficiência e agilidades na geração de dados e na atualização automática de informações operacionais.

Agilidade no processo de despacho aduaneiro

Um software de gerenciamento já integrado ao SISCOMEX assegura que os dados necessários ao desembaraço aduaneiro permanecem registrados no sistema.

Dessa forma, sempre que for preciso criar uma documentação de despacho, as informações já estarão disponíveis ao usuário, bastando consolidá-las e remeter ao SISCOMEX de forma simples e automática.

Aperfeiçoamento dos controles

Todos os documentos associados às obrigatoriedades legais do processo de exportação contam com informações de status, deferimento e canal de parametrização.

Ao valer-se de um sistema integrado com SISCOMEX, o usuário é capaz de visualizar a situação de cada documento diretamente no ERP, criando rotinas de e-mail e lembrete de revisão, se desejar.

Agora que você já conhece as vantagens de contar com um sistema integrado ao SISCOMEX, saiba como o Conexos-ERP por alavancar as suas operações.

Não gostamos de lotar sua caixa de entrada.